Todo empreendedor sabe que é praticamente impossível que o seu negócio sobreviva sem uma boa presença na internet. Além disso, o marketing jamais pode ser ignorado, pois é extremamente importante para alavancar as vendas. Diante disso surge uma dúvida: devo fazer campanha de marketing digital ou um planejamento de conteúdo?
A primeira vista as duas alternativas podem parecer a mesma coisa. No entanto, tratam-se de estratégias bem diferentes. Uma traz resultados mais rápidos e no curto prazo. A outra demanda planejamento e, apesar de ser estimada para o longo prazo, consegue ser mais eficaz e longínqua para o futuro da empresa.
Quer saber mais sobre essas duas estratégias e a diferença entre elas? Então acompanhe o artigo e descubra qual estratégia a ser aplicada no seu negócio!
O que é campanha de marketing digital?
De maneira simples, uma campanha de marketing, seja no meio digital ou fora dele, é um trabalho que tem como objetivo promover uma empresa, produto, serviço, marca ou até uma pessoa de forma comercial. Essa promoção visa alcançar um objetivo, como a venda de um produto ou a contratação de um serviço, por exemplo.
O trabalho de uma campanha busca alcançar um determinado público alvo e envolve pesquisas e planejamentos prévios à tomada de ação. Como envolve uma área específica de conhecimento, as campanhas de marketing são realizadas por agências de publicidade e marketing.
Quando prontos os planejamentos de campanhas de marketing, elas são veiculadas em diversos canais, como televisão, rádio e internet. Geralmente, são divulgadas nos canais que o público alvo mais utiliza. Além disso, costumam ser feitas em momentos específicos, como: Natal, Páscoa, Black Friday, lançamento de um novo produto, entre outros.
Para outros segmentos específicos, como o mercado financeiro, por exemplo, é comum que instituições financeiras e assessorias de investimento façam campanhas específicas para apresentar ao investidor determinadas oportunidades de investimento.
O que é planejamento de conteúdo?
O planejamento de conteúdo também serve para divulgar uma empresa, marca, produto ou pessoa. Porém, de uma maneira muito diferente. O avanço da internet fez com que as pessoas procurassem por marcas, empresas e produtos por métodos distintos. Além disso, a forma como decidem consumir também foi alterado.
Antes de tomar qualquer decisão, as pessoas procuram na internet. Por isso, anunciar seus produtos em um site não é mais o bastante. As pessoas pesquisam suas dúvidas e querem que as empresas as respondam.
Por isso, é praticamente impossível ter um negócio que sobreviva sem ter presença na internet. Quando ocorre uma pesquisa, sua empresa precisa estar bem colocada online para que seus clientes a encontrem.
O planejamento de conteúdo envolve conhecimentos relacionados à Inbound Marketing e Marketing de conteúdo e tem como objetivo fazer seu cliente encontrá-lo, guiá-lo na sua jornada de compra e depois fidelizá-lo.
Esta estratégia consiste em conhecer bem seu cliente (ou persona) para oferecer conteúdos gratuitos para educá-lo. Hoje em dia ninguém mais presta atenção em propagandas e, com o excesso de informação, você precisa chamar a atenção de uma forma diferente: entregando conteúdos de valor.
O consumidor agora quer ser educado e decide comprar somente depois de muitas pesquisas. O planejamento de conteúdo ajuda o cliente a identificar-se com a empresa. Isso gera uma relação de confiança.
Campanha de marketing digital x planejamento de conteúdo: qual a diferença?
Uma campanha de marketing promove algo para um público alvo geralmente em momentos específicos. A Nike pode lançar uma campanha de marketing para divulgar uma nova linha de tênis. A Cacau Show faz campanhas no Natal, para promover seus Chocotones e Panetones. Por isso, campanhas de marketing geralmente têm um início e um fim.
Por outro lado, o planejamento de conteúdo promove sua marca ou empresa por meio de conteúdos valiosos. Diferentemente das campanhas de marketing, seus conteúdos ficam pelo tempo que você deseja na internet. Ainda, ajuda a construir autoridade e a criar confiança na empresa.
O planejamento de conteúdo também é uma modalidade de marketing. Contudo, sua empresa é divulgada sempre, pois a todo momento que um cliente procura por uma solução que você oferece, estará lá – mesmo que você não fale sobre sua empresa todo o tempo.
O marketing de conteúdo acaba sendo uma divulgação mais “silenciosa”, e não invasiva como em uma campanha de marketing. Essa característica é importante, pois ninguém mais deseja ser interrompido com propagandas, não é mesmo?
A principal diferença entre os dois está no fato, portanto, que, na campanha de marketing, o resultado é bom, mas apenas para o curto prazo. No planejamento de conteúdo, com publicações frequentes de textos com qualidade, o resultado aparece no longo prazo, mas os resultados se perpetuam enquanto os conteúdos continuarem a ser produzidos.
Exatamente por isso que o planejamento de conteúdo acaba sendo mais eficaz do que uma campanha de marketing.
Então, em qual dos dois devo focar?
Isso depende do seu objetivo. No entanto, se você precisa construir sua autoridade, conquistar a confiança dos seus clientes e fazer com que eles encontrem sua empresa, você precisa focar no planejamento de conteúdo.
Afinal, somente o marketing de conteúdo fará com que você consiga ter espaço no mercado, conquistar a atenção dos clientes e, principalmente, se destacar perante a sua concorrência.
Pergunte a si mesmo: você quer apenas vender no curto prazo ou construir uma autoridade no ramo? No segundo cenário, o cliente lembra de você antes dos concorrentes e você continua vendendo sempre. Pense nisso!
Vale lembrar novamente, entretanto, que os resultados do marketing de conteúdo são para o médio e longo prazo. Por conta disso, ele acaba sendo muito mais eficaz para qualquer empresa ao longo do tempo.
E como fazer um bom planejamento de conteúdo?
De maneira geral, focar no marketing de conteúdo trará clientes para a sua empresa. No entanto, é importante que haja planejamento dos conteúdos, publicações recorrentes e conhecimento sobre o assunto para que isso dê certo.
Assim, com o tempo você melhora nas pesquisas e seus clientes lhe encontrarão mais facilmente. Por isso, é essencial contar com um bom planejamento e oferecer diversos conteúdos, seja em artigos, vídeos ou ebooks, por exemplo.
Ainda, você precisa ter uma continuidade nesse planejamento a longo prazo, pois autoridade não se constrói da noite para o dia.
Além do mais, é primordial que o conteúdo seja realmente de valor e especializado. A internet já está cheia de conteúdos generalistas e, se você quer se destacar, precisa fazer algo diferenciado, mostrando que tem domínio do conhecimento.
Por isso, você precisa contar com apoio de quem realmente entende seu ramo e do seu negócio para evitar os generalistas. Conteúdo sem especialidade é “mais do mesmo” e você só será mais um na internet.
Aposte no marketing de conteúdo!
À primeira vista, pode ser difícil diferenciar uma campanha de marketing digital do planejamento de conteúdo. Contudo, são estratégias diferentes e com objetivos específicos.
A campanha de marketing é momentânea e dá resultados no curto prazo. O planejamento de marketing oferece resultados no médio e longo prazo, mas o resultado tende a ser muito maior e muito mais duradouro.
Por isso, quem deseja construir uma relação duradoura com o cliente, engajar, passar confiança e ser lembrado, precisa focar no marketing de conteúdo. Somente essa estratégia lhe trará mais clientes ao longo do tempo e lhe transformará em uma referência no seu ramo.
Portanto, comece agora mesmo a apostar no marketing de conteúdo para o seu negócio!
E você? Está preparado para este importante passo? Então entre em contato conosco e conte com nossa ajuda nesta caminhada!