Empreender é o sonho de muitos brasileiros. Afinal, a ideia vem atrelada a vantagens, como ser seu próprio chefe e comandar o sucesso do negócio. Contudo, é comum que nem todos saibam como dar início a uma empresa do zero.
Nesse momento, é possível se perguntar: será que franquia vale a pena? Para entender mais sobre o assunto, você deve saber do que se trata o modelo, além de entender como abrir uma franquia, quais são suas vantagens e desvantagens etc.
Todos esses pontos serão abordados neste conteúdo. Portanto, se você deseja saber mais sobre abrir franquia, prossiga com a leitura!
O que é uma franquia?
Por mais que empreender abra uma vasta gama de possibilidades na sua jornada profissional, é preciso considerar alguns fatores. O primeiro deles é que o processo não é tão simples assim. Mesmo com uma ideia muito interessante, não há garantia de que ela será bem recebida pelo mercado e pelo consumidor, certo?
Além disso, é importante entender que o Brasil é um país bastante burocrático. Sendo assim, o processo de abrir o negócio costuma exigir o comprometimento com um grande número de papéis, além de esperas e processos.
Por fim, é interessante considerar a necessidade de contar, desde o começo, com uma reserva de capital. Isso porque as variações econômicas podem exigir que você esteja preparado para imprevistos em seu nicho.
Ao considerar todos esses pontos, alguns empreendedores podem pensar em desistir. Entretanto, isso não é necessário. Com a organização e o preparo adequado, é possível superar todos os fatores. Além disso, é possível tomar outro rumo, que pode ser mais simples: abrir uma franquia.
Ela se trata de um modelo de negócios pronto, que já foi testado previamente e que conta com o amparo de um franqueador. Com isso, você pode economizar muito tempo e recursos nos processos iniciais de abertura da empresa.
Contar com uma franquia é ter um negócio pré-formatado, com produtos e serviços já prontos. Além disso, há orientações de profissionais experientes no empreendedorismo e no modelo de negócios que você deseja adquirir.
Quais as vantagens e desvantagens da franquia?
Gostou de saber o que é uma franquia? Agora veja alguns benefícios do modelo, bem como dificuldades que podem estar presentes!
Riscos menores
Essa é uma das vantagens de abrir franquia. Afinal, além de lidar com um estilo de empreendimento que já está consolidado no mercado, o franqueado ainda conta com o apoio e a supervisão do franqueado.
A estrutura tende a minimizar os riscos de que o negócio dê errado, não seja aceito pelo mercado ou gaste tempo demais na busca por reconhecimento e validação da ideia.
Marketing pré-definido
O marketing é outro benefício que pode levar os empreendedores a acreditarem que abrir uma franquia vale a pena. Isso porque os investimentos em um negócio que não seja franquia podem ser bastante trabalhosos, além de custarem caro.
Contudo, por já estar no mercado, a tendência é que a franquia já conte com estratégias definidas nesse sentido. Caso se trata de uma empresa reconhecida, a própria marca já terá por trás uma publicidade consolidada.
Abastecimento constante
O abastecimento também pode facilitar sua rotina como empreendedor. Em uma franquia de roupas ou comida, por exemplo, você não terá trabalho direto com a produção. Em geral, o franqueado recebe o produto e mantém seu estoque constantemente abastecido.
Baixa autonomia
Chegou a hora de falar sobre algumas desvantagens. A primeira delas diz respeito à autonomia. Ao abrir uma franquia, você lidará, conforme dito, com um modelo de negócios “pronto”.
Dessa maneira, não haverá espaço para grandes inovações ou mudanças. Ou seja, é preciso seguir as diretrizes, valores e orientações do franqueador.
Prestação de contas
Lembra do sonho de ser seu próprio chefe e comandar o sucesso do negócio? Ele pode não acontecer como você deseja, no caso das franquias.
Ao passo que o franqueador tende a ajudar na gestão do negócio, ele também fica responsável por cobrar resultados do franqueado. Isso significa que será preciso prestar contas a ele.
Sem garantia de retorno
Infelizmente, mesmo que você abra uma das maiores franquias de sucesso de seu nicho, não há garantia de retorno.
O sucesso de uma franquia depende de uma série de fatores, como localização, interesse do mercado, recebimento do negócio pelo público, entre outros. Ainda que os riscos sejam menores, é preciso ter esse ponto em mente.
Quando a franquia vale a pena?
Conhecidas as principais vantagens e desvantagens do modelo de negócios, é preciso saber quando a franquia vale a pena. A resposta depende de alguns aspectos.
Primeiramente: você tem tempo e recursos disponíveis para aguardar a abertura do negócio? Escolher a franquia ideal para você, negociar com franqueados e analisar as condições por trás do negócio exige isso.
Em segundo lugar, sua cidade ou região está aberta para receber o serviço que você propõe? Pense: será que compensa abrir um negócio de sopas quentes em uma cidade com temperaturas constantemente elevadas?
Os riscos valem a pena, ao considerar que não será possível mudar a oferta de produtos, por se tratar de um modelo pré-formatado? Por fim, você está pronto para abrir mão da tomada de decisões de seu negócio?
Pensando sobre os três aspectos citados, ficará mais fácil saber se a franquia vale a pena. Além disso, é indispensável avaliar o modelo de negócio que lhe interessa. Busque conhecer todos os detalhes e fazer uma análise dos potenciais dele na sua região.
Quais alternativas estão disponíveis?
Caso você analise as informações e acredite que a franquia não é a melhor opção para você, é válido conhecer alternativas. Existem duas grandes possibilidades disponíveis. Uma delas, obviamente, é iniciar seu negócio do zero.
Mas, quem ainda não tem o dinheiro disponível para isso, também pode optar por investir o valor disponível no mercado financeiro. Escolher investimentos voltados aos seus objetivos é uma forma de obter renda passiva. Assim, seu patrimônio pode crescer para promover a abertura de uma empresa.
Independentemente de você pensar se a franquia vale a pena ou não, lembre-se de quem um negócio precisa de estratégias que o impulsionem. Uma delas é o marketing de conteúdo, que promove conteúdos personalizados e voltados ao seu público!
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