Formatos de postagem no Instagram: saiba as vantagens de cada alternativa!

O Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo. Por esse motivo, muitas empresas e profissionais têm um perfil nela. Porém, não basta fazer qualquer tipo de publicação para obter resultados — é necessário planejamento e conhecimentos sobre o funcionamento da plataforma.

Então, se você tem uma conta no Instagram e a utiliza para atrair clientes e fazer vendas, precisa conhecer todos os formatos de postagem da rede social. Dessa forma, há como aproveitar cada um deles de maneira estratégica.

Confira quais são os formatos de postagens disponíveis no Instagram e descubra as vantagens de usar cada opção ao criar conteúdos!

Quais são os formatos de postagem no Instagram?

Em 2025, existiam seis formatos de postagem disponíveis no Instagram. Conhecê-los em detalhes ajuda a entender como aproveitar cada um deles da melhor forma.

Veja os detalhes!

Stories

Os stories são um dos formatos de postagem mais usados no Instagram. Eles podem ser feitos tanto com imagens quanto vídeos e sua principal característica é a duração — 24 horas. Após esse período, o conteúdo desaparece automaticamente.

O formato é interessante para marcas por ajudar a humanizá-las e a construir relacionamentos com o público. Por meio dos stories, é possível criar enquetes, responder a perguntas, divulgar novidades e fazer publicações de bastidores e da rotina da empresa.

Portanto, ao utilizar os stories estrategicamente, os negócios têm a possibilidade de se conectar com clientes e potenciais compradores de forma mais pessoal. O fator auxilia a criar uma sensação de proximidade, contribuindo para um maior engajamento e mais vendas.

Ainda, você consegue adicionar links nos stories — um recurso útil para empresas. A razão é que eles podem direcionar clientes e leads para o site, blog e a loja do empreendimento, por exemplo.

Reels

Por sua vez, os reels são um formato de postagem no Instagram em vídeo. Eles permitem criar conteúdos com áudios, músicas, efeitos, filtros e modelos, sendo uma maneira envolvente de alcançar o seu público na plataforma.

Para empresas, os reels podem ser utilizados para produzir conteúdos de tendências, virais e interativos, além de vídeos mais completos. 

Eles contribuem para que o negócio ganhe mais visibilidade e demonstre seus conhecimentos na sua área de atuação — colaborando para a construção de autoridade da empresa.

Post estático no feed

Esse formato de postagem é o mais clássico. Ele consiste em uma única imagem, que pode conter textos, gráficos, checklists, citações ou ser somente uma foto — por exemplo, de um produto, serviço, reunião, evento ou outra ocasião.

Você tem a opção de usar os posts estáticos para compartilhar informações rápidas, dicas e até memes ligados ao nicho do negócio. O ponto principal para ter bons resultados com esse formato é publicar imagens atrativas e conteúdos úteis.

Assim, os usuários podem salvar a publicação, enviar para amigos e familiares ou deixar comentários sobre o tema abordado no post.

Post carrossel

O post carrossel é uma variação do formato estático. A principal diferença é que, nesse caso, é possível adicionar até 10 mídias (fotos e vídeos) em uma única publicação no feed, como slides. Dessa forma, ele viabiliza postar conteúdos maiores e mais elaborados.

Por meio de um post carrossel, empresas podem compartilhar informações mais detalhadas com seu público e mostrar autoridade em um assunto. 

Afinal, é possível desenvolvê-lo com mais profundidade. Esse aspecto também ajuda a gerar mais valor aos seguidores (clientes e leads) e a educá-los.

Em um post carrossel, você consegue contar histórias, dar dicas, compartilhar dados, apresentar guias, cases de sucesso etc. Uma empresa de marketing digital, por exemplo, pode usar o formato para dicas sobre como aumentar o engajamento no Instagram

Live

As lives são um formato de transmissão ao vivo em áudio e vídeo. Elas fizeram sucesso durante a pandemia de covid-19 e continuam sendo uma opção relevante para empresas utilizarem no Instagram.

Esse formato permite uma interação em tempo real com os usuários que o acessam. Assim, as lives colaboram para a humanização da marca e o aumento do engajamento. O motivo é que as pessoas geralmente gostam de enviar mensagens e fazer perguntas e pedidos nesses eventos online.

Portanto, negócios podem usar as lives para lançar produtos, divulgar novidades, apresentar tutoriais ao vivo, responder dúvidas e fazer entrevistas ou debates. Uma dica importante sobre o formato é anunciar a transmissão com certa antecedência. 

Dessa maneira, as pessoas têm a chance de se programar para assistir à live — o que tende a aumentar o número de participantes no dia. Ainda, as lives podem ser reaproveitadas em outros formatos de postagem no Instagram. 

Por exemplo, você pode separar trechos da transmissão (cortes) para postar nos stories ou reels. Uma alternativa é usar um frame da live para fazer um post estático.

Destaques

Por fim, há os destaques, um formato nos mesmos moldes dos stories, mas que não some após 24 horas. Eles ficam no perfil, logo abaixo das informações da bio, disponíveis para qualquer usuário que o acessar.

Os destaques são interessantes para organizar conteúdos e ajudar clientes e leads. Você tem a opção de separá-los em categorias.

Alguns exemplos são:

  • Horário de funcionamento;
  • Localização;
  • Produtos ou serviços;
  • Depoimentos;
  • FAQs (perguntas frequentes) etc. 

A ideia dos destaques para negócios é disponibilizar informações pertinentes para consulta dos usuários. Desse modo, fica mais fácil auxiliá-los e aumentar as chances de conversões e vendas.

Por que é importante produzir conteúdos em diferentes formatos?

Com as informações apresentadas, você conheceu os formatos de postagem disponíveis no Instagram. Mas por que é relevante aproveitá-los ao produzir conteúdos? Saiba que eles podem ajudar o seu negócio a conquistar diferentes objetivos empresariais.

Saiba o que você pode conseguir ao criar conteúdos em diferentes formatos:

  • aumentar o alcance e a visibilidade da sua marca; 
  • construir autoridade no ramo; 
  • fortalecer a identidade da marca;
  • conseguir mais seguidores;
  • converter leads em clientes;
  • fechar mais negócios.

Portanto, mais do que conhecer os formatos de postagem no Instagram, é fundamental utilizá-los estrategicamente. Para tanto, considere contar com uma empresa especializada na produção de conteúdo, como a ABContent. Assim, seu negócio pode obter diversos benefícios que contribuirão diretamente para seus resultados e sucesso.

Quer ajuda para produzir conteúdos em diferentes formatos, aumentando a autoridade e a presença digital do seu negócio? Conte com as soluções da ABContent!

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