A performance de uma empresa, muitas vezes, depende da atuação dos seus líderes. Mas você sabia que, quando existe uma liderança transformacional na operação, é comum que as organizações tenham um desempenho mais satisfatório e se aproximem dos seus objetivos de crescimento?
Isso acontece porque os líderes podem servir como um modelo para o restante da equipe, mantendo o engajamento e a produtividade do time. Entretanto, apesar da importância, a aplicação da liderança transformacional na rotina é um tópico que pode gerar dúvidas — é o seu caso?
Acompanhe a leitura deste conteúdo para entender o que é a liderança transformacional, as suas vantagens e como aplicá-la na empresa!
O que é liderança transformacional?
A liderança transformacional é um estilo de gestão de equipe que se caracteriza pelo papel inspirador e motivador que os líderes assumem. O objetivo é se afastar de modelos hierárquicos tradicionais, em que o chefe é uma figura distante e, em muitos casos, intimidadora para o time.
Em empresas que adotam a liderança transformacional, o líder busca caminhos para manter a equipe motivada. Em vez de criar um cenário estressante e ameaçador, ele visa estimular o desenvolvimento do time por meio da criação de um ambiente saudável.
Nesse sentido, o desenvolvimento da liderança surge a partir dos seguintes pilares:
- influência idealizada: os líderes são exemplos. A sua forma de atuação, seguindo princípios éticos e com valores positivos, é o caminho para gerar confiança na equipe;
- motivação inspiradora: na liderança transformacional, o líder deve buscar estratégias para manter a equipe motivada;
- estímulo intelectual: os líderes precisam extrair o melhor dos colaboradores, abrindo espaço para novas ideias e visões;
- consideração individualizada: é preciso ter atenção com o time e com cada membro individualmente, para compreender o seu momento e contexto.
Vale salientar que o conceito de liderança transformacional não é uma novidade no universo corporativo. Ele foi idealizado por pensadores nos anos 1970, em obras como “Rebel Leadership: Commitment and Charisma in a Revolutionary Process”, de James V. Downton, e “Leadership”, de James MacGregor Burns.
Anos mais tarde, o autor Bernard M. Bass se aprofundou mais na temática com o livro “Leadership and Performance”. Na obra, o pesquisador destaca o papel do líder transformacional na rotina de uma empresa e traz os 4 pilares que apresentamos.
Quais as vantagens da liderança transformacional para a empresa?
Agora que você entendeu o conceito de liderança transformacional, é hora de saber as vantagens que ela pode trazer para a rotina de empresas.
Confira os principais benefícios!
Aumento da produtividade
Primeiramente, a liderança transformacional contribui para o aumento da produtividade da equipe. Isso acontece porque os líderes trabalham para criar uma atmosfera saudável para os colaboradores atingirem o máximo desempenho.
Nesse sentido, quando o time se sente motivado e feliz em um ambiente, é natural que os funcionários possam se tornar mais proativos e eficientes. Com o tempo, a empresa ganha em produtividade.
Engajamento dos funcionários
Outro ponto positivo é o engajamento dos funcionários. Pelo fato de a equipe enxergar potencial no negócio e se sentir individualmente valorizada pela liderança, os colaboradores podem se conectar melhor com os valores e os propósitos da empresa.
Desse modo, além de focarem na realização do seu trabalho, eles tendem a dar atenção para outros detalhes na rotina do negócio. Essa cultura organizacional positiva é baseada em confiança, respeito e cooperação, que são fundamentais para o crescimento empresarial.
Retenção de talentos
A liderança transformacional também é vantajosa para a retenção de talentos. Afinal, colaboradores felizes e valorizados em seu local de trabalho tendem a visualizar a permanência na empresa como um dos seus objetivos.
Ou seja, esse profissional pode não buscar outras posições em concorrentes ou aceitar convites para novos trabalhos. Logo, a empresa reduzirá a rotatividade e os custos relacionados à contratação. Nesse cenário, ela ainda tende a se tornar mais atrativa para outros profissionais.
Como aplicar a liderança transformacional na empresa?
Como você viu, a liderança transformacional assume papéis de destaque na rotina de uma empresa. Mas como é possível aplicá-la?
Confira dicas que podem ajudá-lo!
Tenha uma visão inspiradora
A aplicação da liderança transformacional na rotina da empresa começa com a visão inspiradora do negócio. A organização precisa ter uma missão clara para sua operação e objetivos bem definidos para o futuro.
A visão inspiradora será o motor motivacional para a equipe. Assim, os líderes devem se sentir parte de um propósito maior do que apenas o trabalho de rotina para transmitir esse sentimento aos demais colaboradores.
Estabeleça metas
Também é preciso ter metas claras. Além dos objetivos de longo prazo para a empresa, é interessante dividi-los em etapas menores e desafiadoras. A segmentação encoraja a equipe a pensar de maneira criativa e a buscar soluções inovadoras para problemas.
Tenha em mente que desdobrar objetivos maiores em metas de curto prazo é mais um ponto importante para manter a equipe motivada. Afinal, os colaboradores verão que os esforços diários estão gerando resultados para o futuro — mesmo que pareçam pequenos.
Engaje a equipe
Em conjunto com as metas, aplicar a liderança transformacional passa pelo engajamento da equipe. Para essa tarefa, incentive a participação em debates sobre processos, melhorias e decisões, promovendo um ambiente no qual o time se sinta e seja realmente valorizado.
Também pense na individualidade de cada colaborador. Por exemplo, é comum que profissionais falantes tenham mais destaque na rotina — mas isso não significa que pessoas mais tímidas e retraídas tenham menos potencial para contribuir com o desenvolvimento da empresa.
Portanto, o líder transformacional deve conhecer as particularidades e as habilidades de cada colaborador. Desse modo, ele poderá manter a motivação e o engajamento sem criar um ambiente desconfortável.
Dê o exemplo
Por fim, uma frase que pode ilustrar a liderança transformacional é “lead by example” — ou lidere pelo exemplo. Ela destaca a importância de os líderes servirem como modelo para a equipe.
Ou seja, a liderança transformacional não deve ficar apenas no campo das ideias. Os líderes devem seguir as ações que promovem para os funcionários se sentirem motivados a fazer o mesmo.
Como você acompanhou, a aplicação de uma liderança transformacional é um dos caminhos para empresas que buscam melhorar a produtividade na sua rotina. Afinal, quando o líder se torna uma referência — e não uma figura distante —, ele pode motivar os funcionários.
Gostou do que aprendeu com esta leitura? Aproveite para compartilhar o conteúdo nas suas redes sociais!