Liderança tóxica: como evitar ser um mal líder?

Cultivar uma liderança tóxica é muito prejudicial para a saúde da sua empresa. Um líder que age dessa forma perde o respeito de seus colaboradores e causa a evasão de bons talentos da companhia.

É preciso ter clareza de que não são apenas as pessoas que são perdidas. Liderar dessa forma prejudica também o aspecto financeiro e impede a empresa de encontrar oportunidades.  Afinal, ninguém quer conviver em um ambiente hostil.

Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe a leitura do artigo, veja como eliminar a liderança tóxica e saiba como evitar ser um mal líder!

O que é liderança tóxica?

Liderança tóxica é toda atitude de um líder que causa dores – seja ela emocional, psicológica e até física – aos liderados. Trata-se de uma maneira negativa de chefiar, pois faz com que os membros da equipe não se sintam reconhecidos e fiquem desmotivados. Em muitos casos, os próprios chefes não percebem essas consequências em seus colaboradores.

Conforme alguns estudos, a liderança tóxica é o principal motivo para pedidos de demissão. Cerca de 8 em cada 10 pessoas solicitam o desligamento do emprego em razão da má liderança. Isso é o que aponta a pesquisa feita pela consultoria de recrutamento Michael Page e Page Personnel.

Além disso, a empresa Great Place to Work realiza pesquisas globais nesse e em outros assuntos relacionados ao trabalho. Segundo ela, 50% dos funcionários pediram demissão devido à uma má postura do gestor. Ou seja, líderes ruins não são incomuns e esse problema deve ser debatido.

6 Sinais de que a liderança na sua empresa é tóxica

Identificar um líder tóxico não é difícil, pois eles costumam apresentar características que os classificam como tal. Confira agora 6 sinais que indicam que há uma liderança tóxica na sua companhia!

1.Não escuta as pessoas

Líderes que não escutam seus colaboradores podem deixar de receber informações importantes ou dicas interessantes para aplicar na empresa. Além disso, quando a equipe percebe que não é escutada, se sente desmotivada e pode perder força para apresentar bons resultados.

2.Não emite feedbacks

O feedback é essencial para que os funcionários percebam atitudes equivocadas e aprendam com esse erro. Ele é importante também para ressaltar os pontos positivos dos integrantes da equipe, motivando-os ainda mais.

Quando não recebem feedbacks constantes, eles pensam que seu comportamento ou forma de trabalho está adequado. Quem não passa os resultados negativos e os explica não pode esperar crescimento e mudança de postura. Da mesma forma, quem não ressalta os pontos positivos não pode exigir evolução.

3. Não possui bom modelo de comportamento

Gestores não podem exigir uma determinada postura dos liderados se eles mesmo não adotam o mesmo comportamento. Os sinais que demonstram que o líder não se porta como um bom modelo são, por exemplo:

  • exigem bons resultados, mas não apresentam o mesmo nível de desempenho;
  • não estão muito presentes no local de trabalho, dentre outros.

4. É autoritário

A liderança tóxica nas organizações pode ser também aquela que apenas dá ordens e que faz com que somente sua opinião prevaleça. Todo o trabalho deve ser feito conforme o que ele deseja. Além disso, o líder autoritário pode fazer supervisão constante e abusiva de seus colaboradores, fazendo-os trabalhar sob muita pressão ou medo.

5. É imprevisível

Em muitos casos, o mal líder é imprevisível na gestão e tomada de decisão. Assim, a equipe vive em constante incerteza, pois o que fazem pode ser modificado totalmente de forma brusca. Dessa maneira, os colaboradores não conseguem demonstrar resultados.

6. É narcisista

O líder narcisista costuma se autopromover e ressaltar suas qualidades a todo momento. Inclusive, alguns tentam aparentar que têm inteligência muito superior a de seus liderados. Além disso, dificilmente reconhecem o esforço de seu time.

Esse gestor ignora seus erros e culpa os demais, mesmo quando é perceptível sua incapacidade de gestão.

Como evitar ser um mal líder? Veja 6 Sugestões

Felizmente, é possível aprender com os erros e melhorar as atitudes para evitar que a gestão na companhia seja tóxica. Veja abaixo 6 maneiras de evitar esse problema!

1.Entenda a importância da boa comunicação

A falta de comunicação é um dos problemas mais graves em uma organização, senão o pior. Um líder que não se comunica, não pode esperar que seus colaboradores façam o que deveriam.

Portanto, seja claro, passe todas as informações necessárias e se certifique que todos estão cientes da mensagem que passou.

2.Nunca ignore os feedbacks

Em relação aos feedbacks, certifique-se de passar tanto os positivos como os negativos. É também importante fazer avaliações periódicas sobre o desempenho de cada um.

Além disso, é primordial explicá-los e passar exemplos de situações que ocorreram, se for o caso. O simples fato de dizer “recebi muito comentário ruim de você” não fará o colaborador entender o que fez e não o ajudará a melhorar.

3.Valorize seu time

Valorizar seus colaboradores é essencial para que eles se sintam motivados a continuar trazendo resultados. Logo, demonstre que eles são importantes e estão fazendo a diferença na empresa. Isso também pode ser feito em reuniões.

4. Escute mais e fale menos

Um bom líder deve respeitar a pluralidade de opiniões e dar o direito de fala para todos da sua equipe. Escute-os, inclusive quando for passar feedbacks e em momentos de desentendimentos.

Deixe-os se explicarem, passar dicas e expressar suas ideias e sentimentos. Fale também de maneira respeitosa e seja democrático, dando espaço para todos de maneira igualitária.

Escutar mais e falar menos lhe ajudará a ser mais observador e verificar aspectos que antes eram negligenciados.

5. Saiba o que ouvir e como falar

Tomar decisões com base na opinião de apenas algumas pessoas e falar sem ao menos ponderar as palavras demonstra despreparo e falta de inteligência emocional. É preciso saber como ouvir as informações que recebe e como repassá-las.

Líderes que consideram como verdade tudo o que escutam e depois falam no momento que as ouviu sem considerar “os dois lados da história” podem perder oportunidades e bons talentos. Logo, cuidado com o que você escuta e com a forma que repassa essas informações.

6.Aprenda constantemente

Habilidades de liderança se aprendem! Por isso, busque conhecimento constantemente. Faça cursos, leia livros, participe de palestras e workshops sobre o tema.

Inclusive, uma sugestão de livro muito conhecido sobre o assunto é “Liderança tóxica: você é um líder contagiante ou contagioso? Descubra o que a neuroliderança pode fazer por você”, de Alessandra Assad.

E você, acredita que sua empresa tem uma liderança tóxica? Então utilize as dicas do artigo e continue aprendendo sobre outros temas para melhorar seu negócio! Veja agora o que é e como implementar a gestão por resultados!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: