Gestão por resultados: por que adotar essa estratégia nos negócios? 

O mundo dos negócios está constantemente se atualizando, com tendências surgindo e concorrentes aparecendo. Por isso, adotar uma gestão por resultados pode ser valioso para uma empresa conseguir alcançar suas metas. 

Essa abordagem pode trazer mais clareza e eficiência para a rotina diária — contribuindo com a produtividade da equipe. Entretanto, para adotá-lo mais estrategicamente, é fundamental saber como esse tipo de gestão funciona. 

Neste artigo, você entenderá o que é a gestão por resultados e porque adotar essa estratégia nos negócios.

Não deixe de conferir!

O que é gestão por resultados? 

A gestão por resultados é um método de gerenciamento centrado no alcance das metas da empresa. O conceito foi criado em 1950 e o seu idealizador foi Peter Drucker, que está entre os principais nomes da administração moderna.

Drucker batizou a estratégia de management by objectives (MBO). O foco da abordagem era o foco da rotina fosse nos objetivos que a empresa traçou — e não necessariamente em processos internos. 

Nesse caso, as metas são tanto para a empresa como um todo quanto para cada setor. Além dos objetivos, são definidos os prazos para alcançá-los. Com isso, é possível trazer mais clareza para os colaboradores e sinergia para a organização. 

Como ela funciona?

O funcionamento da gestão por resultados conta com diferentes etapas. A primeira é definir metas claras e específicas. Elas devem ser mensuráveis, alcançáveis, relevantes e terem prazos determinados.

Cada setor pode ter suas próprias metas, mas elas precisam conversar com os objetivos macro da empresa. Uma vez que elas sejam estabelecidas, é necessário criar indicadores de desempenho, como os key performance indicators (KPIs), que meçam o progresso.

A partir da definição desses aspectos, a rotina da empresa passa a ser guiada com foco na realização das metas. Dessa maneira, eventuais processos que atrasem ou não façam mais sentido podem ser alterados com objetivo de gerar mais eficiência.

Além disso, outra etapa essencial no funcionamento da gestão por resultados envolve os dados. Eles devem ser coletados e analisados regularmente para avaliar se houve avanço em direção aos objetivos ou se é necessário adotar novas estratégias para alcançá-los.

Por que adotar essa estratégia nos negócios?

Agora que você entendeu o que é e como funciona a gestão por resultados, vale a pena saber os motivos para adotá-la nos negócios. 

Veja quais são eles!

Mais eficiência e alinhamento na rotina

A gestão por resultados ajuda a garantir que as ações e atividades da organização estejam alinhadas com os objetivos estratégicos. Isso mantém a companhia focada em metas relevantes e evita a dispersão de esforços.

Ademais, pensar e trabalhar como uma equipe é fundamental para manter um ambiente com colaboradores que buscam vencer os obstáculos juntos. Logo, ter objetivos e metas que sejam voltados à equipe pode ser fundamental para integrar os funcionários. 

A integração de diferentes setores também é válida. Afinal, uma empresa é um ecossistema em que todos precisam estar juntos e caminhando na mesma direção. Ainda, ao comunicar resultados e metas de maneira transparente, a organização promove a confiança.

Aumento na produtividade da equipe

Os colaboradores são peça-chave na realização dos objetivos da empresa. Nesse sentido, estabelecer metas específicas e mensuráveis ajuda a equipe a manter a equipe centrada no que precisa ser realizado.

Isso acontece porque a gestão por resultados pode dar fim ao microgerenciamento. Então o funcionário poderá ter mais autonomia para a execução de tarefas, desenvolvendo sentimento de dono — o que tende a ser positivo para produtividade.

Com um planejamento estratégico que delimite objetivos com datas, sendo elas com curto, médio e longo prazo, há clareza de metas a serem buscadas. Afinal, existe uma linha de chegada que pode ser um incentivo poderoso para cada colaborador.

Melhor processo de análise de desempenho

Como você viu, a gestão por resultados cria um ambiente de responsabilidade, em que os membros da equipe são responsáveis por contribuir para o alcance das metas. Logo, isso também significa que a performance da equipe será baseada nos objetivos.

A coleta de dados e a medição do desempenho fornecem informações valiosas sobre o progresso em direção às metas e a performance do time. A partir disso, é possível para o próprio grupo identificar áreas de baixo desempenho e tomar medidas para melhorar.

Crescimento da empresa

A gestão por resultados também pode ser um motor para promover o crescimento da empresa. Ela direciona a atenção para metas, garantindo que todos os esforços estejam alinhados com a visão de desenvolvimento da organização. 

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