Inteligência artificial generativa: 9 vantagens e riscos para o marketing

A inteligência artificial generativa (IA generativa) é uma tecnologia avançada capaz de criar conteúdos como textos, imagens, vídeos e músicas. A geração desses materiais é feita a partir de dados e padrões que a ferramenta aprende. 

Assim, a IA pode ser usada em diversos setores e tarefas, como desenvolvimento de chatbots, produção de conteúdos e design de produtos. Mas será que as empresas conseguem mesmo otimizar processos e melhorar a eficiência em áreas que envolvem criação?

Se você quer descobrir se vale a pena utilizar a IA generativa para a sua estratégia de marketing digital, confira 9 vantagens e riscos de usar a ferramenta!

1. Fácil acesso 

As ferramentas de IA generativa possibilitam que qualquer pessoa, independentemente do nível de conhecimento técnico, crie conteúdos como textos, imagens e vídeos. A razão é que elas geralmente apresentam interfaces intuitivas e fáceis de lidar.

Essa característica torna a IA acessível para quem busca otimizar a produção de conteúdo. Isso é feito sem precisar de habilidades avançadas em programação ou design gráfico, por exemplo.

2. Baixo custo 

Tradicionalmente, a produção de conteúdo realizada por profissionais exige um investimento. Afinal, ela envolve diversas etapas — como pesquisa, planejamento, redação e revisão — e a colaboração de diversos profissionais envolvidos, como redatores, revisores, designers e outros. 

Além disso, o trabalho dessas pessoas é fundamentado em experiência, conhecimento especializado e tempo dedicado, justificando o valor mais elevado da produção. Porém, ao utilizar uma IA generativa, as empresas conseguem gerar conteúdos com um custo mais acessível.

O motivo é que a automação elimina parte do esforço manual e do tempo de trabalho dedicado — já que a ferramenta consegue produzir conteúdo sem a necessidade de uma equipe extensa.

 3. Otimização de tempo e esforço

O uso de inteligência artificial generativa permite que tarefas que normalmente exigem um número maior de profissionais e etapas sejam realizadas de maneira mais rápida. Assim, ela contribui para reduzir o tempo necessário para produzir materiais, em comparação com métodos tradicionais. 

No entanto, vale ressaltar que o tempo e o esforço variam dependendo da complexidade do conteúdo a ser gerado e da personalização exigida. Materiais que exigem aprofundamento ou ajustes para se alinhar à identidade de uma marca tendem a exigir mais trabalho do profissional encarregado do uso da IA.

4. Baixa qualidade do material

Ainda que as ferramentas de IA generativa sejam eficazes em gerar textos e imagens rapidamente, a qualidade do material fica comprometida. Por exemplo, artigos podem não ter coesão e contextualização adequadas, causando danos à fluidez e compreensão do conteúdo.

Logo, há chance de o material gerado não atingir o objetivo de engajar ou de transmitir a mensagem ao público. Ademais, o ranqueamento da página costuma ser prejudicado, já que motores de busca priorizam conteúdos que oferecem valor real ao usuário — o que não ocorre com materiais de baixa qualidade.

5. Informações incorretas

Como a IA aprende com os dados aos quais é exposta, há o risco de que o conteúdo gerado apresente falhas factuais e interpretações imprecisas. Ainda, ela pode apresentar visões tendenciosas presentes nessas informações. 

Por exemplo, se a IA for alimentada predominantemente com fontes que abordam um único lado de um tema, ela tende a gerar textos que reforçam essa visão. Nesse caso, existe a possibilidade de a ferramenta não considerar outros ângulos ou dados relevantes, comprometendo a qualidade e a atualização do material produzido.

6. Ausência de exclusividade

Como muitas plataformas de IA se baseiam em modelos pré-configurados e em grandes bases de dados compartilhadas, o material gerado não é único. Desse modo, o conteúdo apresenta poucas características diferenciadoras daqueles já publicados, podendo ser considerado plágio.

Mais um risco é o de o texto não estar totalmente alinhado com a marca e seu público-alvo. Embora as ferramentas de IA sejam capazes de gerar materiais com base em parâmetros fornecidos, elas não conseguem capturar nuances da cultura da marca ou do público. 

A característica pode resultar em campanhas que não comunicam os valores da empresa ou que falham em criar uma conexão autêntica com os consumidores. Consequentemente, o uso de IA tende a comprometer a personalização necessária para fortalecer o relacionamento com o público.

7. Falta de humanização

A humanização do conteúdo permite estabelecer conexões genuínas com a audiência. A razão é que os usuários respondem de forma mais positiva a materiais que parecem autênticos e empáticos, que falam diretamente às suas necessidades e emoções.

Saiba que a IA não possui a capacidade de entender ou criar empatia para gerar uma conexão emocional com os usuários. Portanto, embora possa produzir conteúdos com boa estrutura, a ferramenta não consegue transmitir as emoções necessárias para engajar o público como um ser humano faria.

8. Perda de tráfego orgânico

Apesar de o Google não proibir o uso de IA para criar conteúdo, ele utiliza tecnologias para detectar materiais automatizados e garantir que os padrões de qualidade sejam mantidos. O objetivo é evitar práticas abusivas.

Entre essas ações estão a criação em massa de materiais superficiais ou que visam manipular os algoritmos, sem realmente atender às demandas dos usuários. Por consequência, se o conteúdo gerado por IA não for relevante para o público, ele pode não obter o tráfego esperado nos resultados de busca.

9. Reputação prejudicada

No marketing de conteúdo, a confiança é fundamental para estabelecer a empresa como uma autoridade no setor. Se o material produzido por inteligência artificial não atender às expectativas de qualidade ou relevância, essa autoridade é comprometida e a estratégia é prejudicada. 

Tenha em mente que conteúdos de baixa qualidade ou duvidosos podem gerar uma percepção negativa da marca pelos usuários, que passam a enxergá-la como uma fonte não confiável ou desatualizada. O resultado é o afastamento, em vez da atração e do engajamento do público.

Ao analisar as vantagens e riscos, você pode perceber que o uso da inteligência artificial ​​para gerar conteúdo pode prejudicar a estratégia de marketing no longo prazo. Nesse sentido, delegar essa responsabilidade a uma equipe especializada, como a da ABContent, tende a assegurar resultados mais alinhados aos seus objetivos.

Temos experiência e qualificação para criar materiais autênticos, relevantes e de alta qualidade. Dessa forma, você consegue fortalecer a autoridade da sua marca e conquistar a confiança dos consumidores.

Neste artigo, você descobriu 9 vantagens e riscos de usar a inteligência artificial generativa na sua estratégia de marketing. Avalie suas necessidades para entender como fazer a produção de conteúdo de qualidade trazer os resultados que você espera, gerando mais conversões para sua empresa.

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