Quem é Eduardo Saverin?

Você pode não conhecer Eduardo Saverin, mas com certeza utiliza ou já usou uma das redes sociais que ele ajudou a desenvolver: O Facebook.  

Mas não foi somente na maior rede social do mundo que Eduardo Saverin investiu. Depois disso, ele se tornou um dos poucos brasileiros bilionários de baixa idade e passou a investir em diversas outras companhias 

Conheça agora um dos jovens empreendedores brasileiros de maior sucesso e descubra o que ele faz para se manter entre as pessoas mais ricas do mundo! 

Quem é Eduardo Saverin? 

Eduardo Saverin é um empreendedor da internet e um investidor-anjo que investe em empresas e startups. Conhecido por alguns como “o brasileiro criador do Facebook”.  

Ele nasceu em São Paulo em uma família abastada, mas viveu boa parte de sua vida nos Estados Unidos. Sua família já tinha um histórico de empreendedorismo. Seu avô, por exemplo, foi o fundador da marca de roupas infantis Tip Top, a qual foi vendida para outra família nos anos 1980.  

Nos Estados Unidos, sempre demonstrou ser um jovem dedicado, inteligente e com habilidades para empreender. Inclusive, conseguiu entrar em uma das melhores instituições de ensino superior do mundo: a Universidade de Harvard, onde se formou em Economia.  

Uma curiosidade sobre ele é que, além de empreendedor e investidor em empresas, Eduardo Saverin também já conseguiu obter bons resultados no mercado financeiro 

Diz a história que ele conseguiu se aproveitar de brechas regulatórias sobre insider trading no Brasil, obtendo um retorno de US$300 mil com investimentos em petróleo.  

Conforme dados da Forbes de 2020, Saverin está na posição 161 no ranking das pessoas mais ricas do mundo. Além disso, é considerado o quinto mais rico do Brasil, tendo uma fortuna de cerca de US$16,2 bilhões.  

Como ele ajudou a fundar o Facebook?  

Eduardo Saverin foi um entre os cinco fundadores do Facebook. Naquele tempo, ele era colega de classe de Mark Zuckerberg na universidade, quando os amigos resolveram criar o “thefacebook. 

Inclusive, os primeiros recursos financeiros para financiar o projeto vieram de Saverin, o qual se tornou na época o diretor financeiro do negócio.  

Assim sendo, a rede social foi lançada em 2004 pelo grupo de amigos. A princípio, ela seria utilizada para facilitar a comunicação interna e interação entre os alunos da faculdade.  

Em 2006, o canal social se expandiu, sendo aberto para qualquer pessoa do mundo que tivesse idade superior a 13 anos.  

Por mais que o Facebook tenha sido um sucesso, a relação entre os colegas não era muito amigável. Tanto que Eduardo Saverin foi um dos que tiveram que procurar a justiça para ter o reconhecimento como um dos criadores da maior rede social do mundo. 

O processo judicial foi longo. Apesar de ter sido reconhecido como um dos fundadores, Saverin atualmente tem apenas uma miúda participação nos lucros dmultinacional. 

Como está a vida pós-facebook de Eduardo Saverin? 

Depois do Facebook, Saverin resolveu ampliar seus investimentosDeixou os Estados Unidos e passou a viver em Singapura.  

Atualmente, ele é sócio e cofundador do B Capital Group, um fundo de capital de risco. A organização foi fundada com um outro colega de Harvard, Rajarshi Ganguly.  

Na companhia, Saverin tem o trabalho de supervisionar os investimentos realizados no sudeste da Ásia e na Índia. Ganguly, por outro lado, cuida do dia a dia empresarial 

O portfólio da B Capital tem cerca de 25 investimentos relacionados aos mais diversos setores, como: comércio exterior, saúde e logística. O fundo aplica recursos em organizações e startups que ainda não são conhecidas pelo Vale do Silício.  

E você, já conhecia Eduardo Saverin?  Agora que você leu um pouco sobre ele, verifique outros artigos valiosos do nosso blog para continuar aprimorando suas habilidades em negócios e empreendedorismoVeja agora 6 incríveis lições que você pode aprender com o livro Pai Rico, Pai Pobre!     

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: