5 benefícios de aplicar o marketing de conteúdo na sua estratégia de vendas

O marketing de conteúdo corresponde à produção e desenvolvimento de conteúdos interessantes e relevantes, os quais são indispensáveis para uma estratégia de vendas eficiente. Em outras palavras, é o compartilhamento de conteúdos gratuitos nos mais diversos formatos, como textos, vídeos, fotos e podcasts.

Seu objetivo? Agradar e atrair mais pessoas para que, aos poucos, elas se tornem consumidores fiéis.

Assim, captar clientes é a principal função do marketing de conteúdo. Isso ocorre por meio da criação de formatos de conteúdos específicos e temas que tenham a ver com suas realidades – e que os ajudem de alguma forma. Dessa maneira, você estará fortalecendo esse relacionamento e garantindo que, no futuro, seu clientes se tornem aliados.

Mas, afinal, quais são os reais benefícios da aplicação do marketing de conteúdo? Como ele pode impulsionar um negócio? As respostas para essas perguntas são simples, e mudarão sua perspectiva com relação aos conteúdos publicitários.

Esta não é uma fórmula mágica, mas trata-se de uma etapa importante – e muito – em qualquer estratégia de vendas. Se for bem utilizada, irá transformar, pouco a pouco, o posicionamento do seu negócio na Internet. Veja quais são os benefícios do marketing de conteúdo ao aplicá-lo em sua estratégia de vendas.

1. Melhora a visibilidade da empresa na Internet

O marketing de conteúdo vem acompanhado da presença de sua marca na Internet. Atualmente, estar nas principais redes sociais – como Facebook, Instagram, Linkedin, entre outras – é um fator importante na estratégia de vendas online.

Acredite, estes são os primeiros lugares a serem acessados quando os clientes estão atrás de informações sobre produtos, valores, credibilidade e segurança.

Pense no seguinte exemplo: você recebe a sugestão de um determinado produto, do qual gostou de seu modelo e ficou muito atraído pelo preço. Porém, desconhece a marca. O que você faz? Automaticamente busca referências na Internet.

Se as redes sociais da empresa em questão forem bem movimentadas – e com várias postagens – e seu site passar credibilidade, há muitas chances da compra ser finalizada. No entanto, se estas mesmas plataformas não tiverem muito conteúdo e materiais de qualidade, você poderá perder muitas vendas.

2. Gera confiança e cultiva o relacionamento

A partir do momento que você começa a criar conteúdos para o seu site, as pessoas passam a conhecer melhor a sua marca, entendendo seu posicionamento e seus valores. Isso é fundamental para que o público confie nos seus produtos e serviços.

É neste momento que a empresa se torna uma “amiga” de seus clientes, compartilhando ideias, pensamentos e soluções. Essa é uma das principais maneiras de manter um relacionamento com seus consumidores, fazendo com que eles se sintam lembrados e contemplados com conteúdos que irão ajudá-los.

Após a primeira compra, tudo o que a empresa precisará fazer é manter o consumidor bem informado para que ele volte sempre – fortalecendo, assim, a sua estratégia de vendas.

3. Diminui o custo com publicidade

Ao produzir conteúdos – que serão postados em seu site e em suas redes sociais, você gera materiais de acesso ilimitado, que estarão disponíveis para seus clientes no presente e no futuro. E isso sem custos adicionais, reforçando a sua estratégia de vendas pela Internet.

Além disso, uma consequência interessante da aplicação do marketing de conteúdo é que as páginas do seu site, se nestas forem utilizadas técnicas de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca), tendem a aparecer nos primeiros resultados de pesquisa do Google.

Portanto, consequentemente, gerará um aumento no número de visitantes em seu site e maior acesso aos produtos e serviços oferecidos. Ou seja, você será melhor ranqueado sem precisar investir em anúncios pagos.

De toda forma, utilizar plataformas tradicionais de publicidade, como anúncios em redes sociais e banners do Google Ads, também é muito válido em sua estratégia de vendas e marketing. No entanto, sem o conteúdo, o gasto com esses anúncios acaba sendo muito maior.

Se combinados – e feitos na medida certa, essas duas técnicas transformarão o seu site e redes sociais em verdadeiras máquinas de venda.

Imagine a seguinte situação: seu site é o primeiro resultado da pesquisa do Google graças ao Google Ads, e todos os usuários que clicam no anúncio encontram materiais e textos de alta qualidade. Sendo assim, seus conteúdos gerarão valor para os usuários e, a partir daí, estes poderão passar a acessar o seu site direto da barra de endereços do navegador.

4. Aumenta a possibilidade de divulgação em blogs relevantes

Outra vantagem do marketing de conteúdo em sua estratégia de vendas é a possibilidade de divulgar seus produtos e serviços em um blog relevante no seu nicho de atuação por meio de um conteúdo com informações úteis e que ajudem o público-alvo. E acredite: possíveis parceiros como estes não devem ficar de fora do seu planejamento.

Você pode, inclusive, fazer parcerias e, no lugar do dinheiro, realizar o pagamento por meio da permuta de produtos. Para isso, basta saber quais sites dialogam diretamente com o mesmo público-alvo que o seu e dar início às parcerias.

5. Otimiza a experiência pós-venda

Não sinta que seu trabalho foi finalizado após ter concretizado as vendas. O trabalho continua! O foco da publicidade através do marketing de conteúdo não está apenas na geração de vendas, mas também na gestão dos clientes pós-venda.

Essa ação tem um grande objetivo: a fidelização. Com um cliente fiel, que compra frequentemente, sobra mais tempo para investir na conquista de novos clientes.

Existem diversas maneiras de utilizar o marketing de conteúdo para o pós-venda, como, por exemplo, escrever conteúdos que mostrem como utilizar o produto adquirido da melhor maneira. No caso de serviços prestados, uma ideia é falar sobre a experiência de outros clientes ou até mesmo desenvolver uma lista de dicas de como proceder após a contratação.

O pós-venda é o momento de mostrar ao cliente que a empresa continua se importando com ele e com a experiência que ele tem ao adquirir seus produtos e serviços.

Caso tudo ocorra como o planejado, esse cliente fidelizado futuramente irá não apenas comprar de novo, mas compartilhar a experiência com seus amigos e familiares, expandindo o fomento de suas vendas e o leque de clientes.

Desenvolvendo o marketing de conteúdo

Desenvolver um bom marketing de conteúdo não é uma tarefa que poderá ser feita da noite para o dia. Mas não se preocupe! Com organização e aplicação de boas ideias, este tipo de marketing pode ser de extrema valia em sua estratégia de vendas.

Não deixe de definir seu público-alvo, escolher temas interessantes e começar a colocar “a mão na massa”. Desta forma, em breve, começará a ver os resultados – e eles serão muito positivos

E você? Quais serão os seus próximos passos para utilizar o marketing de conteúdo em sua empresa? Se você deseja levar o seu negócio para o próximo nível com o marketing de conteúdo, não hesite em entrar em contato conosco!

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