Ter uma presença digital sólida é fundamental para as empresas. Afinal, ela contribui diretamente para os resultados de negócios no ambiente online. Nesse contexto, uma estratégia valiosa para as companhias é fazer conteúdos web pensando em SEO.
Entre as diversas abordagens de marketing digital existentes, a produção de conteúdos aplicando técnicas de SEO é uma das mais relevantes. Com ela, empresas de todos os portes e setores podem obter uma série de benefícios em termos de visibilidade, reputação e vendas.
Você tem um negócio e deseja melhorar o seu desempenho na internet? Confira as informações deste artigo e entenda a importância de fazer conteúdos com boas práticas de SEO!
O que é SEO?
SEO é um termo em inglês que significa search engine optimization — ou otimização para motores de busca. Na prática, as três letras se referem a um conjunto de técnicas que ajuda empresas a se posicionarem organicamente no Google.
Com um bom trabalho de SEO, negócios conseguem estar nas primeiras posições do buscador sem precisar pagar para tanto, como acontece com links patrocinados (anúncios). Como consequência, as empresas têm maior visibilidade e alcance, contribuindo diretamente para o tráfego de seus sites e blogs.
Ainda sobre o conceito de SEO, é válido ressaltar que, entre as suas diferentes estratégias — que podem ser on-page e off-page —, a produção de conteúdo otimizado é a principal. Isso ocorre devido aos diversos benefícios que ela oferece.
Quais são os benefícios de fazer conteúdos web pensando em SEO?
Como você viu, o SEO é uma solução que ajuda negócios a aparecerem no Google de maneira orgânica. O resultado costuma ser obtido, principalmente, por conta da criação de conteúdos de qualidade e otimizados.
Confira, com mais detalhes, os benefícios de fazer conteúdos web pensando em SEO!
Melhor ranqueamento no Google
Uma empresa que produz conteúdos otimizados tem mais chances de se posicionar nas primeiras posições orgânicas do Google. Conforme visto, a questão tem grande importância por aumentar a visibilidade do negócio na internet e ajudar a atrair mais visitantes qualificados para seu site e blog.
Observe que as pessoas na web não costumam ir além das primeiras páginas de resultados do Google. Elas buscam o que precisam logo nos primeiros links. Portanto, se as páginas ou os conteúdos de uma empresa não aparecem entre eles, a tendência é que o negócio não seja encontrado.
Maior captação de leads
Outra vantagem de fazer conteúdos pensando em SEO diz respeito a uma maior captação de leads. O motivo é que estar bem ranqueado no Google permite ter mais alcance, visibilidade e tráfego, conforme explicamos.
Como consequência, empresas que investem na estratégia podem conseguir mais clientes. Afinal, conteúdos de qualidade e um bom posicionamento no Google possibilitam atrair diversos clientes em potencial regularmente e convertê-los em consumidores.
Tráfego orgânico sustentável
Mais um ponto interessante de fazer conteúdos otimizados para SEO é que, com a estratégia, empresas conseguem ter um tráfego orgânico sustentável a longo prazo. Isso significa que os gastos constantes com anúncios online, por exemplo, podem ser reduzidos ou até mesmo cortados — representando economia para o negócio.
Vale mencionar que ter anúncios veiculados na internet demanda investir em mídia paga. A partir do momento em que você deixa de fazer o investimento, eles saem do ar. Por outro lado, conteúdos otimizados e bem posicionados podem ficar no Google por muito tempo gerando resultados.
Melhora na experiência do usuário
Adicionalmente, saiba que fazer conteúdos web pensando em SEO ajuda a melhorar a experiência do usuário. A razão é que, entre as suas diversas técnicas, há estratégias ligadas à estrutura e velocidade do site ou blog, além do foco na escaneabilidade.
Todos esses aspectos ajudam a tornar a experiência das pessoas em seu site e blog mais agradável e fluida — seja no computador, tablet ou celular. Desse modo, o nível de satisfação, assim como o tempo de permanência nesses canais, tende a ser maior — o que aumenta as chances de negócios.
Se uma pessoa acessa um site lento, com conteúdos de baixa qualidade ou não adaptado para dispositivos móveis, a tendência é que ela logo saia dele em busca de uma opção melhor.
Aumento da autoridade e credibilidade
Ter conteúdos de qualidade e otimizados — e oferecer uma boa experiência aos usuários — permite aumentar a autoridade e a credibilidade da sua empresa. Assim, ela pode ser vista como uma referência no setor em que atua, além de ser considerada a preferência de muitos consumidores.
Se a sua companhia disponibiliza conteúdos úteis e interessantes, é natural que ela seja bem-vista pelo público por agregar valor. Logo, a tendência é que a imagem do negócio seja mais positiva.
Vantagem competitiva
Por fim, outro benefício é que uma empresa que investe em marketing de conteúdo — em especial, em SEO — tem uma vantagem competitiva em relação a outros negócios. Dessa forma, é possível captar uma maior parcela do mercado, evitando ficar atrás da concorrência.
Como a ABContent ajuda negócios com conteúdos pensados para SEO?
Você aprendeu que a abordagem de fazer conteúdos web pensados para SEO oferece uma série de benefícios para as empresas. Por esse motivo, é válido considerar a estratégia pensando nos resultados do seu negócio.
Para tanto, saiba que a ABContent é uma empresa especialista em produção de conteúdos para internet, inclusive com a aplicação de técnicas SEO. Temos uma equipe de profissionais qualificados e experientes que seguem as melhores práticas do mercado, visando entregar resultados de alto nível.
Nossos conteúdos não são feitos apenas para o Google e os seus algoritmos, sendo humanizados para gerar uma conexão mais natural com os usuários. Assim, a combinação de estratégias possibilita obter resultados ainda mais satisfatórios.
Com as informações deste artigo, você pôde compreender a relevância de fazer conteúdo web pensando em SEO. Portanto, se a sua empresa não aplica a estratégia, está na hora de analisar as mudanças necessárias para melhorar a sua performance no ambiente online.
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