“De Zero a Um” é mais uma daquelas obras que todo empreendedor precisa ler e ter na sua estante de livros. Há diversas pessoas de sucesso. Peter Thiel, caso não o conheça, é uma das que você precisa conhecer.
Esse livro não traz uma fórmula para empreender com sucesso. Contudo, é uma boa fonte para saber criar novidades e ser inovador nos negócios. Além disso, ele ensina você a fazer as perguntas certas para encontrar valor em situações e lugares inesperados.
Acompanhe a leitura do artigo e confira algumas lições sobre o livro “De Zero a Um”!
Quem é Peter Thiel?
Antes de falar das lições do livro, é importante conhecer um pouco sobre o autor. Peter Andreas Thiel nasceu em Frankfurt, na Alemanha, mas vive nos Estados Unidos.
É um dos fundadores da PayPal, a qual foi vendida para o eBay por um valor bilionário. Além de empreendedor, é investidor e responsável pela criação do fundo de investimento Clarium Capital. Ficou conhecido no mercado financeiro por ser o primeiro investidor do Facebook.
Além disso, é um dos homens mais ricos do mundo, tendo uma fortuna de cerca de 2,5 bilhões de dólares. O livro “De zero a Um” é o mais conhecido, mas ele também já escreveu outros relacionado a assuntos diferentes, como o The Diversity Myth.
5 Lições do livro “De zero a Um”
O livro “De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício” foi publicado em 2014. Na obra, Thiel ensina diversas lições importantes que podem fazer enorme diferença para os empreendedores se destacarem no mercado.
Confira 5 lições valiosas nos próximos tópicos!
1.Crie um monopólio
De acordo com Thiel, se você faz algo que nunca foi feito antes e consegue entregá-lo com qualidade, terá um monopólio. O autor explica que todo negócio só é bem sucedido se for um monopólio.
Quem copia o que empreendedores de sucesso criam na verdade não está aprendendo com eles. Por mais que seja muito mais fácil copiar o que outros fazem, é essencial criar algo que seja totalmente novo.
Então, o que seria um monopólio? Justamente entregar algo diferenciado que somente seu negócio entrega.
Thiel explica que toda empresa bem sucedida detém um monopólio. Por exemplo, a Google detém o monopólio de mecanismo de buscas e ninguém compete com ela.
Ou seja, mesmo que haja possibilidades de criar um novo mecanismo de buscas e já existir outros no mercado, desbancar o Google seria praticamente impossível.
- Não entre no mercado para competir
O progresso vem justamente do monopólio, jamais da competição. Segundo o autor, quanto mais um empreendedor compete, mais se torna parecido com seu concorrente ou rival.
Utilizando o exemplo do Google, qualquer empresa pode surgir para tentar competir com ela para ter o melhor mecanismo de busca. Entretanto, essa competição, de certa forma, destruiria o mercado.
O autor explica que a competição acirrada provoca oscilações exageradas no valor dos produtos. Isso impede a formação de capital suficiente para que as companhias possam financiar uma inovação progressiva e se diferenciar dos demais no mercado.
A Google, por exemplo, somente se posicionou como o número um do mercado e muito a frente de qualquer competidor porque conseguiu escalar e se distanciar rapidamente, podendo, assim, testar e melhorar seus produtos e serviços.
Se tivesse ficado competindo teria gastado muito dos seus recursos para se sustentar em um mercado estabelecido. Nesse caso, seu lucro seria menor, e, consequentemente, a inovação e disponibilidade de recursos para investimentos também seriam.
De acordo com o pensamento de Thiel, se o Google não fosse um monopólio, não teria conseguido oferecer o que oferece hoje aos consumidores. E pior, estaria competindo por pequenas melhorias que não fazem grande diferença e que provavelmente seriam copiadas por outras empresas.
Quer saber mais dicas para se diferenciar no mercado e não ter concorrentes? Confira o artigo abaixo:
- Nãotente melhorar o que já existe
O autor explica que o melhor caminho a ser trilhado é aquele que é novo e que não foi testado. Por isso que ele insiste muito na criação de monopólios.
Além daqueles que copiam o que já existe, há os que apenas melhoram a criação dos outros. Por exemplo, muitas empresas fabricavam aparelhos celulares. O grande progresso veio quando o primeiro iPhone foi lançado, o que ocasionou uma grande mudança nos smartphones.
O Iphone X mais uma vez inovou no mercado trazendo algo inédito: o reconhecimento do rosto do usuário. Dessa forma, as outras empresas passaram a implementar a inovação com melhorias nos seus respectivos smatphones com base na criação inédita da Apple.
Em outros setores, esse comportamento não é diferente. Quando algo inovador é lançado, muitos empreendedores agem como se não houvesse mais nada a ser descoberto e ficam pensando somente em melhorar aquilo que foi lançado.
Se os empreendedores percebessem que ainda há muitos problemas sem solução que podem abrir oportunidades, não ficariam apenas agindo dessa maneira.
- Comece pequeno, pense grande e cresça rápido
Segundo o autor, é difícil desenvolver inovações e novos produtos em grandes organizações. Enquanto as grandes companhias podem avançar e crescer de forma muito lenta e seus interesses costumam ser menos arriscados, as pequenas empresas e startups questionam ideias já testadas e repensam negócios totalmente do zero.
As startups, principalmente, têm como princípio a interação entre os indivíduos, o que aumenta as possibilidades de criar inovações. Contudo, isso se torna possível principalmente porque são pequenas.
A maior qualidade de uma nova empresa é justamente o pensamento novo. O tamanho reduzido proporciona espaço e oportunidade para pensar.
Exemplos de empresas que começaram pequenas e que tiveram tempo de pensar em inovações e se diferenciar não são raras.
O Facebook, por exemplo, começou com dois estudantes. A Apple começou com Jobs e seus sócios em uma garagem. A Amazon primeiro dominou o mercado de livros. Conseguiu enxergar o padrão?
Todas elas começaram pequeno, focando em poucas coisas e tendo tempo para pensar em algo novo. Seus CEOs e criadores pensavam grande e assim, fizeram seus empreendimentos crescerem rápido, cada um no seu tempo e de forma saudável.
- Pense no futuro da empresa
O empreendedor não pode aceitar que o futuro será melhor. Pelo contrário, precisa se esforçar para cria-lo hoje mesmo. Segundo o autor, é o dever dos empresários pensarem em inovações que tornarão o futuro do negócio melhor e promissor.
“De Zero a Um” é um dos livros para empreendedores que mais podem ajudar a abrir a cabeça de todos aqueles que desejam ter um negócio de sucesso e diferenciado.
Escrito por um grande empreendedor, criador de uma empresa inovadora, a PayPal, e investidor em startups e empresas, Peter Thiel traz ensinamentos valiosos para empreendedores de diversas áreas.
Portanto, independentemente do tamanho do seu negócio, comece já a aplicar os ensinamentos do livro e tenha uma empresa de sucesso!
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