Trabalho híbrido: o que é esse modelo de trabalho?

O trabalho híbrido começou a se popularizar com a pandemia ocasionada pelo Coronavírus.  Afinal, devido às regras de distanciamento em diversos países, as companhias tiveram que adotar um formato misto entre trabalho presencial e home office.

O modelo – que, embora seja uma novidade para muitos, não é novo – se tornou muito bem quisto entre trabalhadores e gestores. E deve ser implementado definitivamente pelas companhias no futuro.

Quer saber mais sobre o modelo de trabalho híbrido? Então continue a leitura para entendê-lo e descobrir como adotá-lo!

O que é trabalho híbrido?

O trabalho híbrido é um modelo no qual o colaborador alterna entre dias de serviço na empresa e dias de home office. Ou seja, ele é um misto de trabalho remoto e presencial.

Esse sistema promete ser tendência porque permite liberdade aos colaboradores. Além disso, a produtividade não cai e a empresa economiza.

Por ter essa alternância entre dias na companhia e dias em casa, pode agradar tanto os adeptos do home office quanto aqueles que gostam de ir até o local de serviço.

Conforme pesquisa elaborada pela Open Mind, o trabalho híbrido foi o modelo favorito no pós-pandemia. No levantamento feito com diversos profissionais, descobriram que 85% dos entrevistados pretendiam implantar esse sistema em seus negócios no decorrer de 2021.

Como implementar o trabalho híbrido na sua empresa?

Adotar esse sistema, no entanto, exige um certo planejamento e uma conversa prévia com todos da equipe.

Veja abaixo o que você deve fazer para implantar o trabalho híbrido com sua equipe!

Escolha a tecnologia e os recursos essenciais

Se a tecnologia é importante no dia a dia na empresa, imagina quando o trabalho é feito de maneira virtual. Converse com sua equipe sobre como será feita a gestão remota do trabalho deles e avise quais serão as tecnologias e plataformas que serão adotadas nos dias de home office.

Deixe claro se é a companhia que disponibilizará os equipamentos ou se o profissional deverá utilizar os dele próprio.

Em todo caso, lembre-se que é fundamental que a companhia adote plataformas e aplicativos que facilitem o fluxo de serviço, a comunicação, o acompanhamento dos processos e a entrega dos trabalhos.

Aprenda a gerenciar sua equipe de forma remota

O gestor precisa estar preparado para liderar sua equipe de forma remota. Se não souber, seus colaboradores podem não apresentar bons resultados e não saber o que deve ser feito.

Sendo assim, busque se capacitar – seja por leituras ou cursos – para poder liderá-los nessa nova fase e garantir que tudo ocorra conforme o esperado.

Adapte a comunicação

Nos dias em que sua equipe não está na empresa, é essencial adaptar sua comunicação de forma acessível a todos.

Lembre-se que cada um tem uma realidade diferente. Enquanto uns podem enviar áudios, outros podem apenas se comunicar por mensagens de textos ou e-mails, por exemplo. Logo, é preciso utilizar a comunicação da forma que fique melhor para cada um.

Como você viu, o trabalho híbrido é um modelo que já existia e era implantado em diversas companhias, mas que ganhou força devido à pandemia.

As vantagens foram perceptíveis tanto para os líderes quanto para os colaboradores. Por isso, é muito provável que continue sendo utilizado depois dos problemas ocasionados pelo Coronavírus. E conhecê-la pode ser importante para sua empresa.

Precisa se reinventar por causa da crise? Então veja 6 negócios que crescem mesmo em períodos difíceis!

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: