Se você investe em estratégias de marketing digital, saiba que é essencial compreender o significado e a importância do lifetime value. Isso porque o indicador, também conhecido apenas como LTV, ajuda a analisar e a projetar a saúde financeira do seu negócio.
Graças a ele, você consegue ter uma visão mais clara a respeito das finanças da sua empresa e pode usá-lo para tomar decisões mais embasadas. Afinal, por meio dele, é possível entender o quanto cada cliente gera para o negócio.
Quer descobrir o significado de lifetime value, como é o seu funcionamento e por que ele é importante? Continue acompanhando a leitura e saiba mais!
Qual é o significado de lifetime value?
O lifetime value é um tipo de indicador de marketing. Ele tem como função estimar a receita média que um cliente gerará ao longo de sua vida como comprador. Ou seja, esse é um cálculo que permite analisar a capacidade de um negócio gerar resultados durante determinado período.
Com isso, além de ter uma visão mais clara a respeito da saúde financeira do seu empreendimento, é possível avaliar:
- a recorrência de vendas;
- a capacidade da empresa em fidelizar clientes;
- o perfil do seu público;
- o retorno que o seu negócio tem ao investir em publicidade;
- quanto tempo um cliente permanece com sua empresa.
Um LTV maior, portanto, pode significar que sua empresa é capaz de fortalecer o relacionamento com o público, reduzindo os custos de aquisição de clientes (CAC) e de conversão. Além disso, ele pode ser um indicador relacionado a um aumento da lucratividade e da competitividade do negócio.
Como o indicador LTV funciona?
Agora que você já sabe o significado de lifetime value, é hora de entender na prática como esse indicador funciona. Logo, a ideia é compreender como calculá-lo.
Para isso, é necessário ter três informações básicas para, depois, utilizá-las na construção da fórmula do LTV. São elas:
- ticket médio, que se refere à média de valor que um cliente gasta em uma compra;
- média de compras feitas por esse cliente por ano;
- tempo de permanência, ou seja, o período médio que o cliente permanece comprando na sua empresa (em anos).
Contudo, se o tempo de permanência dos seus clientes for inferior a um ano, você pode desconsiderar essa terceira métrica. Nesse caso, você utilizará apenas as duas primeiras para fazer o cálculo.
A partir desses dados, é possível montar a fórmula do LTV e calcular qual o lifetime value do seu negócio. Para isso, considere usar a seguinte fórmula:
LTV = ticket médio x média de compras x tempo de permanência
Exemplo prático de como calcular o LTV
Para tornar o entendimento sobre esse indicador mais simples, vale usar um exemplo do cálculo do LTV. Nesse caso, imagine que o ticket médio dos clientes na sua empresa seja de R$ 300,00. A média de compras por cliente é de 15 pedidos por ano e o tempo de permanência é de três anos.
Sendo assim, fazendo o cálculo (LTV = 300 x 15 x 3), o resultado do lifetime value da sua empresa será de R$ 13.500,00. Ou seja, esse é o valor médio que o seu negócio recebe durante o tempo que um cliente se relaciona com a sua marca.
Nesse cálculo em específico, é considerado o tempo de permanência de três anos. Porém, se o período fosse inferior a um ano, o LTV seria de R$ 4.500,00 (300 x 15).
Portanto, investir em ações e estratégias para manter os clientes por mais tempo na sua base é essencial para aumentar o lifetime value do negócio.
Como manter o LTV saudável?
Após saber o que é o lifetime value e qual a fórmula para calculá-lo, vale a pena conhecer algumas dicas e estratégias para obter bons resultados com esse indicador.
Veja as dicas a seguir!
Foque na experiência do cliente
Quando um cliente é bem atendido, ouvido e valorizado por uma companhia, ele se sente mais feliz e satisfeito. Consequentemente, são maiores as chances desse cliente fechar mais negócios e manter um relacionamento mais duradouro com a empresa.
Por isso, se você quer manter o LTV da sua companhia saudável, foque em fornecer sempre a melhor experiência possível aos seus consumidores. Entenda quais são as dores, vontades e necessidades que eles têm e busque estreitar laços, criar um relacionamento mais próximo, humano e amigável.
Inclusive, vale a pena considerar a implementação de uma área de customer success, caso você ainda não possua.
Invista em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias para atrair, engajar e fidelizar consumidores. Afinal, por meio dele, a sua empresa pode trabalhar conteúdos ricos, úteis, relevantes, estratégicos e de qualidade para atrair e fidelizar clientes.
Como consequência, além de gerar mais valor, você pode cultivar um relacionamento mais próximo com os consumidores. Assim, há como aumentar a base de clientes e até mesmo ampliar o LTV.
Acompanhe as novidades e tendências
O mundo moderno é caracterizado pelas diversas mudanças e transformações que acontecem em pouco tempo. E isso pode influenciar tanto as vidas das pessoas quanto os negócios, já que há muita rapidez e dinamismo no contexto atual.
Portanto, acompanhar as novidades, tendências e a transformação digital pode ajudá-lo a manter o seu lifetime value saudável. Afinal, você pode adaptar o seu negócio, inovar, manter-se atualizado, investir em melhorias e gerar mais valor aos clientes.
Invista em um programa de fidelidade
Por fim, outra dica interessante para manter o seu lifetime value adequado é investir em um programa de fidelidade. Afinal, esse é um meio de estimular os consumidores a permanecer por mais tempo se relacionando e comprando do seu negócio.
Você pode criar programas de pontos, indicações ou premiações de modo a incentivar os consumidores a se manterem mais presentes e engajados com sua marca. Dessa forma, tanto eles quanto a sua empresa podem ser beneficiados, gerando uma relação de ganho mútuo.
Ao longo deste artigo, você conferiu o significado de lifetime value (LTV), como ele funciona e como calculá-lo. E, com as dicas e orientações para manter esse indicador saudável que você acompanhou, será possível otimizar esse resultado em seu negócio e favorecer o desempenho da empresa.
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