Roteiro de vídeo: como você pode fazer um?

 

Roteiro de vídeo – também conhecido como script – é uma peça escrita utilizada para guiar a criação e desenvolvimento de um conteúdo audiovisual.  Ele não é importante apenas para o cinema ou para fazer vídeos institucionais. Quem tem um canal no YouTube, por exemplo, precisa saber como elaborá-lo.

Construir esse documento, no entanto, pode ser um desafio para muita gente. Afinal, é preciso ter alguns conhecimentos específicos – e tempo disponível – para cria-lo.

Se você pretende começar a fazer conteúdos em vídeo, aprenda nesse artigo a fazer roteiros de vídeo que agreguem à sua estratégia de marketing de conteúdo!

Por que é tão importante fazer um roteiro de vídeo?

Antes de entender o passo a passo para compor um roteiro de vídeo, vale a pena conhecer sua importância.

Conforme pesquisa feita pela Revista Forbes em 2017, cerca de 90% dos usuários acreditam que os vídeos ajudam na decisão de compra. Isso acontece porque os conteúdos audiovisuais passaram a ser muito procurados nos últimos anos, principalmente pelo seu fácil consumo.

No entanto, não é qualquer vídeo que atrai a atenção e converte. Produções bem elaboradas e que possuem um grande cuidado com o roteiro são os que trazem resultados.

Seja para falar da sua empresa, fazer vídeo de venda ou apenas criar conteúdo educativo, é preciso saber prender a atenção do ouvinte.

Um vídeo sem planejamento pode desagradar pela desorganização. É perceptível quando o criador do conteúdo não consegue passar a mensagem de forma clara.

Essa falta de cuidado pode lhe custar sua audiência, e é o roteiro que lhe guiará na construção de um material de qualidade e eficiente. Por isso, jamais o ignore.

Como fazer um bom roteiro de vídeo?

Depois de planejar o vídeo, saber a mensagem que deseja passar, o público-alvo e qual o seu objetivo, dentre outros aspectos, a pergunta seguinte é: como montar um roteiro na prática?

Veja abaixo alguns tipos de scripts que você pode utilizar para elaborar seus conteúdos!

Texto direto

O roteiro de texto direto é apresentado em texto corrido. Se assemelha a uma redação, pois apresenta tudo o que será apresentado no vídeo.

Embora seja o mais simples, não significa que não exija trabalho! Ele descreve todas as falas do vídeo e deve ser redigido de uma maneira que a fala seja fluida e que atraia a atenção do espectador.

Logo, a escrita não deve, necessariamente, obedecer às regras gramaticais e ele não deve ser pensado da mesma maneira que se faz um artigo ou redação, por exemplo.

Costuma ser indicado para pessoas que fazem vídeos sozinhas. Deve servir como um mapa para passar as ideias com clareza e guiar o espectador até a mensagem principal. Ainda, ele é o mais indicado para quem usa o teleprompter.

Duas colunas

Esse roteiro técnico também é simples. Trata-se de uma peça dividida em duas colunas, uma para o áudio e outra para o vídeo.

A sua vantagem é que permite visualizar melhor como ficará o produto final. Ele ajuda a imaginar cada parte do vídeo que será produzido, principalmente se o roteirista não é a pessoa que fará parte da gravação ou edição.

Pode ser indicado para vídeos de publicidade, curta-metragem e até pequenos documentários narrativos.

Cinco Colunas

O roteiro de cinco colunas é um modelo bem mais detalhado. As cinco partes dele são:

  1. Número da cena;
  2. Texto falado;
  3. Indicação da fonte da fala;
  4. Texto que aparece na tela – lettering;
  5. Descrição da cena.

Por ser mais completo, permite descrever orientações mais minuciosas e aprofundadas em relação a esses cinco aspectos.

Como você viu, o roteiro de vídeo é uma ferramenta fundamental para quem deseja ganhar autoridade no ambiente online. Contudo, pode não ser simples fazê-lo.

Se você precisa de ajuda para compor os seus roteiros de vídeo, a partir de scripts simples e diretos, entre em contato conosco!

E, para continuar aprendendo sobre o assunto, entenda o que é copywriting e qual a importância dele para seus conteúdos (inclusive em vídeo)!

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: