O marketing para advogados tem bastante relevância nos resultados desses profissionais — sejam eles iniciantes ou experientes. Afinal, as estratégias certas de comunicação e divulgação ajudam a fortalecer a imagem dos profissionais e a se destacar no mercado.
Entre as principais abordagens está o marketing de conteúdo, o qual oferece diversas vantagens para os profissionais do Direito. Porém, muitos profissionais ainda têm dúvidas e até receios em utilizar esse tipo de estratégia.
Neste post, você saberá como o marketing de conteúdo pode ser útil para advogados e o que fazer para colocar essa estratégia em prática.
Boa leitura!
O que é o marketing de conteúdo e quais são os objetivos dessa estratégia?
O marketing de conteúdo é uma estratégia de comunicação que se baseia na produção de conteúdos relevantes para o público-alvo. Ele pode incluir formatos como blogposts, postagens nas redes sociais, e-books, vídeos, entre outros.
Essa estratégia não faz divulgação direta da marca ou do profissional. Em vez disso, ela foca em engajar o público-alvo e fornecer soluções que sejam úteis para as pessoas, gerando valor no mercado.
Além de tirar dúvidas dos clientes, os conteúdos produzidos têm o objetivo de educar o público e posicionar a marca ou profissional como autoridade.
Como os advogados podem utilizar o marketing de conteúdo a seu favor?
Devido às regras do Estatuto da Advocacia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), muitos profissionais do Direito têm receio quanto à adoção de ações de publicidade. Isso se deve ao fato de a norma prever algumas restrições sobre o tema.
Os escritórios não podem, por exemplo, divulgar o preço dos serviços prestados ou fazer propaganda em jornais, emissoras de rádio e televisão. Apesar das restrições, os profissionais do segmento jurídico podem utilizar o marketing de conteúdo.
A estratégia pode visar a conquista de credibilidade no mercado e a orientação das pessoas sobre a importância de buscarem os seus direitos. Nesse contexto, a produção de conteúdos didáticos é válida para elucidar diferentes conceitos jurídicos que afetam o cotidiano das pessoas, por exemplo.
Os temas escolhidos, entretanto, dependem da sua área de especialização enquanto advogado e das demandas do público. Por isso, para adotar uma estratégia efetiva, é importante conhecer os objetivos, as necessidades e os anseios dos seus potenciais clientes.
Quais são as vantagens de utilizar o marketing de conteúdo para advogados?
Em qualquer área, a produção de conteúdos relevantes ajuda a otimizar o tráfego orgânico no seu site. Para os advogados, isso significa que mais pessoas poderão conhecer os serviços prestados pelo escritório ao pesquisarem sobre uma dúvida, por exemplo.
Além disso, as estratégias de marketing de conteúdo ajudam os advogados a terem uma imagem positiva e a conquistarem autoridade no mercado. Dessa maneira, torna-se possível atrair e fidelizar mais clientes, o que ajuda a gerar mais resultados.
Essa também pode ser uma forma de obter diferenciação de mercado. Se os escritórios concorrentes não aproveitam o potencial do marketing de conteúdo, há chances de se destacar ao se posicionar como uma autoridade, consolidando a imagem do escritório perante o público.
Como montar uma estratégia de marketing de conteúdo para advogados?
Como você viu, o marketing de conteúdo para advogados pode ajudar os profissionais do ramo a terem mais autoridade e credibilidade no mercado. Para aproveitar esses e outros benefícios, há algumas dicas que devem ser adotadas para elaborar a estratégia.
Confira a seguir orientações relevantes!
Defina a sua área de atuação
O Direito é bastante abrangente e há inúmeras possibilidades de atuação. Por esse motivo, o primeiro passo para montar a estratégia é definir a área em que você trabalha.
Isso porque, ao limitar os segmentos jurídicos em que for atuar, torna-se possível direcionar a produção dos conteúdos, facilitando a delimitação dos temas. O ideal é focar nos assuntos específicos que você atende, já que isso favorece a construção de autoridade no mercado.
Conheça o perfil do seu público
Conhecer o perfil do seu público também é fundamental no desenvolvimento de estratégias eficazes de marketing de conteúdo. Afinal, entender as demandas das pessoas permite estabelecer uma comunicação efetiva e direcionada.
Por esse motivo, é importante conhecer os desejos, necessidades e dores do público. Isso permitirá direcionar a produção de conteúdo para atender a essas demandas específicas.
Crie um site para o escritório
A criação de um site é essencial para implementar o marketing de conteúdo. Além de servir para o profissional ser encontrado online, ter um site permite criar um blog. Nele, será possível publicar diferentes materiais, garantindo a implementação das ações de marketing de conteúdo para advogados.
Esse endereço eletrônico também pode servir para esclarecer dúvidas frequentes das pessoas, fornecer curiosidades relacionadas ao universo jurídico e apresentar os dados de contato. Logo, ele é uma peça fundamental para o sucesso da estratégia.
Conte com uma equipe especializada para a produção
Apesar de o marketing de conteúdo para advogados ser importante para o alcance de resultados, ele não é a atividade-fim de um escritório. Por isso, o melhor a fazer é buscar o apoio de uma produtora de conteúdo especializado.
Com o apoio de um time completo, será possível traçar uma estratégia que inclui desde a definição de temas até o uso de estratégias de otimização para mecanismos de busca (SEO), por exemplo. Ao contratar o serviço, você receberá conteúdos estratégicos, originais e de qualidade.
Isso poderá aumentar a relevância do site do escritório ou do profissional em buscas orgânicas, o que tende a aumentar o tráfego do site e gerar mais oportunidades. Além disso, a alta qualidade das produções contribuirá para a consolidação de autoridade e credibilidade.
Como você acompanhou, as estratégias de marketing de conteúdo para advogados ajudam os profissionais a conquistarem uma imagem positiva e, consequentemente, a se destacarem no mercado. Ao adotar essa abordagem, portanto, será possível atingir diversos objetivos profissionais.
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