Você sabe o que é capital de giro líquido?

Fazer uma gestão financeira de qualidade é fundamental para que o seu empreendimento dê certo. Afinal, é por meio do gerenciamento adequado de recursos que a empresa poderá dispor dos valores necessários para se manter ou crescer. Nesse sentido, vale entender o que é capital de giro líquido.

Esse é um dos indicadores mais relevantes para a empresa. Por meio dele, o negócio poderá ter mais segurança e aumentar suas chances de sucesso. Logo, é preciso saber como avaliá-lo e gerenciá-lo.

Neste artigo, você entenderá o que é o capital líquido, como ele funciona e o que ele deve representar em seu negócio. Confira!

O que é capital de giro líquido?

Primeiro, vale saber o que é capital de giro. Ele corresponde ao valor que a empresa possui para se manter em funcionamento por um determinado período. Porém, o cálculo tradicional não é o único existente.

Outra alternativa que pode ser usada é o capital de giro líquido. Ele considera o desempenho do empreendimento em relação a seus ativos e passivos líquidos. Com isso, representa o montante que a empresa dispõe para cumprir suas obrigações imediatas ou de curto prazo.

Como esse capital de giro funciona?

Para entender como o capital de giro líquido funciona e o que ele representa, é importante entender o seu cálculo. Na prática, você pode encontrá-lo pela diferença entre os ativos circulantes e os passivos circulantes da empresa. Mas o que significam esses termos?

Os ativos circulantes são direitos financeiros de curto prazo, indicando o dinheiro que entrará no negócio no período de um ano. Assim, correspondem ao fundo de caixa, às contas a receber e ao resgate de aplicações financeiras, desde que tenham prazo de até 12 meses.

Já os passivos circulantes são as obrigações financeiras ao longo desse período. Eles são compostos por contas a pagar em até 12 meses, impostos devidos e outras obrigações financeiras.

Para que serve o capital de giro líquido?

Como você viu, o cálculo do capital de giro líquido está relacionado aos ativos e passivos circulantes, que são de curto prazo. Portanto, o resultado representa a quantidade de recursos que estão disponíveis para a companhia manter suas operações no curto prazo.

Por conta disso, ele serve para apontar o nível de liquidez da empresa. Quanto maior for esse tipo de capital de giro, maior será a disponibilidade de recursos em curto prazo e/ou menores são as despesas nesse período.

Além disso, é uma forma de identificar se a empresa terá condições de cumprir os compromissos financeiros assumidos. A partir do cálculo, também há a chance de fazer a avaliação perante outros negócios, por meio do benchmark. Isso permite entender o nível de saúde financeira.

Por que é importante conhecer o capital de giro líquido?

Devido às suas características, o capital de giro líquido está diretamente ligado à capacidade da empresa em se manter no mercado e de superar os desafios. Conhecê-lo, então, é fundamental para fazer um bom gerenciamento desses valores.

Um capital de giro líquido elevado, por exemplo, pode ser sinônimo de uma gestão financeira bem-sucedida. Porém, também é preciso ter atenção porque pode haver uma situação de endividamento concentrado no longo prazo.

Se o capital de giro líquido for nulo há um sinal de alerta quanto ao gerenciamento financeiro. É provável que o cenário esteja caminhando para se tornar pouco saudável, o que exige cuidado extra para corrigir o orçamento

Por outro lado, um capital de giro líquido negativo representa um contexto muito delicado. Significa que a empresa tem passivos em curto prazo que superam sua capacidade de pagamento. Como consequência, pode haver endividamento ou mesmo dificuldades para manter as operações.

Qualquer tomada de decisão depende de uma avaliação acertada do cenário, considerando os impactos de cada resultado. Assim, o uso do indicador possibilita uma atuação mais estratégica.

Como gerenciar o capital de giro líquido?

Sabendo que esse indicador é tão importante para a gestão financeira do negócio, é preciso fazer um gerenciamento adequado. Isso significa definir estratégias para buscar valores maiores ao aplicar o cálculo, pois isso interfere diretamente no desempenho da empresa.

A seguir, aprenda algumas dicas para gerenciar o capital líquido de modo que seja vantajoso para o seu negócio!

Invista na organização financeira

O resultado do capital de giro líquido está associado ao desempenho geral das finanças do negócio. Portanto, invista em organização financeira para aumentar as chances de consolidar resultados positivos.

Vale a pena utilizar ferramentas como o fluxo de caixa e o balanço patrimonial para acompanhar resultados e atuar na gestão. Quanto mais informação for possível obter para tomar decisões ligadas ao dinheiro, melhor tende a ser a atuação dos gestores.

Tenha atenção com os prazos de pagamentos

Também é preciso ter cuidado com os valores a pagar e a receber. O equilíbrio dos prazos é essencial para que o gerenciamento do capital de giro líquido seja efetivo. Logo, o recomendado é fazer uma avaliação completa a respeito dos prazos.

A oferta de mais prazo para o pagamento dos clientes, por exemplo, pode aumentar as vendas, mas diminui os ativos circulantes. Isso porque parte deles é convertida em não-circulante. Como consequência, há uma redução na liquidez da empresa.

Para evitar que isso aconteça, será necessário colocar em prática uma contenção de gastos e também negociar prazos de pagamento com os fornecedores e outros credores. Alinhando essa questão, surgem possibilidades de manter ou ampliar o capital de giro.

Acompanhe a evolução do valor

Sabendo que esse montante é tão relevante para a gestão financeira, é indispensável conferir sua evolução ao longo do tempo. Portanto, vale a pena estabelecer uma rotina para acompanhar seus resultados.

Caso haja uma queda significativa no capital de giro, por exemplo, é possível agir para impedir que a situação se torne prejudicial. Também é uma forma de entender o que vem dando certo, o que deve ser otimizado e quais medidas precisam ser substituídas.

Diante dessas características, fica claro o papel do capital de giro líquido no desempenho da empresa. Com uma gestão adequada e decisões informadas na gestão financeira, seu negócio terá maiores chances de sucesso.

Se você quer acompanhar novidades e outras informações relevantes para o seu negócio, inscreva-se em nossa newsletter!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: