O marketing de conteúdo possui diversas estratégias para criar engajamento e conquistar a conversão de clientes. Uma das ferramentas utilizadas é a newsletter, que pode ser colocada em prática com uma espécie de modelo ou ser personalizada para a empresa.

Nesse sentido, entender como funciona a newsletter e como utilizar essa estratégia é relevante para conseguir aplicar as melhores técnicas. Dessa forma, você poderá colher resultados mais positivos para o negócio.

Quer saber mais sobre o modelo de newsletter e ele funciona? Então continue a leitura deste conteúdo!

O que é uma newsletter?

As newsletters também podem ser chamadas de boletins informativos. Elas são uma maneira de se comunicar com o usuário de forma recorrente via e-mails enviados automaticamente. Os destinatários podem ser clientes da empresa, possíveis consumidores, colaboradores e outros interessados.

Essa comunicação não é, necessariamente, sobre os produtos e serviços vendidos ou realizados pela empresa. Geralmente, as newsletters também trazem notícias, atualizações e conteúdos produzidos pelo negócio.

Além disso, a newsletter precisa ter uma frequência definida. Desse modo, o destinatário é nutrido recorrentemente com os e-mails enviados. Mas tenha atenção: os boletins não devem se tornar um spam incômodo.

Lembre-se de que a ideia da newsletter é enviar conteúdos relevantes ligados ao negócio para as pessoas determinadas. Inclusive, é importante disponibilizar um cadastro prévio, informando que o destinatário realmente deseja receber os e-mails com os boletins da empresa.

Para que ela serve?

Você já viu o que é uma newsletter. Mas você sabe para que serve essa estratégia de marketing digital e de e-mail marketing? Essa pergunta é bastante comum, tendo em vista que a newsletter não é necessariamente um canal de venda ou de apresentação de produtos.

Nesse contexto, a finalidade da ferramenta é criar um relacionamento mais próximo com as pessoas que recebem os e-mails. Dessa forma, a empresa é lembrada e mantém a sua marca em vista dos destinatários.

Como resultado, você consegue despertar a atenção do público e realizar outras conversões. Entre elas, estão o acesso ao blog — e consequentemente ao site da empresa — e o interesse em assuntos relacionados aos seus produtos e serviços.

Nutrindo os destinatários com informações relacionadas ao tema da empresa, eles começam a se interessar pela compra. Portanto, a finalidade principal da newsletter é proporcionar um contato frequente com o negócio.

Quais são as vantagens de ter uma newsletter no seu negócio?

Como toda estratégia de marketing digital, a empresa precisa conduzir um planejamento e terá custos com a newsletter. Então é comum ter dúvidas sobre quais são as vantagens de adotar essa ferramenta no seu negócio.

Confira a seguir os principais benefícios!

Manter o nome da empresa relevante

Ao adotar uma estratégia de newsletter, você consegue manter o nome da sua empresa relevante para seus clientes e possíveis leads. Então a estratégia traz benefícios importantes para a marca e para as vendas.

Quando os consumidores precisarem de um serviço ou produto que a sua empresa comercializa, com certeza eles se lembrarão da sua marca. Isso tem a ver com a frase “quem não é visto não é lembrado”.

Afinal, se sua marca está presente na rotina dos clientes por meio da newsletter, eles terão a empresa na memória — mesmo que inconscientemente. Logo, o nome da companhia mantém a relevância e estará relacionado aos produtos e serviços oferecidos.

Promover indiretamente os produtos e serviços

Além de ter o nome lembrado e criar um relacionamento, a newsletter traz uma promoção dos seus produtos e serviços. Como você viu, isso pode acontecer de uma forma indireta ou direta em relação à atividade final do seu negócio.

Mas como isso ocorre? Ao receber os e-mails, o leitor começa a acompanhar postagens, dicas e o blog da empresa. Assim, ele percebe que a companhia tem conhecimento sobre o assunto tratado e experiência naquela área.

Isso cria um ciclo de confiança com os leitores, já que eles desejam contar com negócios seguros e competentes. Dessa forma, ainda que não haja uma divulgação direta, o cliente confiará na expertise do seu negócio.

Vale a pena aplicar um modelo pronto de newsletter?

As newsletters são enviadas e editadas conforme as necessidades e expectativas do negócio. Por isso, existem alguns pontos que devem ser considerados: o conteúdo, a apresentação e a capacidade de gerar atenção.

É comum que gestores busquem modelos prontos na internet para utilizá-los como uma maneira de reduzir custos e facilitar o processo de produção dos boletins. No entanto, essa não é uma estratégia recomendada para manter a sua newsletter.

Lembre-se de que uma das principais finalidades desse boletim é criar um relacionamento com os leitores e chamar atenção. Ao utilizar um modelo pronto, não há destaque para a sua empresa nem a criação de uma identidade.

Com isso, os leitores percebem a automatização e a falta de cuidado na produção, tratando a newsletter como mais um spam genérico. Logo, sempre procure montar sua própria newsletter, de maneira reconhecível e voltada para o seu negócio.

Como montar a sua própria newsletter?

Como você percebeu, a newsletter é uma ferramenta importante para o seu marketing e traz diversos benefícios. Como adotar modelos prontos pode não ser uma boa ideia, é preciso saber como montar o seu próprio conteúdo.

O primeiro passo para isso é definir seus objetivos com o marketing de conteúdo e verificar se a newsletter consegue ajudar a alcançá-los. Então avalie se o boletim enviado por e-mail alcançará o público que você deseja e cumprirá suas metas.

Em caso positivo, uma dica fundamental para montar sua newsletter é contratar uma empresa especializada na produção de conteúdo, como a ABContent. Com profissionais qualificados, você terá mais personalização nas newsletters e mais alinhamento na estratégia.

Assim, será mais fácil direcionar os e-mails da melhor forma, evitando modelos genéricos para engajar mais pessoas. Com isso, sua empresa conseguirá potencializar os resultados e pode se tornar uma marca de referência em sua área.

Conseguiu entender o que é essa ferramenta e por que adotar modelos de newsletter pode não ser uma boa alternativa? Então não deixe de contar com uma empresa de produção de conteúdo capaz de aumentar o sucesso do seu negócio!

Ficou interessado em aprender como a produção de conteúdo pode gerar valor aos seus clientes? Fale com a ABContent!