De zero a um: 5 lições do livro de Peter Thiel

De Zero a Um é mais uma daquelas obras que todo empreendedor precisa ler e ter na sua estante de livros. Há diversas pessoas de sucesso. Peter Thiel, caso não o conheça, é uma das que você precisa conhecer 

Esse livro não traz uma fórmula para empreender com sucesso. Contudo, é uma boa fonte para saber criar novidades e ser inovador nos negócios. Além disso, ele ensina você a fazer as perguntas certas para encontrar valor em situações e lugares inesperados. 

Acompanhe a leitura do artigo e confira algumas lições sobre o livro De Zero a Um 

Quem é Peter Thiel? 

Antes de falar das lições do livro, é importante conhecer um pouco sobre o autor. Peter Andreas Thiel nasceu em Frankfurt, na Alemanha, mas vive nos Estados Unidos.  

É um dos fundadores da PayPala qual foi vendida para o eBay por um valor bilionário. Além de empreendedor, é investidor e responsável pela criação do fundo de investimento Clarium Capital. Ficou conhecido no mercado financeiro por ser o primeiro investidor do Facebook. 

Além disso, é um dos homens mais ricos do mundo, tendo uma fortuna de cerca de 2,5 bilhões de dólares. O livro “De zero a Um” é o mais conhecido, mas ele também já escreveu outros relacionado a assuntos diferentes, como o The Diversity Myth 

5 Lições do livro “De zero a Um” 

O livro “De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício” foi publicado em 2014. Na obraThiel ensina diversas lições importantes que podem fazer enorme diferença para os empreendedores se destacarem no mercado.  

Confira 5 lições valiosas nos próximos tópicos! 

1.Crie um monopólio 

De acordo com Thiel, se você faz algo que nunca foi feito antes e consegue entregá-lo com qualidade, terá um monopólio. O autor explica que todo negócio só é bem sucedido se for um monopólio. 

Quem copia o que empreendedores de sucesso criam na verdade não está aprendendo com eles. Por mais que seja muito mais fácil copiar o que outros fazem, é essencial criar algo que seja totalmente novo. 

Então, o que seria um monopólio? Justamente entregar algo diferenciado que somente seu negócio entrega.  

Thiel explica que toda empresa bem sucedida detém um monopólio. Por exemplo, a Google detém o monopólio de mecanismo de buscas e ninguém compete com ela.  

Ou seja, mesmo que haja possibilidades de criar um novo mecanismo de buscas e já existir outros no mercado, desbancar o Google seria praticamente impossível.  

  1. Não entre no mercado para competir

O progresso vem justamente do monopólio, jamais da competição. Segundo o autor, quanto mais um empreendedor compete, mais se torna parecido com seu concorrente ou rival.  

Utilizando o exemplo do Google, qualquer empresa pode surgir para tentar competir com ela para ter o melhor mecanismo de busca. Entretanto, essa competição, de certa forma, destruiria o mercado. 

O autor explica que a competição acirrada provoca oscilações exageradas no valor dos produtos. Isso impede a formação de capital suficiente para que as companhias possam financiar uma inovação progressiva e se diferenciar dos demais no mercado.  

A Google, por exemplo, somente se posicionou como o número um do mercado e muito a frente de qualquer competidor porque conseguiu escalar e se distanciar rapidamente, podendo, assim, testar e melhorar seus produtos e serviços.  

Se tivesse ficado competindo teria gastado muito dos seus recursos para se sustentar em um mercado estabelecido. Nesse caso, seu lucro seria menor, e, consequentemente, a inovação e disponibilidade de recursos para investimentos também seriam 

De acordo com o pensamento de Thiel, se o Google não fosse um monopólio, não teria conseguido oferecer o que oferece hoje aos consumidores. E pior, estaria competindo por pequenas melhorias que não fazem grande diferença e que provavelmente seriam copiadas por outras empresas.   

Quer saber mais dicas para se diferenciar no mercado e não ter concorrentes? Confira o artigo abaixo: 

  1. Nãotente melhorar o que já existe 

O autor explica que o melhor caminho a ser trilhado é aquele que é novo e que não foi testado. Por isso que ele insiste muito na criação de monopólios. 

Além daqueles que copiam o que já existe, há os que apenas melhoram a criação dos outros. Por exemplo, muitas empresas fabricavam aparelhos celulares. O grande progresso veio quando o primeiro iPhone foi lançado, o que ocasionou uma grande mudança nos smartphones.  

O Iphone X mais uma vez inovou no mercado trazendo algo inédito: o reconhecimento do rosto do usuário. Dessa forma, as outras empresas passaram a implementar a inovação com melhorias nos seus respectivos smatphones com base na criação inédita da Apple. 

Em outros setores, esse comportamento não é diferente. Quando algo inovador é lançado, muitos empreendedores agem como se não houvesse mais nada a ser descoberto e ficam pensando somente em melhorar aquilo que foi lançado.  

Se os empreendedores percebessem que ainda há muitos problemas sem solução que podem abrir oportunidades, não ficariam apenas agindo dessa maneira.  

  1. Comece pequeno, pense grande e cresça rápido

Segundo o autor, é difícil desenvolver inovações e novos produtos em grandes organizações. Enquanto as grandes companhias podem avançar e crescer de forma muito lenta e seus interesses costumam ser menos arriscados, as pequenas empresas e startups questionam ideias já testadas e repensam negócios totalmente do zero.  

As startups, principalmente, têm como princípio a interação entre os indivíduos, o que aumenta as possibilidades de criar inovações. Contudo, isso se torna possível principalmente porque são pequenas.  

A maior qualidade de uma nova empresa é justamente o pensamento novo. O tamanho reduzido proporciona espaço e oportunidade para pensar.  

Exemplos de empresas que começaram pequenas e que tiveram tempo de pensar em inovações e se diferenciar não são raras.  

O Facebook, por exemplo, começou com dois estudantes. A Apple começou com Jobs e seus sócios em uma garagem. A Amazon primeiro dominou o mercado de livros. Conseguiu enxergar o padrão? 

Todas elas começaram pequeno, focando em poucas coisas e tendo tempo para pensar em algo novo. Seus CEOs e criadores pensavam grande e assim, fizeram seus empreendimentos crescerem rápido, cada um no seu tempo e de forma saudável.  

  1. Pense no futuro da empresa 

O empreendedor não pode aceitar que o futuro será melhor. Pelo contrário, precisa se esforçar para cria-lo hoje mesmo. Segundo o autor, é o dever dos empresários pensarem em inovações que tornarão o futuro do negócio melhor e promissor.  

De Zero a Um é um dos livros para empreendedores que mais podem ajudar a abrir a cabeça de todos aqueles que desejam ter um negócio de sucesso e diferenciado 

Escrito por um grande empreendedor, criador de uma empresa inovadora, a PayPal, e investidor em startups e empresas, Peter Thiel traz ensinamentos valiosos para empreendedores de diversas áreas.  

Portanto, independentemente do tamanho do seu negócio, comece já a aplicar os ensinamentos do livro e tenha uma empresa de sucesso! 

Continue aprendendo sobre empreendedorismo! Confira agora 9 livros atemporais que todo empreendedor deve ler!  

 

 

 

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