Backlinks: qual a importância desta estratégia no marketing de conteúdo?

Em uma estratégia de marketing de conteúdo, os backlinks são talvez uma das partes mais importantes. Se você nunca tinha ouvido esse termo antes, backlinks são links posicionados ao longo de um artigo cujo objetivo é levar o leitor até uma página de um site ou blog.

Pode parecer algo simples e sem muito valor em um blog, mas uma boa estratégia de link building faz toda a diferença, principalmente para os mecanismos de busca.

Continue a leitura do artigo e saiba mais sobre essa importante parte de uma estratégia de marketing de conteúdo e garanta que seu site e seu blog tenham uma ótima colocação nos mecanismos de busca!

O que são backlinks?

Conforme citado, tratam-se de links que são colocados em algum lugar de um artigo para direcionar o usuário para outra página da internet, seja para outra página dentro do mesmo blog ou para um site externo.

Inclusive, foram colocados dois links até agora no artigo, um na introdução no termo “marketing de conteúdo” e um no parágrafo anterior na palavra “blog”, você percebeu? Esses links foram adicionados porque fazem parte da estratégia de backlinks.

Em outras palavras, os links servem para guiar o leitor do artigo a entrar em outros posts relacionados ao assunto que está lendo, seja do seu próprio blog ou de outros sites.

Os links que direcionam para outro lugar do seu site ou blog são chamados de links internos. Tais links são essenciais, pois melhoram a experiência do leitor, complementando o seu conhecimento e também aumentam o tempo de permanência dele no seu site.

Por outro lado, os links que mandam o consumidor para um outro site são chamados de links externos. Também são importantes e demonstram que você se preocupa com o aprendizado do leitor.

Como funcionam os backlinks?

Usar dessa estratégia é essencial no Inbound Marketing e, principalmente, para o SEO, pois contribui para deixar seu site bem posicionado nos mecanismos de busca e fazer seu site ser mais visitado, consequentemente.

Como você já sabe, o objetivo do backlink é ajudar na experiência do usuário. Ao colocá-los no seu artigo, você mostra aos leitores que há conteúdos para explicar de forma detalhada algo que você citou ou comentou brevemente em um artigo.

No entanto, você precisa escolher sites que são de confiança e que tenham artigos que realmente agreguem valor para os seus leitores. Ainda, é essencial tomar cuidado para não utilizar links de concorrentes, de sites suspeitos e que não sejam confiáveis.

Então, basicamente, antes de redigir um artigo, você escolhe os artigos internos que deseja inserir e também pesquisa os links externos, de sites relevantes, para complementar seu conteúdo e deixá-lo mais valioso.

Quais os tipos de backlinks?

Podemos citar, de forma muito breve, 6 tipos de backlinks. Cada um deve ser utilizado de maneira distinta.

Confira-os a seguir:

  • Nofollow links: este link não passa os créditos para o site. Ideal para os links utilizados nos comentários dos artigos;
  • Dofollow links: links que transmitem autoridade e reforçam a relevância de um site;
  • Root domain links: indicam o número de backlinks em um domínio que levam a um site. Mesmo que seja citado diversas vezes, o mecanismo de busca considera como se fosse uma única vez;
  • Low quality links: links de baixa qualidade. Geralmente, são gerados por sites que enviam spam, sites pornográficos, dentre outros;
  • Internal links: links que levam o usuário para outra página dentro do mesmo site/domínio;
  • Anchor test: links cujo texto tem a ver com a palavra-chave relacionada com o assunto da pagina do destino.

Quais os benefícios e vantagens dos backlinks?

Ter uma boa estratégia de Link Building e escolher bem os links que você deseja utilizar em um artigo fazem toda a diferença.

O maior benefício dos links é para o usuário, que obtém uma boa experiência. Além disso, colocar links externos de sites de confiança demonstra que você se preocupa em passar informação de qualidade para os leitores do seu site.

Tanto os links internos quanto os externos ajudam a melhorar o posicionamento do seu blog ou site nos mecanismos de busca. Assim, esses mecanismos entendem que o que você fornece é realmente valioso e não contém informações inverídicas.

Uma boa estratégia de link building também colabora para que sua empresa seja vista como autoridade no seu ramo.

Como conseguir backlinks de qualidade?

Há algumas práticas que ajudam você a conseguir backlinks de qualidade. Confira algumas a seguir:

1. Selecione bem os links para seu site

Antes de tudo, é importante selecionar links de qualidade para citar nos seus artigos. Se os seus textos são sobre finanças e investimentos, sites como o do Bacen ou da própria B3, por exemplo, são renomados e, por isso, podem ser colocados sem erro no seu artigo. Links de autoridades sempre ajudam a dar créditos para o seu site.

2. Fique de olho nos seus concorrentes

Além de analisar o conteúdo dos concorrentes, veja os links que eles utilizam e, principalmente, quais são os domínios que citam seus concorrentes.

Quando você descobre as páginas deles que geram muito backlinks, procure fazer artigos mais bem elaborados para conquistar posições melhores e convencer os sites que utilizam os links dos concorrentes de que seu conteúdo é melhor.

3. Nunca compre links

Nunca, em hipótese alguma, compre links. Há formas de comprar links, o que é errado e pode prejudicar a reputação do seu site.

Essas estratégias de black hat podem fazer os mecanismos de busca penalizarem seu site. O correto é conquistar os backlinks por mérito próprio. Pode ser que demore, mas valerá a pena.

4. Preze por conteúdo de qualidade

Considere esse o item mais importante de todos. Para um site ser considerado de qualidade e conquistar leitores, que podem ser futuros clientes, é essencial que o conteúdo do blog seja de alta qualidade e gere valor.

Você precisa fazer com que sua empresa se destaque e alcance uma boa posição nos mecanismos de busca, certo?

Então busque sempre entregar conteúdos relevantes e essencialmente especializados, ou seja, produzidos por empresas especialistas no assunto. Quanto maior a qualidade, maiores são as chances de seus artigos serem citados por outros sites, inclusive nos mais renomados.

5.  Aumente o engajamento com páginas do mesmo segmento

Comentar publicações em sites do mesmo ramo e engajar com outros leitores pode ser uma boa forma de demonstrar que você entende do assunto e se interessa por aquilo que a empresa compartilha. Por isso, essa estratégia pode ser utilizada principalmente para conseguir parcerias.

6. Faça parcerias

Uma boa estratégia é conhecer outros sites que escrevem sobre os mesmos assuntos que o seu e fazer parcerias de guest post. Para executar essa estratégia, identifique no seu nicho quais poderiam ser parceiros ideais para desenvolver conteúdos como convidados no seu blog.

Basicamente, você escreve um artigo no blog do seu parceiro e coloca links para seu site e ele faz o mesmo no seu blog. Escolher bem seus parceiros é essencial, e essa estratégia é uma das mais utilizadas para conseguir backlinks.

Concluindo

Os backlinks são uma importante parte de uma estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, não se pode esquecer jamais de incluí-los e deve-se despender tempo necessário para encontrar links adequados que agreguem valor ao seu material.

O essencial é escolher muito bem os links de terceiros, de preferência de autoridades, para citar no seu site. E, principalmente, investir na produção de conteúdo de qualidade para fazer seu blog ser notado e, consequentemente, sua empresa ser vista como uma autoridade no ramo.

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