Como melhorar a experiência do cliente na sua empresa?

Você sabia que nossos hábitos de consumo estão em constante transformação? Com a evolução dos canais de divulgação e vendas — como redes sociais e e-commerces, nossas percepções sobre um bom atendimento mudam com o tempo. Por este motivo, falaremos sobre a experiência do cliente.

Seja na posição de consumidor, seja no papel do empreendedor, sabemos que conquistar clientes é um desafio cada vez maior. Em um cenário competitivo e perfis mais exigentes, proporcionar uma boa experiência é fundamental para que uma empresa sobreviva ao mercado.

Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é a experiência do cliente?

A experiência do cliente pode ser resumida como a relação ou o contato de um consumidor com uma marca, produto, prestador de serviço ou empresa.

Seja essa relação online, seja ela offline, direta ou indireta, toda experiência gera uma percepção, que pode ser positiva ou negativa.

Por que é tão importante?

A competitividade está em todas as esferas. Hoje, empresas não competem só pelos clientes. Elas lutam pelos melhores profissionais, produtos de qualidade, inovação, bom atendimento e visibilidade nos canais de divulgação.

Um conjunto bem sucedido de ações contribui para que essa batalha seja vencida. Não é a toa que existem até cursos sobre o tema.

Como melhorar a experiência do cliente na empresa?

A experiência do cliente pode ser construída de forma estratégica. Além de realizar cursos específicos sobre o assunto, você pode:

  • adotar métricas de avaliação e mensurar os resultados das ações;
  • adotar uma política de feedback;
  • contratar uma empresa especializada em gestão de mídias sociais e conteúdo especializado para aumentar e aprimorar a presença online da marca;
  • estruturar uma equipe de profissionais diversificados e qualificados, para que juntos consigam criar estratégias de marketing e produtos inovadores;
  • investir em marketing de experiência;
  • oferecer atendimento personalizado;
  • realizar pesquisas constantes sobre o perfil do consumidor.

Vale destacar que a experiência do cliente não termina na compra. O pós-venda também é importante.

Acompanhe o que o consumidor está falando sobre a sua empresa nas redes. Se houver reclamações, procure ser gentil durante o atendimento e avalie as possíveis falhas. Tente resolver os problemas o mais rápido o possível.

Também precisamos reforçar a importância das redes sociais na jornada do cliente. Hoje, Instagram, YouTube, Facebook e blogs exercem tanta influência que os conteúdos divulgados nesses canais podem ser decisivos na hora de fechar uma compra.

Ainda que o público da sua empresa tenha um determinado perfil, o comportamento dessas pessoas pode mudar de acordo com a plataforma. Por isso, é importante que os conteúdos sejam adequados a cada rede, sem perder a identidade da marca.

Nesse sentido, uma empresa especializada no assunto pode ajudar a compor a estratégia mais adequada.

Concluindo

Chegamos ao final do nosso artigo trazendo uma importante reflexão: o quanto sua empresa realmente se importa com a experiência do cliente? O que os gestores estão fazendo para garantir o bom relacionamento com os consumidores?

Pense nisso e garanta uma experiência inesquecível para o seu cliente sempre!

Aproveite para conferir mais dicas sobre como é possível inovar a experiência do consumidor.

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