Uma das melhores formas de divulgar um produto, serviço ou conteúdo é por meio das redes sociais e blogs. O site da empresa e plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn são capazes de aproximar uma empresa do seu público — gerando, assim, mais reconhecimento e autoridade à marca.
No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não basta publicar conteúdos apenas algumas vezes por mês. É importante ter atenção à frequência das postagens e se atentar à qualidade das publicações, sempre considerando o seu canal de divulgação.
Quer saber mais? Então continue a leitura para entender a importância de manter a frequência de postagens em seus perfis. Descubra também qual a periodicidade ideal para as principais redes sociais do momento — e para o seu blog.
Não perca!
O que é frequência de postagem?
Quem acessa as redes sociais ou o site de uma empresa normalmente busca conteúdo de qualidade, certo? Ademais, é normal esperar que elas tenham posts atualizados para se informar e interagir. Por isso, a frequência de postagem é um elemento fundamental da estratégia de blogs e redes sociais.
Ela representa a regularidade com que a companhia publica conteúdos relevantes e de qualidade para seu público. Ao garantir uma frequência de postagens adequada, há mais chances de ampliar o interesse do público pela marca.
Por que postar com frequência?
Como você viu, manter uma frequência de postagem gera maior autoridade à marca, assim como aumenta o alcance da divulgação dos seus serviços ou produtos.
Para entender melhor, coloque-se no papel do usuário e imagine a seguinte situação: você acaba de entrar em um perfil que gosta muito, mas percebe que a última publicação foi há dois meses. O que você sente em relação à marca?
Agora, imagine o contrário: você entra em um perfil do Instagram que gosta bastante e viu que ele fez uma publicação no dia anterior e que acabou de compartilhar uma dica interessante nos stories da rede.
Qual das duas opções passa mais segurança e credibilidade? Provavelmente, aquela que tem maior frequência, já que isso demonstra a preocupação da empresa em passar informações atualizadas e relevantes.
Logo, essas questões ajudam a perceber o grande diferencial de uma boa frequência de publicações. O mesmo se aplica em relação à qualidade dos conteúdos — que é essencial para empresas que desejam ter sucesso na internet.
Outro ponto relevante é que, quando a empresa posta com frequência e o seu público vê e interage com as publicações, as redes sociais tendem a distribuir ainda mais os seus conteúdos no feed desses usuários. E os blogs, por sua vez, costumam ranquear nos mecanismos de busca — como o Google.
Inclusive, há chances de que as suas publicações alcancem outros usuários que ainda não acompanham ou conhecem o seu trabalho. Isso acontece porque as redes — e os mecanismos de busca — valorizam usuários ativos e que postam conteúdos de qualidade.
Como criar um planejamento para suas postagens?
Você já percebeu que é essencial manter uma frequência de postagem nas suas redes e no seu blog. Contudo, para colocar essa estratégia em prática e desenvolver um conteúdo de qualidade, é necessário se planejar.
Entenda como seu público reage nas redes sociais e blogs e quais assuntos geram mais interação. Em seguida, planeje suas publicações semanais e, quem sabe, até mensais, bimestrais ou trimestrais. Dessa maneira, você não ficará desfalcado e terá sempre um conteúdo pronto para publicar.
Ademais, para entender a frequência e os horários ideais para postar no seu perfil, é importante analisar os dados que a própria plataforma utilizada oferece. O Instagram e o Facebook, por exemplo, demonstram gratuitamente quais são os horários com mais interações em sua conta e métricas sobre seu nível de engajamento ao longo dos dias.
Depois de entender melhor em quais momentos você obteve mais retorno por parte do seu público, ficará muito mais fácil desenvolver um planejamento alinhado aos horários de maior engajamento. Assim, suas publicações alcançarão um número cada vez maior de usuários.
Qual é a frequência de postagem ideal para as principais plataformas?
Como você aprendeu, cada plataforma tem suas características e demanda um conteúdo personalizado. Então não basta programar qualquer material e em qualquer quantidade para mostrar presença nas redes sociais e no blog.
É necessário oferecer publicações de qualidade, que chamem a atenção do público e gerem maior destaque e interação em suas redes e no site da sua empresa. Mas, afinal, qual a frequência de postagem ideal para cada plataforma?
Descubra a seguir!
Como a quantidade de posts nas redes sociais varia, publicar um conteúdo por dia no Instagram já é o suficiente. No entanto, é possível realizar até três publicações diárias, desde que elas sejam relevantes. Por outro lado, um número superior a esse pode fazer com que as pessoas deixem de ter interesse.
Como o foco do Instagram está nas imagens, é imprescindível que elas estejam em alta qualidade e demonstrem de maneira coerente o que seu texto está querendo dizer.
Além das publicações diárias no feed, o Instagram ainda permite que os usuários façam os chamados Stories. Trata-se de postagens disponíveis por apenas 24h. Nesses casos, vale utilizar a imaginação, fazendo vídeos, fotos, gifs, stickers, enquetes e outras opções oferecidas pela plataforma.
Lembre-se de que é necessário ter bom senso e não saturar a paciência de seus seguidores. Afinal, você deseja reter usuários, e não encher o Instagram stories com conteúdos que seu público não se interessa. Ainda, existem outros recursos, como os reels, que podem ser utilizados na sua estratégia.
Agora que você entendeu quantas publicações fazer por dia no Instagram, chegou a vez do Facebook. Nesse caso, a recomendação é postar de uma a duas vezes ao dia, a depender da quantidade de curtidas da página.
Contudo, vale a pena entender a dinâmica da plataforma. O ideal é que você poste apenas uma vez por dia caso tenha menos de cerca de 10.000 seguidores em sua página. Isso porque, após realizar a primeira postagem, na próxima, o seu alcance é reduzido, e o número de cliques cai.
Caso você possua mais de 10.000 curtidas, poderá postar de uma a duas vezes ao dia. Entretanto, em ambos os casos o alcance das postagens cai cada vez mais conforme você aumenta o número de postagens, por mais que sejam conteúdos relevantes.
Por esse motivo, grandes marcas optam por publicar apenas uma vez ao dia em suas páginas no Facebook.
No LinkedIn, o ideal é que o foco esteja na qualidade das publicações, não na quantidade. Por se tratar de uma rede de contatos profissionais, é importante desenvolver conteúdos que estejam relacionados com o mercado e que façam sentido para quem está lendo.
Dessa maneira, há mais chances de que os usuários se conectem com a sua marca e acompanhem suas publicações. Lembre-se de que networking é uma ferramenta bastante relevante para as empresas e profissionais do mercado.
Se quiser estar mais presente nessa rede, você pode publicar em todos os dias úteis, totalizando 5 vezes por semana. Caso contrário, poste, pelo menos, uma vez por semana. Também é possível compartilhar artigos do seu blog ou escrever no próprio LinkedIn, por exemplo.
YouTube
O YouTube costuma se diferenciar ainda mais das outras redes por ser uma plataforma de vídeos. Geralmente, esse tipo de conteúdo demanda mais tempo para ser desenvolvido. Por conta disso, a frequência de postagem costuma ser mais espaçada.
O ideal é manter, pelo menos, uma postagem por semana de maneira fixa. Também é interessante estabelecer e informar ao público o dia e até mesmo o horário em que seus vídeos serão publicados.
Dessa maneira, as pessoas poderão acompanhar seus conteúdos de forma frequente e terão o hábito de visitar seu canal no dia e horário definido por você.
A dinâmica do Twitter também é bastante diferente, com posts mais curtos e sucintos. Por isso, o número de postagens tende a ser bem maior — a média ideal varia entre 3 e 5 publicações por dia.
Para tornar seus resultados ainda melhores, é válido investir em hashtags (#), retweetar menções interessantes e interagir com os seus seguidores. Além disso, vale a pena acompanhar os “trending topics” e entender quais assuntos estão em alta. Assim, seu conteúdo poderá ganhar ainda mais destaque na rede.
Blog
Além das redes sociais, os blogs também são plataformas bastante úteis para publicar conteúdos relevantes para seu público. Neles, o mais importante é ser constante e oferecer artigos de qualidade para os leitores, mantendo certa frequência.
Portanto, costuma ser mais interessante postar duas vezes por semana, por exemplo, mas de forma constante, do que publicar diariamente por um período e depois fazer uma longa pausa. Essa aleatoriedade pode dar a impressão de que o blog foi abandonado.
Assim, um leitor que acessa a plataforma durante o período de pausa nas postagens pode ficar com a impressão de que o blog não voltará a ser atualizado. Além disso, a frequência de postagem ajuda a manter o site relevante, o que tende a melhorar o posicionamento no Google e ajudar na captura de novos leads.
Como manter a frequência das postagens dos conteúdos?
Agora que você entende qual a melhor frequência de postagem para cada rede, pode estruturar um planejamento, com agenda de postagens e calendário editorial. Para isso, estude o seu público e entenda como ele se comporta em cada plataforma.
Ademais, você pode contar com o suporte de uma empresa referência na produção de conteúdos educacionais especializados, como a ABContent. Assim, você contará com materiais exclusivos para sua empresa ser encontrada na internet, construir autoridade e encantar os clientes.
Com essas informações, é possível manter uma boa frequência de postagem em suas redes. Para isso, faça testes e busque uma média de conteúdos adequada para o seu negócio e para a sua audiência.
Gostou do artigo? Você costuma seguir essas frequências de postagens e consegue obter bons resultados? Conte aqui nos comentários!