As vendas digitais evoluíram drasticamente. Uma das transformações mais significativas é a mudança de uma comunicação convencional e unidirecional de marketing para um diálogo genuíno entre empresas e clientes — como acontece no marketing conversacional.
Você já pensou em evoluir conversas engajadas para vendas efetivas? Essa é uma possibilidade real com a estratégia de marketing que permite uma interação próxima e personalizada com os visitantes das suas páginas.
Quer entender como o marketing conversacional pode ser útil no seu negócio? Acompanhe a leitura!
O que é marketing conversacional?
Marketing conversacional é uma abordagem estratégica que utiliza conversas em tempo real para acelerar o movimento dos prospects através do funil de vendas. Diferentemente da versão tradicional, essa metodologia cria experiências customizadas e imediatas para potenciais clientes.
A estratégia não trata apenas de responder mensagens ou fornecer formulários de contato. O marketing conversacional gera um ecossistema de comunicação que permite às empresas se conectarem com seus clientes no momento exato em que eles demonstram interesse.
Assim, é possível oferecer respostas rápidas e direcionamento diferenciado para cada usuário. Além disso, em vez de esperar o cliente enviar uma mensagem, o movimento pode partir da própria empresa.
Uma ideia é usar um assistente virtual ou chatbot, perguntando como pode ajudar o visitante e fornecendo informações sobre produtos, por exemplo.
Quais são as vantagens da sua aplicação nas empresas?
O marketing conversacional oferece diversas vantagens em relação a outras abordagens. Ele melhora a experiência do cliente, qualifica os leads, reduz o ciclo de vendas e gera insights úteis.
Confira em detalhes!
Melhora na experiência do cliente
A implementação de estratégias conversacionais faz com que os clientes se sintam ouvidos e valorizados por receberem atenção imediata. Sem precisar esperar por um retorno demorado por parte da empresa, o resultado é uma maior satisfação e fidelização desse público.
Qualificação de leads em tempo real
Por meio de conversas direcionadas, é possível identificar com agilidade quais prospects têm maior potencial de conversão. Dessa forma, a equipe de vendas pode focar seus esforços nos leads mais qualificados, sem perder tempo.
Redução do ciclo de vendas
Ao eliminar atrasos na comunicação e fornecer informações instantâneas, o marketing conversacional acelera significativamente o processo de tomada de decisão do cliente. Ele colabora para pular certas etapas do ciclo de vendas e encaminhar o contato para a negociação.
Insights sobre o cliente
Cada conversa gera dados importantes sobre as necessidades, objeções e comportamentos dos clientes. Essas informações podem ser utilizadas para otimizar a oferta de produtos, serviços e estratégias de marketing atuais e futuras.
Quais são as principais características do marketing conversacional?
Existem características que fazem com que o marketing conversacional se diferencie no mercado. Entre elas, estão a interatividade, a personalização e a escalabilidade.
Descubra um pouco mais sobre elas!
Interatividade
Entre as características mais marcantes do marketing conversacional está a interatividade. O cliente pode enviar suas principais dúvidas e obter respostas precisas sobre elas, sempre considerando seu histórico de contatos. Isso pode ser feito tanto por atendentes humanos quanto por chatbots.
Como visto, as interações nem sempre dependem da expressão da dúvida do cliente. Em alguns casos, é a empresa que dá o passo inicial, sinalizando um produto potencialmente interessante ou gerando engajamento por meio de perguntas, por exemplo.
Personalização
Para captar a atenção do público, é preciso estar alinhado às suas preferências. Por essa razão, cada interação deve ser personalizada para corresponder aos hábitos dos usuários. Desse modo, o próprio cliente conduz o ritmo da conversa e o seu processo de compra.
Escalabilidade
Além de interativo e personalizado, o marketing conversacional tem que ser escalável. Todas as ações precisam ser pensadas para um público massivo, sendo replicáveis. Portanto, uma única campanha pode atingir milhares de leads e captar um bom volume de clientes entre eles.
No entanto, tenha em mente que, mesmo sendo uma ação massiva, ela não deve substituir a customização. Cada usuário precisa se sentir único e a conversa deve ter um tom de voz que proporcione essa conexão.
Contexto e integração
Para o cliente conseguir estender a conversa para qualquer canal — site, WhatsApp, e-mail ou redes sociais —, é necessário adotar uma estratégia omnichannel. Com ela, a empresa tem acesso ao histórico de todas as interações com a marca e entrega uma comunicação 360°, sem redundâncias.
Disponibilidade 24/7
O marketing conversacional funciona muito bem com ferramentas automatizadas. Em função disso, ele pode ser disponibilizado 24 horas, 7 dias por semana, sem sair do ar. Dessa forma, os visitantes sempre podem acionar o atendimento, não importa o momento em que precisarem.
Quais são as ferramentas de marketing conversacional?
Para acontecer de maneira integrada e eficiente, o marketing conversacional se utiliza de ferramentas como chatbots, live chat e assistentes virtuais.
Saiba mais!
Chatbots inteligentes
Os chatbots transformam a experiência do cliente com IA (inteligência artificial). Eles servem para compreender as intenções dos visitantes, responder a perguntas complexas e direcionar conversas naturalmente.
Essas ferramentas são automatizadas e simulam diálogos humanos, além de ficarem disponíveis 24/7.
Live chat
Se a intenção for utilizar representantes humanos, as ferramentas de chat ao vivo permitem intervenções sempre que for necessário. Elas oferecem o melhor de dois mundos: eficiência automatizada no marketing conversacional e toque humano personalizado.
Assistentes virtuais com IA
Tecnologias mais avançadas de processamento de linguagem natural permitem criar assistentes capazes de manter diálogos complexos. Essas ferramentas compreendem o contexto da conversa, fornecem respostas mais sofisticadas e até agendam reuniões.
Aplicativos de mensagens
O WhatsApp e outros aplicativos de mensagem são outros instrumentos para o marketing conversacional. Nesses casos, o relacionamento com os clientes é mais humanizado e, por consequência, mais familiar e próximo — o que também gera dados relevantes.
Automação de marketing
Outro grupo de ferramentas de marketing conversacional é o de automações. Elas são responsáveis por tornar as ações automáticas dada certa condição e se tornam ainda mais eficientes quando integradas a um software de CRM (Customer Relationship Management).
Um exemplo disso é quando o cliente faz menção de abandonar o carrinho de compras e recebe uma mensagem com um desconto especial. Outra aplicação é o envio da oferta de um material rico, como um e-book, a quem visita a página.
Como você aprendeu, o marketing conversacional é uma abordagem mais humanizada e próxima para atender a clientes mais ágeis, informados e conectados. Ele não só otimiza o atendimento, como aproveita melhor os recursos do seu time.
Quer continuar ampliando seus conhecimentos? Confira como usar inbound marketing para atrair e converter leads com sucesso!