Jorge Paulo Lemann: conheça a trajetória do homem mais rico do Brasil

É quase impossível não conhecer Jorge Paulo Lemann. Sua trajetória nos negócios e sua história é muito conhecida e precisa ser estudada por aqueles que ainda estão iniciando seus negócios.

Ele é um dos maiores empresários do país e também um dos homens mais ricos do Brasil. Inclusive, a maneira como empreende e lida com seus negócios, bem como sua carreira, são admiradas por diversas pessoas e empreendedores ao redor do mundo.

Reserve alguns minutos, confira quem é Jorge Paulo Lemann e aprenda sobre sua trajetória para entender como ele conseguiu alcançar o sucesso!

Quem é Jorge Paulo Lemann?

Jorge Paulo Lemann é um dos maiores empresários do Brasil, senão o maior. Ele é conhecido por ser o dono da Ambev, a maior cervejaria do mundo. Além disso, é sócio do 3G Capital, que é quem controla redes mundialmente conhecidas como Burger King, Tim Hortons e Kraft-Heinz.

Ganhou atenção também pelo seu trabalho em conjunto com seus sócios Marcel Telles e Beto Sicupira. Juntos, conseguiram lançar no mercado internacional ações fortes e de sucesso. Inclusive, Lemann é amigo próximo do maior investidor do mundo, Warren Buffett.

Por muitos anos, ele foi considerado o homem mais rico do Brasil e um dos mais ricos do mundo. Em algumas vezes, foi ultrapassado no ranking nacional por outros nomes, como Joseph Safra, fundador do Banco Safra. Ele também é uma das pessoas mais ricas da Suíça, país onde reside.

Conforme dados da Revista Forbes, sua fortuna, em outubro de 2020, foi estimada em 15,7 bilhões de dólares. Conheça um pouco sobre a trajetória de Jorge Paulo Lemann!

Vida antes dos negócios

Jorge Paulo Lemann nasceu em agosto de 1939, no Rio de Janeiro. Sua família sempre foi abastada e bem de vida. Seu pai era suíço e migrou para o Brasil no início do século XX. Lá, deixou um negócio de fabricação de laticínios, a qual existe até hoje.

No Rio, resolveu retomar os negócios de produção de queijos produtos derivados do leite e abriu a Lemann & Company, conhecida como Leco. Sua mãe era brasileira e filhas de suíços.

Jorge Paulo perdeu o pai aos 14 anos. Mesmo com o abalo na família, continuou dedicando-se aos estudos. Cursou até o colegial na Escola Americana do Rio de Janeiro. Após isso, se mudou para os Estados Unidos para estudar Economia em Harvard.

Depois de se formar no ensino superior, no início da década de 1960, se mudou para Genebra, na Suíça. Queria trabalhar no mercado financeiro e conseguiu estagiar no banco Credit Suisse. Nesse tempo, adquiriu experiência sobre finanças e oscilações do mercado.

Volta para o Brasil

Lemann voltou ao Brasil no final dos anos 60. Aqui, começou a empreender. Seu primeiro negócio que lhe gerou bons resultados foi o banco Garantia.

Nessa empresa, Lemann se baseou em uma cultura diferenciada. O modelo defendia o pagamento de salários abaixo do mercado, mas bônus altos que poderiam chegar a ser salários extras, caso os colaboradores batessem suas metas.

Diante dessa política, dois funcionários se destacaram: Marcel Telles e Beto Sicupira. Mais tarde, eles virariam sócios de Lemann. O trio modificou a forma como o mercado brasileiro se comportava, principalmente em relação à tomada de decisões.

Em 1982, adquiriram as Lojas Americanas. Sete anos depois, criaram a São Carlos Empreendimentos, companhia do ramo de investimentos e administração de imóveis para fins comerciais.

Criação da Ambev

Em 1989, Lemann vendeu o Garantia e decidiu adquirir a cervejaria Brahma. Dez anos depois, comprou a cervejaria Antarctica. Esse era o início da Ambev.

Em 2004, a empresa começou a ter projeção internacional ao se fundir com a cervejaria belga Interbrew. Assim, surgiu a InBev. Em apenas quatro anos, ela se tornou a maior rede de cervejas do mundo, logo após a compra da Anheuser- Busch, dona da Budweiser.

A Ambev é a principal empresa de Jorge Paulo Lemann. Ela também é considerada uma das marcas mais fortes do mundo e uma das companhias mais eficientes. Conforme a Valor Investe, o valor de mercado da Ambev é cerca de 276 bilhões de reais.

Outros negócios de Jorge Paulo Lemann

Além das Lojas Americanas e da Ambev, Lemann também é investidor e já fez diversos outros negócios.

Como exemplo, ele fez parceria com Buffett na compra da H. J. Heinz Company em 2015, na qual os dois são sócios. Lemann tem uma relação de amizade com diversos megainvestidores mundiais. Tanto que a Forbes lhe concedeu o título de “Conquistador da América”, por surpreender o mercado financeiro.

O que fez Jorge Paulo Lemann chegar ao sucesso?

Suas empresas alcançaram resultados surpreendentes não somente pelo conhecimento e habilidades de Lemann e de seus sócios, mas principalmente pelas políticas que defendiam.

No livro Sonho Grande – escrito por Cristiane Correa e que conta a história do trio Lemann, Sicupira e Telles – a autora revela que eles adotam diversas táticas que levam seus negócios ao sucesso.

Um exemplo é a meritocracia. O conceito é mal interpretado e, na prática, não é aplicado na maioria dos negócios. Lemann nunca permitiu que pessoas de sua família trabalhassem em suas empresas, por exemplo.

Todos que estão dentro das organizações entraram nelas por merecimento, bem como eram promovidos por esse mesmo critério. Tudo é feito para que o mérito seja o requisito para ascensão na companhia e a qualidade do trabalho seja garantida.

Além da meritocracia aplicada na forma como deveria ser, eles estipulavam metas agressivas, porém coerentes, para seus colaboradores. Tenha em mente que isso não é sinônimo de metas impossíveis ou exageradas, apenas demonstra que elas são ambiciosas.

O que mais Jorge Paulo Lemann faz?

Jorge Paulo Lemann detém um dos maiores patrimônios entre os brasileiros, além de ter empresas renomadas e conhecidas. Isso porque é um empreendedor inovador e focado no que traz resultado. Entretanto, sua vida não se restringe somente a isso.

Ele também se dedica a filantropia e criou programas sociais, como a Fundação Lemann, dedicada a educação. Ainda, adota um estilo de vida simples e minimalista. Não gosta de exposição, não utiliza roupas extravagantes e não vive em enormes mansões.

Jorge Paulo Lemann tem uma trajetória que todo empreendedor pode se inspirar. Suas políticas justas em suas empresas, bem como a forma como lida com seus negócios podem servir de exemplo para todos que desejam ter sucesso em suas atitudes no mundo corporativo!

Gostou da história de Jorge Paulo Lemann? Confira agora 7 comportamentos que todo empreendedor precisa adotar para superar os tempos de crise!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: