Gestão e inovação: 8 ideias para implementar novidades gerindo pessoas

Gestão e inovação são dois pilares para o desempenho positivo e o sucesso de uma empresa. Por esse motivo, é importante que líderes e gestores saibam trabalhar esses dois aspectos de forma eficiente.

Aliar gestão e inovação permite melhorar a criatividade no trabalho, reduzir custos, economizar tempo e ter colaboradores mais engajados. Com isso, os resultados dos negócios tendem a ser potencializados. Mas como integrar adequadamente os dois aspectos em uma empresa?

Tem interesse em saber mais sobre o assunto? Continue acompanhando a leitura e confira 8 ideias para implementar a inovação na gestão de pessoas!

1. Motive os colaboradores e equipes

Quando colaboradores estão desmotivados, eles tendem a perder a criatividade, ser menos produtivos, além de mais resistentes a mudanças. Por essa razão, o ponto de partida para uma estratégia de gestão aliada à inovação é buscar maneiras de motivar os profissionais.

Para a tarefa, é essencial entender o que inspira e impulsiona cada funcionário. Para alguns profissionais, por exemplo, a fonte de inspiração é o reconhecimento ou o desafio. 

Em todo caso, é preciso fazer análises e exercer a empatia para compreender bem os colaboradores. O objetivo é identificar as motivações de cada profissional para agir sobre elas buscando engajamento e inspiração.

2. Faça sessões de brainstorming

Outra medida relevante visando alinhar gestão e inovação é fazer sessões de brainstorming com os colaboradores. O termo em inglês se refere a uma técnica de criatividade em grupo projetada para gerar muitas ideias para uma questão específica.

Quando bem conduzidas, essas sessões atingem metas como:

  • estimular a participação dos funcionários;
  • promover a colaboração entre áreas;
  • gerar soluções criativas para os desafios do negócio.

Para realizar uma sessão de brainstorming adequadamente, é preciso seguir alguns passos. Primeiramente, defina o problema ou desafio. Depois, reúna os participantes e, em seguida, comece a geração de ideias — sem julgamentos nem críticas.

Na sequência, anote todos os insights e selecione os melhores. Por fim, elabore planos de ações com base no que foi discutido e sugerido.

3. Melhore processos

Ao contrário do que alguns líderes e gestores acreditam, a inovação não acontece apenas com grandes ideias ou com o uso de novas tecnologias. Muitas vezes, ela está na melhoria contínua de processos internos da empresa.

Ao otimizar fluxos de trabalho, eliminar gargalos e automatizar tarefas repetitivas, por exemplo, a tendência é liberar tempo para os times. Como consequência, os colaboradores podem focar no que realmente importa: pensar de forma criativa e estratégica.

Junto aos funcionários, procure analisar os processos atuais do negócio. A partir dessa medida, busque identificar oportunidades de melhoria. Além de contribuir para a otimização das operações do negócio, a atitude ajuda a fortalecer o senso de pertencimento dos colaboradores.

4. Adote soluções criativas

Inovar é resolver situações e problemas de maneira diferente — uma questão que exige criatividade. Nesse sentido, é interessante adotar soluções na rotina da empresa que sigam essa premissa.

Alguns exemplos são:

  • gamificação;
  • design sprint;
  • hackathons internos;
  • metodologia lean startup;
  • design thinking.

Essas abordagens ajudam a desafiar o pensamento convencional e a abrir espaço para que ideias diferentes possam surgir e ser testadas. Mesmo que nem todas se tornem soluções ou projetos viáveis, o aprendizado costuma ser valioso, podendo gerar ótimos insights.

Criar um ambiente de inovação e criatividade também é relevante. Logo, procure ter espaços de trabalho inspiradores, que estimulem a curiosidade, a cooperação e a experimentação.

5. Invista no desenvolvimento de colaboradores

Capacitação profissional e inovação caminham lado a lado. Afinal, quando colaboradores têm a chance de expandir seus conhecimentos, eles se tornam mais preparados para lidar com diferentes questões de forma criativa e eficiente.

Portanto, se você busca aliar gestão e inovação, dê atenção ao desenvolvimento de suas equipes. Desse modo, a empresa pode ter profissionais qualificados, que propõem soluções mais inteligentes para variados desafios.

Treinamentos, workshops, cursos online, mentorias e participação em eventos do setor são exemplos de como aplicar essa ideia na prática. Ela também ajuda a mostrar que a empresa valoriza o crescimento individual e coletivo — o que costuma aumentar a motivação, a satisfação e o engajamento de colaboradores.

6. Crie uma cultura de inovação

O trabalho de gestão e inovação não deve ser pontual. Para obter resultados efetivos unindo esses dois pilares, é preciso criar uma cultura organizacional voltada à criatividade, experimentação e colaboração.

Então procure construir um ambiente de trabalho no qual inovar faça parte da rotina. Cabe ressaltar que essa cultura deve começar pela liderança. Os líderes devem dar o exemplo, testar ideias, compartilhar aprendizados, além de incentivar e valorizar quem arrisca e pensa fora da caixa. 

7. Incentive a troca de feedback

Como parte do trabalho de gestão de pessoas, é primordial ouvir o que elas têm a dizer. Assim, há como entender melhor o que funciona e o que precisa ser ajustado — inclusive, em relação à capacidade de inovação do negócio.

Por esse motivo, incentive a troca de feedback entre todos da empresa. Desse modo, colaboradores podem alinhar melhor as expectativas, corrigir rotas e fortalecer vínculos. Em uma cultura inovadora, a prática é vista como uma oportunidade de evolução — não apenas como uma forma de crítica.

Vale observar que o objetivo não é somente promover avaliações formais. Na verdade, a ideia é incentivar feedbacks constantes e construtivos entre colegas, líderes e equipes. Com isso, é possível criar um ambiente mais transparente e receptivo a mudanças.

8. Reconheça e recompense quem inova

Uma gestão que reconhece boas ideias e recompensa atitudes inovadoras auxilia a fortalecer e a incentivar esse tipo de abordagem no negócio. Logo, essa é mais uma estratégia para você considerar na empresa em que atua.

Seja por meio de elogios públicos, prêmios ou bônus, o reconhecimento e a recompensa ajudam a reforçar o comportamento que se deseja incentivar. Eles mostram que a inovação é valorizada no negócio.

Com as informações deste conteúdo, você conferiu 8 ideias para implementar novidades e maior eficiência em uma empresa aliando gestão e inovação. Agora, é hora de colocar em prática o que aprendeu para buscar os resultados.

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