Funil de conversão: o que é, como funciona e como fazer o seu?

Para converter as pessoas que fazem parte do seu público-alvo em clientes, é preciso compreender a sua jornada desde o primeiro contato com a marca até o fechamento do negócio. Para auxiliar nessa tarefa, existe o funil de conversão.

Essa é uma classificação utilizada pelo marketing para direcionar as melhores campanhas. Assim, a estratégia pode ajudar no objetivo de aumentar as vendas. Com o funil, as comunicações se tornam mais efetivas e a empresa pode conduzir os clientes até a concretização da compra.

Quer saber mais sobre o funil de conversão e ver como colocar essa estratégia em prática? Confira a seguir!

O que é e como funciona o funil de conversão?

O funil de conversão é um mapeamento utilizado pelo setor de marketing, que compreende as principais etapas pelas quais um potencial cliente passa até a realização da venda. Uma das maneiras de dividi-lo é em topo, meio e fundo de funil.

Conheça cada uma dessas fases!

Topo do funil

O topo do funil é a etapa da tomada de consciência do potencial cliente sobre o problema. A interação dele com o seu conteúdo pode surgir de alguma dificuldade pontual ou mesmo da curiosidade sobre um tema.

Por exemplo, considere uma empresa que oferece assessoria de investimentos. Na etapa de topo podem estar as pessoas que querem poupar dinheiro, mas não sabem como fazer isso. Ao realizar buscas sobre o tema, o usuário encontra os conteúdos da sua marca falando sobre o assunto.

Desse modo, o topo do funil é o estágio em que surgem mais visitas aos sites, blogs ou redes sociais de empresas. Muitos interessados apenas sanam a curiosidade ou resolvem o problema sem precisar da solução que a empresa oferece, já outras pessoas avançam para a próxima etapa do funil.

Para ajudar nesse avanço em relação à conversão, a estratégia de marketing do topo de funil é mais sutil e não tem uma tentativa direta de fazer venda. O objetivo é manter o interesse da pessoa nos seus conteúdos para que ela chegue ao meio do funil.

Meio do funil

No meio do funil estão as pessoas que já entenderam que têm determinado problema. Elas estudaram mais sobre o assunto e estão em busca de uma solução. Por isso, o marketing nessa etapa direciona mais para o seu produto e menciona a marca — mas com moderação.

No exemplo da assessoria de investimentos, leads no meio do funil são as pessoas que já entenderam que investir é uma forma de solucionar a demanda de poupar dinheiro, por exemplo. Agora, elas buscam formas de colocar esse conhecimento em prática.

Nesse estágio, os visitantes já podem ter demonstrado o interesse na sua empresa fornecendo algum dado para contato. Esses são os leads — que podem receber comunicações específicas enviadas pela empresa para impulsionar a conversão.

Fundo do funil

Por fim, o fundo do funil é a etapa na qual as pessoas já entenderam a solução que precisam e estão caminhando para a decisão de compra. Esse é o momento de demonstrar que a sua marca pode atender a essa necessidade e é a mais vantajosa para o cliente.

Assim, o marketing já pode ser mais direto, apresentando os diferenciais da empresa. Seguindo o exemplo, a assessoria de investimentos pode mostrar mais sobre o serviço que ela oferece e como se destaca no mercado, incentivando a escolha do lead.

Para que serve a classificação?

Após conhecer o conceito, vale destacar que o funil de conversão não é uma estratégia nova. Entretanto, ela tem se tornado cada vez mais importante para uma empresa elevar seus resultados e se manter competitiva.

Com o avanço das tecnologias de informação e comunicação, as campanhas de captação de clientes precisam ser mais personalizadas.

Nesse sentido, o funil tem como propósito conduzir um visitante por conteúdos cada vez mais aprofundados e relacionados à atuação da empresa, até que ele se torne cliente. Considere que essa é uma estratégia focada no longo prazo, para obter resultados duradouros.

A partir do funil, o contato com o público fica mais dinâmico e assertivo, o que aumenta as chances de ter êxito nas vendas. Ao adotar a abordagem certa para os potenciais clientes, o contato se torna mais efetivo e os recursos do marketing são utilizados de maneira mais inteligente.

Outro aspecto importante a respeito do funil de conversão é a possibilidade de medir os resultados. O marketing exige o uso de métricas para entender o impacto das suas ações. Desse modo, a equipe conhece mais sobre a trajetória do cliente e os ajustes necessários na estratégia para impulsionar os resultados.

Como fazer o seu funil de conversão?

Até aqui, você conheceu mais sobre o funil de conversão e a importância dele para as estratégias de marketing. Agora é o momento de saber como colocar esse método em prática.

Confira dicas para fazer o seu funil!

Conheça o público

O primeiro passo para definir o caminho que o seu cliente percorre na experiência com a empresa é contar com dados sobre o processo de vendas. O mapeamento para o funil não é feito por palpites — é preciso ter informações reais para embasar a estratégia.

Defina o tipo de campanha

Ciente da jornada do seu cliente, o próximo passo é definir como as campanhas serão realizadas, sempre de forma alinhada com os dados que foram coletados. Uma estratégia bastante explorada e que oferece ótimos resultados, especialmente na internet, é o marketing de conteúdo.

Ele pode ser desenvolvido em diversos formatos, como blogposts, vídeos, postagens em redes sociais etc. Para tanto, pesquise os canais usados pelo seu público-alvo. Afinal, a melhor forma de se aproximar do seu cliente ideal é conhecendo os meios de comunicação que ele mais utiliza.

Ofereça valor ao público

Para conquistar o seu potencial cliente, é fundamental oferecer um conteúdo de valor que conduza ele entre as etapas do funil de conversão. Se, por exemplo, você criar um blog post que soluciona as dúvidas de um visitante, ele passa a ver a sua empresa de forma positiva.

Agora, imagine que esse visitante procura repetidas vezes por conteúdos relacionados à sua área e você está entre os resultados das pesquisas, sempre com materiais de valor. As chances de a sua marca se tornar a preferência dessa pessoa por ser uma autoridade no mercado são muito maiores.

Agora que você já conhece o funil de conversão e a sua importância para as estratégias de marketing, pode colocar essa ferramenta em prática para melhorar os seus resultados. Assim, é possível se posicionar como referência e aumentar as vendas!

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