Como as pessoas reconhecem sua marca? Se elas têm uma necessidade a ser atendida, e a mesma pode ser suprida pelos seus produtos e/ou serviços, elas lembram da sua empresa?

O fato é que mesmo que sua organização tenha o melhor produto no mercado, se sua marca não for construída de modo consistente, nada mais irá adiantar. Por isso, o branding é uma tema importante e, além dele, outro deve ser considerado: o brand awareness.

A construção de brand awareness é um esforço contínuo para empresas grandes e pequenas. Continue lendo para saber mais sobre o assunto, por que ele é importante e o que sua empresa pode fazer para melhor posicionar sua marca.

O que é brand awareness?

Brand awareness refere-se ao nível de consciência do consumidor de uma empresa com relação à marca do negócio. Em linhas gerais, mede a capacidade de um cliente em potencial associar corretamente um produto ou um serviço a uma marca.

Basicamente, o conceito de brand awareness parte de uma premissa: quanto mais as pessoas estão familiarizadas com algo, mais elas confiam naquilo. Ou, também: sempre que um consumidor pensa em adquirir um produto, o primeiro nome que vem à mente é aquele que possui uma força de marca forte.

Por exemplo, quantas vezes você já ouviu falar em Gilette, ao invés de lâmina de barbear? Nescau ou Toddy, ao invés de achocolatado em pó? Ou mesmo Miojo, no lugar de macarrão instantâneo? Em sucrilhos, ao invés de cereal?

Esses são apenas exemplos de brand awareness tão altos nas quais nomes de produtos viraram referências.

Qual a importância do brand awareness?

O conceito de brand awareness é importante porque ajuda empresas a se destacarem acima da concorrência, a construir uma audiência com mais eficiência e a gerar mais leads.

A relação é bem fácil de entender, uma vez que quanto mais alto for o awareness de uma marca, mais altas são as vendas da organização. Em outras palavras, pode significar a diferença entre sucesso e fracasso para uma empresa.

E engana-se quem pensa que brand awareness é assunto apenas para peixe grande. A divulgação da marca é especialmente importante durante os primeiros anos de uma empresa, ou seja, quando elas ainda estão se posicionando.

Então, se formos para resumir a importância do brand awareness, podemos dizer que:

  • Ajuda a promover um negócio;
  • Introduz com sucesso novos produtos ou serviços;
  • Cria a reputação da sua empresa;
  • Diferencia uma empresa de seus concorrentes;
  • Facilita a captação de novos clientes e a retenção dos atuais.

À lista, acrescentamos o fato de que, quando a concorrência em um setor é alta, o brand awareness pode ser um dos maiores ativos de uma empresa.

Como medir o brand awarness?

Encontrar o brand awareness de uma marca não é uma tarefa tão fácil assim. Resumidamente, deve-se procurar identificar o quanto de menções espontâneas sua marca recebe como resposta para solucionar um problema.

Por exemplo, se você precisar juntar um pedaço de papel que rasgou, poderá utilizar uma fita adesiva. No entanto, é bem provável que entre em uma loja e pergunte ao vendedor se ele tem um durex, que é o nome de uma marca e não do produto em si.

Entende onde queremos chegar? Não importa o que sua empresa faça ou o porte que possua, o que interessa é saber se ela é citada como primeira opção na lista quando alguém pergunta sobre um produto ou serviço que seu negócio oferece.

Para isso, é possível realizar uma pesquisa qualitativa. Nela, peça às pessoas para listarem marcas concorrentes da sua, ou dê a elas uma relação com seus principais competidores e diga para que indiquem a ordem de importância de cada uma delas.

Com esse comparativo você poderá ver como está o brand awareness da sua empresa com relação a outros players, e também terá uma noção do trabalho que precisará ser feito para tornar sua marca memorável.

Dicas de como tornar sua marca memorável

Um ponto importante para entender aqui é que, mesmo que o nome da sua empresa esteja em todos os outdoors da cidade, não significa que ela terá um alto brand awareness. Para obter algumas maneiras mais significativas e eficazes de aumentar o reconhecimento da marca, é importante que sua organização:

1. Conheça seu cliente

Você sabe responder, sem pensar muito, quem é o seu cliente, quais são suas necessidades, a escolaridade, a renda, a personalidade e o que gostam de fazer no tempo livre?

Colocando em outra maneira, você sabe dizer quem é a persona da sua empresa? Uma persona é uma representação fictícia de alguém que seria considerado o cliente ideal para seu negócio.

A partir do momento que a empresa conhece a fundo as pessoas que se interessam pelos seus produtos e serviços, ela pode abordar seu público de uma maneira melhor, utilizar de estratégias mais precisas e criar mensagens que chamam sua atenção.

2. Patrocine eventos da sua região

A exposição de uma marca não é o único fator para que ela seja forte, mas, sem dúvidas, contribui bastante para isso. Como comentamos, não se trata exatamente de espalhar outdoors na cidade com o logo da sua empresa, mas sim de ligar a identidade do seu negócio a temas que sua organização acredita.

Por exemplo, uma fintech de cobrança pode prezar pela saúde de seus colaboradores e, por isso, patrocinar uma corrida que terá na cidade. É importante que sempre que possível sua logo esteja associada a assuntos que tenham a ver com os valores que a organização acredita e defende.

3. Produza conteúdo de qualidade

Muita gente desconhece, mas o marketing de conteúdo tem como objetivo criar ou aumentar brand awareness. Ele é uma estrategia dentro do marketing digital e consiste em entregar conteúdo de valor para resolver um problema e/ou atender a uma necessidade de um cliente. É também conhecido como uma maneira mais barata de fazer as pessoas conhecerem sobre uma empresa.

A estratégia de marketing de conteúdo visa à produção de conteúdo especializado e de qualidade, que deve ser oferecido frequentemente ao público-alvo. Aqui, destacamos os adjetivos “especializado” e “de qualidade”, pois se as informações não forem úteis, nem relevantes e verdadeiras, a imagem da marca será prejudicada.

Além disso, o conteúdo deve ser entregue com frequêcia, pois quanto mais frequente forem as postagens, mais sua marca é divulgada e mais chances seu público tem de interagir especialmente nas publicações em mídias sociais.

Para garantir a divulgação frequente de conteúdo especializado e que gere valor para seu público a fim de aumentar o brand awareness, entre em contato agora mesmo com nossos consultores e veja como poderemos contribuir.