Entre os principais objetivos de uma página profissional — seja um blog, site ou redes sociais — está ganhar visibilidade para que cada vez mais pessoas conheçam a marca do negócio. Para isso, uma das estratégias que podem ser utilizadas é a de SEO — search engine optimization.

Com essa metodologia, é possível obter o crescimento de um site por meio do tráfego orgânico. Dessa maneira, se você deseja melhorar o desempenho da página da sua empresa ou blog, precisa conhecer essa técnica e saber como implementá-la.

Neste conteúdo, você descobrirá o que é e para que serve o SEO, além de acompanhar 8 estratégias para melhorar a performance do seu site.

Confira!

O que é SEO e para que ele serve?

Para iniciar, é importante entender o conceito por trás da sigla SEO. A otimização para mecanismos de busca (ou search engine optimization) é um conjunto de técnicas cujo objetivo é melhorar o posicionamento da página no resultado dos buscadores.

Assim, ela serve para aumentar o número de visualizações do site e, consequentemente, fazer com que a empresa ganhe mais autoridade e notoriedade no mercado. Com isso, é possível ampliar a quantidade de vendas de forma orgânica.

Como o SEO pode melhorar o desempenho de um site?

Para saber como o SEO pode impulsionar o desempenho de um site, é necessário entender como funciona a indexação de um buscador, como o Google. Na prática, o mecanismo de busca atua como uma biblioteca de conteúdos da web.

Dessa maneira, as páginas são organizadas conforme as informações coletadas durante o rastreamento feito por robôs ou algoritmos. Assim, quando alguém realiza uma pesquisa, o mecanismo procura em seu índice os sites que mais se relacionam com o tema.

Nesse momento, o buscador posiciona as páginas priorizando os conteúdos que melhor respondem à pesquisa. Para isso, ele identifica nos materiais os fatores de ranqueamento — que são exatamente as técnicas de SEO.

Desse modo, quanto mais alinhada com as estratégias de SEO a sua página está, melhor é o posicionamento dela nos resultados dos buscadores. Com isso, o site tem seu desempenho otimizado, ganhando mais visitantes ao longo do tempo.

8 Estratégias de SEO para melhorar o desempenho do seu site

Agora que você já sabe o que é SEO e como ele pode ajudar no desempenho do seu site, é o momento de descobrir 8 estratégias para aplicar em sua página.

Acompanhe!

1. Velocidade de carregamento do site

A velocidade de carregamento do site é um fator que o mecanismo de busca utiliza como um indicador de qualidade. Considerando que os buscadores desejam oferecer melhor experiência aos seus usuários, eles priorizam páginas com tempo de carregamento mais veloz.

Assim, é importante considerar os fatores que influenciam a velocidade de carregamento do site. Alguns exemplos são o tamanho das imagens e quantidade de elementos.

2. Link building interno

Link building interno é a ligação feita entre uma referência de uma página e outro conteúdo do próprio site já publicado. Essa estratégia envolve adicionar um hiperlink em um termo ou palavra-chave que leve o leitor a esse outro material.

Como os robôs dos buscadores rastreiam os sites por meio dos links, ao aplicar essa técnica, você ajuda os mecanismos a indexarem mais conteúdos da sua página.

Além disso, essa estratégia faz com que o leitor consuma outros materiais, permanecendo mais tempo em seu site. Desse modo, os buscadores entendem que os conteúdos da página são relevantes — o que também ajuda a melhorar o ranqueamento.

3. Backlinks

Os backlinks são semelhantes à estratégia anterior, mas se referem aos links realizados entre um site e outro. Por exemplo, uma página de um parceiro que acrescenta um hiperlink e leva a um conteúdo do seu site.

Essa técnica faz com que os mecanismos de busca entendam a indicação como sinal de conteúdo de qualidade. Assim, a página ganha mais pontos no ranqueamento.

4. Palavras-chave

As palavras-chave são utilizadas pelo mecanismo de pesquisa para encontrar o conteúdo correspondente à busca do usuário. Dessa maneira, é importante que elas estejam presentes nos artigos do seu blog ou site de forma adequada.

Isso demanda pensar não somente em quantidade de aparições, mas também no posicionamento estratégico da palavra-chave ao longo do conteúdo.

A palavra-chave deve constar, por exemplo:

  • na meta-descrição e meta-título;
  • no título do post;
  • em um dos primeiros parágrafos do texto;
  • em ao menos um intertítulo;
  • na conclusão;
  • na URL;
  • nos nomes dos arquivos de imagem.

5. Meta-descrição e meta-título

A meta-descrição é uma pequena descrição de até 156 caracteres, que aparece abaixo do título na página de resultado no Google. Se bem elaborada, ela ajuda a despertar o interesse do leitor para clicar no site.

Já o meta-título é um indicador sobre o tema do conteúdo, sendo o link em azul visualizado nos resultados. Para que ambos possam ser detectados pelos buscadores, é fundamental incluir as palavras-chave que os usuários procuram sobre o assunto.

6. Landing pages

Não são apenas os blogs e sites que podem aparecer nos resultados de buscas. As landing pages também podem ser indexadas e apresentadas nas pesquisas — se estiverem otimizadas para SEO. Assim, é possível gerar acesso orgânico para a página de conversão e aumentar a geração de leads.

7. Site responsivo

Um site responsivo é aquele no qual o design se adapta aos dispositivos móveis, podendo ser facilmente entendido quando acessado de celulares e tablets.

Esse também é um fator valorizado pelo mecanismo de busca, pois interfere diretamente na experiência do usuário. Dessa forma, é importante adaptar o layout e a estrutura do seu site para ser acessado de qualquer aparelho.

8. Conteúdos de qualidade

Por fim, os algoritmos de busca estão cada vez melhores para determinar a qualidade dos conteúdos de uma página. Assim, eles penalizam materiais que não geram valor ao usuário, ranqueando o site em posição de baixa visibilidade.

Desse modo, não basta apenas seguir as dicas anteriores para produzir materiais com técnicas de SEO. O mais importante é priorizar a qualidade do conteúdo para conquistar uma boa classificação. E isso pode ficar mais fácil ao contratar uma empresa de produção de conteúdo especializada.

Como você viu, é possível ampliar o desempenho do seu site com essas 8 estratégias de SEO. Mas, para isso, é necessário que as técnicas sejam aplicadas corretamente. Então considere buscar ajuda profissional especializada para obter melhores resultados para o blog ou site da sua empresa!

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