A inteligência artificial (IA) é um dos campos da tecnologia que mais registrou avanços ao longo dos últimos anos, de agentes autônomos à IA generativa. Inclusive, essa segunda ganhou espaço na rotina de diversos profissionais e empresas.
A razão é que a IA generativa consegue atender a comandos e gerar respostas em diversos formatos, como texto, vídeo ou imagem. Entretanto, depender dela em sua estratégia de marketing de conteúdo não costuma ser o melhor caminho para ter resultados.
Quer entender o motivo disso? Neste artigo, você verá como funciona a IA generativa, quais são os motivos para não a usar em sua estratégia de conteúdo e como agregar valor para sua audiência.
Acompanhe!
O que é IA generativa?
A IA generativa, como o nome sugere, é uma tecnologia que permite à inteligência artificial criar conteúdos de forma autônoma. Diferentemente das IAs tradicionais, que geralmente analisam e classificam informações, as IAs generativas conseguem produzir uma resposta nova.
O processo depende dos comandos dados pelo usuário, chamados de prompts. Para compreender melhor, imagine que você queira publicar uma imagem no Instagram da empresa e precise de uma legenda.
Com a IA generativa, você pode explicar como é esse post e como deseja que seja a legenda. Em poucos segundos, a inteligência artificial gera um conteúdo com base naquele comando.
Além de textos, as IAs criam imagens, logos, vídeos e códigos. A tecnologia da inteligência artificial generativa funciona com base em modelos treinados com grandes volumes de dados, como livros, sites, imagens e outros tipos de conteúdo.
Os sistemas aprendem padrões a partir dessas informações e os replicam em respostas que tentam simular a inteligência humana. O diferencial é a velocidade, já que a IA pode gerar em segundos o que uma pessoa poderia levar horas para fazer.
Por que NÃO usar IA generativa para escrever conteúdo?
Como visto, a IA generativa é uma tecnologia com um potencial significativo — principalmente no marketing. Mas será que vale a pena usá-la para escrever seus conteúdos?
Entenda os motivos que fazem com que essa decisão não seja a melhor para sua estratégia!
Falta de originalidade
A originalidade do conteúdo é um dos elementos mais importantes em seu planejamento de marketing. É por meio dela que uma empresa consegue se conectar melhor com seu público e ganhar credibilidade.
Nesse sentido, uma das principais desvantagens de depender da IA generativa para o conteúdo é o risco de perder sua originalidade. O motivo é que os materiais que esses sistemas produzem tendem a ser genéricos, especialmente se não houver uma curadoria humana.
Como você viu, a inteligência artificial gera o conteúdo a partir da sua base de dados — ou seja, informações que já existem. Logo, na hora de criar o conteúdo que você pediu, ela apenas repete os padrões vistos nos demais materiais da internet.
O resultado até pode parecer funcional e bem escrito em um primeiro momento, mas provavelmente não terá um elemento novo, surpreendente ou com personalidade. Isso significa que seu conteúdo dificilmente se diferenciará de outros.
Ausência de empatia e conexão com o público
Assim como acontece com a originalidade, os conteúdos de IA generativa normalmente carecem de empatia e elementos de conexão com seu público. Apesar da capacidade de análise de dados, os modelos de inteligência artificial não captam nuances do discurso humano.
Tenha em mente que a IA não conhece sua persona, não viveu os desafios do seu cliente e não sabe como é estar do outro lado da tela. Consequentemente, ela tende a produzir conteúdos mais neutros, genéricos — às vezes, frios.
Desse modo, a qualidade dos prompts pode contribuir para aprimorar as respostas, mas dificilmente se equipara ao potencial humano.
Vale destacar que um conteúdo empático mostra que a marca compreende a dor, a dúvida, o desejo ou a frustração do leitor. Quando sua audiência se conecta com um material, ela fica mais propensa a compartilhar ou ler outras publicações, por exemplo.
Risco de erros e imprecisões
Você também não deve usar a IA generativa por conta dos riscos de erros e imprecisões no conteúdo. A inteligência artificial não tem entendimento real do que escreve. Ela não verifica fatos nem consulta fontes confiáveis em tempo real ou compreende o contexto como um ser humano.
Portanto, a inteligência artificial pode cometer deslizes como:
- compartilhar informações erradas ou desatualizadas;
- misturar fatos com interpretações equivocadas;
- inventar nomes, datas, citações ou estatísticas.
Esse problema tem até um nome: alucinações de IA. No marketing de conteúdo, errar na hora de apresentar informações traz o risco de impactar sua credibilidade, comprometendo a imagem da marca e afetando a confiança do público.
Penalizações do Google
Por fim, outro motivo para não escrever conteúdo com IA generativa é o risco de ser penalizado pelo Google. Afinal, o foco do motor de busca é mostrar para o usuário conteúdos de valor, que respondam à pergunta feita ou atendam ao objetivo da busca.
Isso não significa que usar a IA necessariamente gere uma punição. Porém, se o conteúdo for genérico e raso, sem atender aos critérios de qualidade do Google, a tendência é que ele performe mal — e a autoridade do site sinta esses impactos negativos.
Como agregar valor para a audiência com seu conteúdo?
Agregar valor para seu público com conteúdo não se limita à qualidade da sua escrita. Para começar, você precisa conhecer as dores, os desejos, as dúvidas e os obstáculos da sua audiência.
Após entender a pessoa que você quer atingir, o próximo passo é entregar um conteúdo útil. Para tanto, busque outros materiais na internet, como os que seus concorrentes produzem, para ver como você pode entregar um conteúdo mais completo e original para o leitor.
Para criar conexão, você tem a opção de usar exemplos do dia a dia, contar histórias curtas, fazer analogias que auxiliam a visualizar o conceito explicado, entre outras ações. O tom deve considerar as preferências do seu público-alvo.
Saiba que o marketing de conteúdo se destaca pelo seu potencial de gerar resultados no longo prazo. Publicar materiais ricos consistentemente contribui para aumentar a autoridade de um site e melhorar a credibilidade da marca.
Logo, conteúdos de qualidade tendem a se manter em destaque em buscadores como o Google por muito tempo. Isso aumenta sua visibilidade, reduz os custos de aquisição de clientes e cria uma vantagem competitiva relevante diante da sua concorrência.
Neste conteúdo, você viu que a IA generativa tem características interessantes, mas depender dela em sua estratégia de marketing não costuma ser o caminho mais vantajoso. Portanto, mesmo com seu potencial, ela não substitui a criatividade humana.
Quer levar sua estratégia de conteúdo para o próximo patamar e impactar positivamente sua audiência? Saiba como nós, da ABContent, podemos ajudar!