Como construir uma marca pessoal sólida? Entenda!

O mercado de trabalho e o mundo corporativo são extremamente competitivos. Nesse contexto, construir uma marca pessoal sólida pode ser a solução para ter mais visibilidade e se destacar nesse meio.

Inicialmente, essa tarefa pode parecer desafiadora, mas não precisa ser assim. Porém, para não se perder nesse processo, é preciso saber por onde começar.

Por esse motivo, neste post, você verá um passo a passo para construir sua marca pessoal. Confira dicas que poderão ajudar no momento de criar o seu personal branding!

Tenha um objetivo

O primeiro passo para construir uma marca pessoal sólida é traçar um objetivo. Quando você tem esse propósito bem claro em mente — e bem documentado —, é possível criar estratégias para o seu posicionamento ser um sucesso.

Para definir o seu objetivo, você pode começar se questionando o que você procura conquistar na sua carreira no momento. Algumas possibilidades são:

  • Você deseja novas oportunidades de negócios? 
  • Quer que recrutadores entrem em contato? 
  • Tem vontade de fazer palestras?

Identifique seus pontos fortes

Depois de ter definido o seu objetivo, o próximo passo é o autoconhecimento. Saber o que estimula você é o que agrega atributos únicos à sua marca pessoal e o que ajuda a se destacar dos demais. Uma boa forma de descobrir esse propósito pessoal é encontrar quais são as suas habilidades. 

Outro ponto que auxilia nesse caminho é fazer uma análise bastante detalhada dos seus pontos fortes e fracos. Tenha em mente que avaliar todos esses aspectos de uma maneira honesta e bastante pessoal trará a você um diagnóstico objetivo das suas habilidades atuais. O processo permitirá que você encontre oportunidades de crescimento.

Crie uma estratégia de posicionamento

Ter uma estratégia de posicionamento ao desenvolver o seu marketing pessoal é crucial. Ele traz a percepção que você deseja que o seu público tenha de sua marca ou da promessa de valor que pretende entregar.

É nesse ponto do processo que você encontrará a sua proposta de valor única. Para tanto, é preciso descobrir um modo de criar uma comunicação própria. Ela deve ser relevante para o seu público, coerente com a sua essência e seus pontos fortes, e precisa apresentar características distintas dos outros profissionais do seu setor.

Quando você encontrar um balanço entre esses três fatores, a sua proposta de valor única será desenvolvida. Como resultado, você poderá posicionar a sua marca pessoal.

Conheça o seu público

Mais do que saber com quem você falará, você precisa saber quem são essas pessoas. O conhecimento fará com que a sua comunicação se torne muito mais direcionada, e as chances de você conseguir um bom retorno por isso são muito altas.

Para tanto, responda questionamentos, como:

  • Quem são essas pessoas que você quer impactar com o seu branding pessoal? 
  • Como elas geralmente se comportam? 
  • Onde elas criam — e consomem — conteúdo?
  • Do que elas precisam e que você pode oferecer?

A partir das respostas a essas perguntas, já é possível começar a conhecer o seu público-alvo e o nicho de mercado ao qual essas pessoas pertencem. O ideal é que você aprofunde essa parte do processo para montar uma estratégia mais eficaz.

Conte uma história

Se a sua marca pessoal não estiver contando uma história, é muito provável que você perca uma boa parte do seu público potencial. Ao usar o storytelling, você consegue envolver o público e criar um relacionamento com as pessoas.

Dessa forma, há mais chances de conquistar não somente novos seguidores, como encantar e fidelizar os mais antigos. Tenha em mente que histórias aproximam o público por meio de um conteúdo de valor, deixando que ele faça parte da sua jornada.

Conquiste a confiança das pessoas

Você pode oferecer o melhor produto ou serviço do mercado, mas, se não houver confiança em seu trabalho, a tendência é que as pessoas não acreditem no seu marketing pessoal. Atitudes simples, desde que sejam verdadeiras, podem ajudar você a passar mais credibilidade.

Para isso, você pode:

  • ser coerente nas redes sociais: postar conteúdos completamente diferentes em cada perfil pode confundir seu público;
  • elogiar as pessoas, mas sem exageros: demonstrar valor e respeito ao próximo ensinará a você sobre reciprocidade — além de gerar aproximação;
  • cultivar boas atitudes diariamente: credibilidade e confiança devem ser construídos de forma consistente;
  • cuidar da aparência: uma boa imagem agrega valor na construção da sua marca pessoal.

Cuide da sua reputação e tenha consistência

A reputação de alguém vai além do comportamento. Ela está ligada diretamente ao caráter da pessoa — o que as pessoas falam — e pensam — de você, principalmente quando você não está no recinto.

Portanto, a sua reputação está relacionada à sua integridade, seriedade em honrar compromissos, sua honestidade e outros fatores. Nesse sentido, você deve trabalhar esses valores para criar o seu personal branding

Por fim, você precisará adotar atitudes consistentes na sua comunicação. Os seus valores e as suas crenças fazem parte de você — e ajudarão a imprimir originalidade à sua marca pessoal a partir dos conteúdos disponibilizados ao público.

Você percebeu como construir marca pessoal não é tão difícil quanto parece? Ao seguir as dicas deste artigo, você já poderá começar a criar o seu personal branding e ir em busca do crescimento profissional e das oportunidades de negócios desejados.

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