Blog de empreendedorismo: qual a sua importância e como criar?

Nos últimos anos, o Brasil vivenciou uma ascensão no número de empreendedores. A crise econômica e a queda na oferta de empregos formalizados fez com que muitas pessoas dessem início ao sonho do próprio negócio.

Empresas e instituições podem utilizar um blog de empreendedorismo como uma forma de ampliar o conhecimento do público sobre este universo. E, ao mesmo tempo, utilizar desse meio de comunicação como uma ferramenta para captar clientes e gerar bons resultados.

Por meio de um blog, é possível compartilhar conteúdos de qualidade, que auxiliam na instrução do público-alvo e contribuem para gerar autoridade da empresa no assunto.

Empreender é algo que necessita de informação, estratégia e boas práticas. E muitos desses valores podem ser transmitidos por meio de um blog com bons conteúdos. Veja agora qual é a importância de um blog de empreendedorismo e como ele pode ser construído da melhor forma possível.

Boa leitura!

Qual a importância de um blog de empreendedorismo?

Devemos pensar os blogs como uma central de conteúdos informativos que tem finalidades bem determinadas dentro de uma lógica de divulgação empresarial e marketing.

Ao mesmo tempo que as informações contidas em um blog de empreendedorismo focam na educação do público-alvo, ele tem uma estratégia inserida dentro do inbound marketing. Nessa estratégia, são valorizados alguns pontos:

  1. educação do público-alvo para facilitar a compreensão dos produtos/serviços da empresa (com a finalidade de auxiliar o fechamento de novos negócios);
  2. conduzir os leitores até páginas estratégicas do site (formulários de contato, páginas de produtos, landing pages, etc);
  3. gerar autoridade empresarial perante o assunto e seu universo (neste caso, empreendimentos, empreendedorismo no Brasil, tipos de empreendimentos, etc).

Uma empresa que oferece soluções para empreendedores tem muito a ganhar em termos de reputação de mercado ao oferecer ao seu público informações úteis. O blog é uma ótima forma de veicular essas informações, inclusive aproveitando dos links para divulgar os conteúdos em redes sociais e listas de WhatsApp.

Ao fornecer bons conteúdos, a empresa cria gatilhos positivos para o fechamento de novas oportunidades de negócio. As informações podem servir para instruir o público, facilitar o fechamento de parcerias e gerar autoridade para manter os potenciais clientes mais longe da concorrência.

A função estratégica de um blog de empreendedorismo

Mais do que informar o público e facilitar o entendimento das pessoas sobre os produtos e serviços de uma empresa, o blog tem uma função estratégica inserida na lógica do inbound marketing.

Sua função é reter a atenção, gerar autoridade, encaminhar interessados para conhecer mais informações sobre a empresa e muito mais. A grande questão é que essa estratégia pode ser desenvolvida trocando um discurso publicitário pelo discurso informativo.

Com isso, a empresa uma abordagem sutil para apresentar suas soluções aos público, deixando de lado as velhas artimanhas da simplicidade pura e simples pela captação de clientes com base em uma troca: um lado recebe informações e outro uma oportunidade de negócios.

Mas do que um blog precisa?

Um blog de empreendedorismo necessita de informações sobre o tema. Mais do que isso, se o blog tem ligação com uma empresa, é preciso “casar” os assuntos deste universo com os produtos e serviços oferecidos pela empresa. E tudo isso deve ser feito de forma sutil e com viés informativo.

Para que os conteúdos consigam atrair interessados e gerar autoridade, eles devem respeitar algumas regras:

  1. devem ser criativos, bem redigidos e munidos de informações pertinentes para o público-alvo;
  2. a linguagem deve ser acessível à audiência, de preferência alinhado com uma persona (um arquétipo do cliente ideal);
  3. adotar boas práticas de SEO para potencializar seu ranqueamento nos sistemas de busca da internet.

Diante dessa necessidade de construção de conteúdos de forma estratégica e alinhada, fica evidente que é preciso contar com profissionais na construção dos textos. Vale a pena refletir sobre a escolha das pessoas responsáveis por alimentar o blog.

Como criar um blog de empreendedorismo?

A primeira preocupação deve ser com a estrutura de hospedagem do blog. Neste caso, há dois caminhos distintos:

  1. hospedagem do blog dentro do site corporativo;
  2. hospedagem do blog em um endereço separado do site da empresa.

Na primeira opção, o endereço do blog seria algo como “sitedaempresa.com.br/blog”. Essa opção costuma facilitar o controle de acesso ao blog, a inserção de conteúdos, além de centralizar a administração do site e do blog no mesmo painel.

Junta-se à essas vantagens a simplificação do monitoramento da audiência e tempo de permanência dos leitores no blog.

Na segunda alternativa, o blog ganha URL própria e se torna um site paralelo ao site da empresa. Essa possibilidade costuma ser adotada por empresas que preferem manter o site institucional com menos informações e páginas.

A separação entre blog e site também é adotada por empresas grandes, que preferem criar mais de um blog ou que pretendem segmentar as informações em sites diferentes. Após a determinação da hospedagem, chega o momento de se atentar a outros fatores importantes.

Design e experiência de navegação

O blog precisa ter uma estética alinhada à identidade visual da empresa. Isso faz parte de uma lógica simples de design. Fora isso, é preciso se atentar à escolha das fontes e estruturação dos posts para que o site fique bem apresentado.

Junto com as preocupações com a estética, é preciso pensar na experiência do usuário no blog. A distribuição das informações e o acesso aos conteúdos precisa ser fácil  e intuitivo. Caso contrário, o site ganha rejeição e vai perdendo seu efeito estratégico de reter a atenção do público.

O responsável pelo desenvolvimento do site deve fazer testes para averiguar os fatores estéticos e de usabilidade antes de colocar o blog no ar. Qualquer erro precisa ser corrigido antes do lançamento.

Criação de conteúdos para a “inauguração” do blog

Um blog não pode ser divulgado pela empresa com apenas dois ou três conteúdos. Isso é frustrante, ainda mais para as pessoas muito interessadas em seu produto. O ideal é que o blog de empreendedorismo tenha uma quantidade significativa de conteúdos.

Ao executar esse plano e publicar o blog com bastante conteúdo, ampliam-se as oportunidades de retenção dos leitores e de encaminhá-los para páginas estratégicas do site da empresa (como contato, download de material, etc).

Foco no SEO e ranqueamento

SEO são regras para tornar os conteúdos otimizados para os sistemas de busca da internet (como Google, Bing, etc). O uso de palavras-chave e a adoção de boas práticas de SEO farão o blog ranquear entre os primeiros resultados nos sistemas de busca, e isso é fundamental para ampliar o conhecimento do público sobre a empresa.

SEO é fundamental para o marketing digital, e se complementa com as estratégias de inbound marketing feitas com o blog. Diante disso, é fundamental pensar que os textos precisam estar bem construídos e respeitando as melhores normas de SEO, que estão em constante mudança.

Organização e classificação dos conteúdos

O uso de tags, categorias e subcategorias otimiza o SEO e ajuda a manter o site organizado. Com isso, o acesso dos leitores aos temas de sua escolha se torna mais simples, o que é excelente para a experiência do usuário.

O blog é assunto sério e parte da divulgação online de uma empresa. Para executar com sucesso as estratégias que usam um blog, é fundamental confiar o gerenciamento e produção de conteúdo nas mãos de quem entende do assunto.

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