Margem líquida: o que é, fórmula, como calcular e como analisar?

Para uma empresa crescer e fazer sucesso na área em que atua, é essencial que ela tenha um bom volume de vendas. Afinal, quanto mais negócios são feitos, mais receitas e fontes de renda são geradas.

Contudo, não é porque uma empresa vende bastante que ela terá necessariamente resultados positivos. E para entender essa relação de maneira mais clara, é essencial conhecer um indicador chamado margem líquida.

Se você quer saber o que é margem líquida, qual sua fórmula, como calculá-la e analisá-la, veja as informações a seguir!

O que é margem líquida?

A margem líquida é um indicador que mostra a porcentagem de lucro líquido de um negócio em relação à sua receita total. Logo, o resultado é dado após o abatimento de encargos trabalhistas, tributos e impostos.

Trata-se de uma métrica que aponta quanto sobra para uma empresa, considerando todas as receitas lançadas no demonstrativo de resultados. Normalmente, esse indicador é analisado e calculado a partir das receitas trimestrais do negócio.

Vale ressaltar que a margem líquida é um indicador que muitos investidores com foco no longo prazo costumam analisar antes de aportar dinheiro em uma empresa. Por meio desse resultado, é possível verificar se o negócio possui uma boa gestão operacional, se ele é seguro, se está com a saúde financeira em dia, entre outros fatores.

Então a margem líquida é um indicador que pode ser de grande utilidade tanto para líderes e gestores quanto para terceiros — no caso, investidores.

Qual é a importância da margem líquida para uma empresa?

Após entender o que é margem líquida, é preciso compreender a relevância do indicador. Ele possibilita entender a situação financeira do negócio, permitindo que líderes e gestores tomem decisões mais estratégicas para o empreendimento. 

Por exemplo, quando uma empresa apresenta resultado negativo, significa que ela não conseguiu gerar lucro líquido. Nesse caso, o negócio pode ter apenas mantido as despesas pagas ou, na pior hipótese, ter acumulado prejuízos. 

Já quando essa margem é positiva, a companhia conseguiu gerar lucro. Assim, há maior vantagem competitiva, além de mais segurança para superar tempos de crises econômicas.

Em ambos os casos, o resultado pode trazer insights sobre os próximos passos visando a recuperação ou crescimento do negócio. O motivo é que, ao calcular a margem líquida, pode-se analisar possibilidades de expansão, avaliar a necessidade de fazer controle de gastos, antecipar adversidades e muito mais.

Vale ressaltar que instituições financeiras avaliam esse indicador no caso de solicitação de empréstimos e financiamentos. Logo, dependendo da margem líquida do seu negócio, pode ser mais fácil ou mais difícil levantar recursos por meio de linhas de crédito. 

Como calcular a margem líquida de uma empresa? 

Agora que você já sabe o que é margem líquida e qual a sua importância para empresas, é preciso saber como calculá-la. 

Veja a fórmula aplicada:

Margem líquida (ML) = Lucro líquido/Receita líquida x 100

Para entender como calcular o indicador, suponha que a sua empresa tenha obtido uma receita líquida de R$ 800 mil e lucro líquido de R$ 200 mil no último ano. A partir desses dados, o cálculo da ML seria:

ML = 200.000/800.000 x 100

ML = 0,25 x 100

 ML = 25%

Ou seja, a margem líquida desse exemplo é de 25%.

Como analisar a margem líquida de um negócio?

Depois de conferir um exemplo prático sobre o cálculo da margem líquida, é hora de entender como analisar esse resultado. Para avaliar a ML de uma empresa, você precisa considerar os números de lucro líquido e de receita líquida do negócio.

Por meio dessas informações, você conseguirá saber se a margem líquida da companhia está em níveis satisfatórios. Para tornar essa análise ainda mais completa e adequada, observe os dados históricos da empresa.

Afinal, essas informações permitem avaliar questões, como:

  • Como está a rentabilidade da empresa?
  • Ela vem crescendo nos últimos anos ou está diminuindo?
  • O negócio está estagnado?

As respostas para essas perguntas ajudam a entender como o empreendimento está sendo administrado. Contudo, a margem líquida não é o único indicador que deve ser analisado.

Para entender de forma mais clara e acertada a rentabilidade e a lucratividade de um negócio, é pertinente avaliar também indicadores como:

  • EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização);
  • ROI (retorno sobre o investimento);
  • ROE (retorno sobre o capital investido).

Qual é a margem líquida ideal de uma empresa? 

Em relação à margem líquida considerada ideal, o primeiro ponto que você deve saber é que um resultado bom ou ruim varia conforme o setor. Para companhias que atuam nas áreas de produtos e serviços, por exemplo, a tendência é que a margem líquida seja maior do que em indústrias.

Ademais, em empresas que atuam com transmissão de energia, a ML costuma ser alta, enquanto em companhias de varejo, a porcentagem tende a ser menor. Tenha em mente que as informações servem apenas como um guia, e não como uma regra definitiva sobre os setores da economia.

Mais um ponto é que o tamanho da empresa, o modelo de negócio e o nível de competitividade podem influenciar o resultado. Portanto, mais do que calcular a margem líquida do negócio, é necessário observar o crescimento da empresa e como a ML tem evoluído ou retraído com o passar do tempo. 

Por exemplo, se a margem líquida do seu negócio foi de 15% no último ano e os dados mais recentes mostram que agora ela está em 23%, esse costuma ser um bom sinal. Afinal, o indicador cresceu oito pontos percentuais no período.

Por outro lado, se a ML está caindo nos últimos trimestres, é preciso ficar alerta. Se os resultados não estiverem relacionados a investimentos ou mudanças de estratégia, há chances de a empresa ter dificuldades financeiras em pouco tempo.

Como você viu, a margem líquida é um indicador importante a ser avaliado, mesmo em negócios de pequeno e médio porte. Para isso, é necessário utilizar uma fórmula simples, mas que fornece resultados relevantes sobre a saúde financeira da organização.

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