Como captar clientes? 7 Passos simples para gerar mais negócios!

Saber como captar clientes é fundamental para a sustentabilidade e crescimento de uma empresa. Afinal, por meio desse processo, é possível identificar possíveis compradores — buscando torná-los consumidores a partir de diversas estratégias de marketing e vendas.

Contudo, a atração de novas oportunidades de negócios pode ser uma tarefa desafiadora para diversos profissionais e empreendimentos. Nesse sentido, conhecer formas de conquistar mais clientes pode ser bastante útil.

Esse é o seu caso? Então veja a seguir 7 passos simples para captar clientes e gerar mais negócios!

1. Explore o potencial do marketing de conteúdo

Com a concorrência cada vez mais acirrada entre as empresas, é essencial encontrar estratégias eficientes para captação de clientes. Assim, o marketing de conteúdo se apresenta como uma alternativa interessante.

Ele é um dos pilares do inbound marketing, também conhecido como marketing de atração. Essa é uma metodologia que tem como objetivo atrair o interesse dos consumidores por meio de conteúdos — em vez de experiências interruptivas, como uma propaganda de televisão.

A partir dos conteúdos, criam-se oportunidades para que os consumidores encontrem a sua empresa e se interessem por ela. Para tanto, é preciso entregar um conteúdo educacional realmente relevante para seu público-alvo.

É justamente essa a função do marketing de conteúdo — produzir materiais de valor para o público no momento em que ele precisa. Por isso, esse tipo de marketing é utilizado para captar usuários que podem se tornar seus clientes, de maneira eficiente e orgânica.

2. Aposte em anúncios pagos online

Além do marketing de conteúdo, os anúncios pagos online são eficazes na captação de clientes. A alta segmentação desse tipo de estratégia permite alcançar as pessoas que, de fato, podem estar interessadas no seu produto ou serviço.

Após o primeiro contato, você pode trabalhar o público já alcançado para que ele percorra todas as etapas da jornada de compra até a concretização da venda. Esse processo é conhecido como funil de vendas — uma ferramenta importante do inbound marketing.

Existem diversas plataformas que disponibilizam opções para anúncios pagos online, cada qual com uma finalidade específica. Por isso, antes de decidir qual delas utilizar, é preciso analisá-las cuidadosamente para identificar quais atendem melhor aos seus propósitos.

3. Diversifique os canais de comunicação

Aumentar as formas de comunicação entre o cliente e a empresa é outra maneira de conquistar consumidores. Afinal, isso permite que mais pessoas entrem em contato com você. Portanto, vale a pena diversificar os canais utilizados.

Existem diversos meios para se comunicar com os clientes. Entre eles, destacam-se: telefone, chat online, redes sociais, e-mail marketing e blog corporativo. No entanto, para que os resultados desses canais sejam satisfatórios, é preciso considerar diversos fatores.

Por exemplo, a empresa deve analisar os recursos disponíveis e as preferências dos consumidores. Assim, é possível determinar, de fato, quais canais de comunicação são imprescindíveis para auxiliar na atração de clientes.

4. Ofereça um atendimento personalizado

Outro passo simples para gerar mais negócios é o atendimento personalizado ao cliente. Isso porque os consumidores valorizam as empresas que são capazes de entender suas reais necessidades para traduzi-las em produtos e serviços específicos.

Para oferecer essa personalização, é importante conhecer o seu público. Isso permite identificar quais são os problemas dos seus potenciais clientes. Logo, também será possível entregar uma solução que possa ajudá-los e seja realmente valorizada pelos consumidores.

Ter um banco de dados pode auxiliar a empresa no reconhecimento dessas necessidades. Se você tem dúvidas sobre como fazer isso, algumas dicas para coletar informações sobre o seu público-alvo são:

  • crie eventos em que seja necessário cadastrar a participação;
  • ofereça materiais ricos (como e-books) em troca de informações de contato;
  • peça informações por meio do chat no site ao iniciar um atendimento.

5. Use as redes sociais a seu favor

As redes sociais vêm sendo um dos principais canais de comunicação utilizados pelas empresas na prospecção de clientes nos últimos anos. Por meio dessas plataformas, é possível se conectar com o público e atraí-lo para o seu negócio.

Instagram, Facebook e YouTube são exemplos de redes sociais que você pode utilizar para atingir esse objetivo. Mas como usá-las para conquistar clientes? A principal dica é promover o engajamento dos usuários, pois a interação aumenta as chances dos seguidores buscarem suas soluções.

Além disso, cultive um relacionamento com os consumidores nas redes sociais. A partir dele, é possível construir uma relação de confiança com os seus seguidores, aumentando as chances de realizar mais vendas.

6. Proponha parcerias estratégicas

Associar-se a outras empresas que oferecem produtos ou serviços complementares é outra estratégia para captar clientes. Dessa forma, é possível ter acesso a um novo mercado — e essa exposição pode gerar oportunidades de vendas.

Contudo, você deve ter cuidado ao escolher o parceiro. Caso sua empresa se associe a uma marca que tem ideais e valores diferentes dos seus, é provável que a aliança não atinja os resultados esperados. Ademais, ela pode gerar insatisfações, conflitos e até mesmo prejuízos financeiros.

Logo, fazer uma boa escolha é essencial para uma parceria bem-sucedida. Entre os principais pontos que devem ser considerados estão: a reputação da empresa, sua honestidade e credibilidade, além dos produtos e serviços oferecidos por ela.

7. Invista na fidelização de clientes

Você sabia que os seus clientes fiéis são uma boa fonte de novos negócios? Além de realizar compras ao longo do tempo, uma experiência positiva torna provável que eles compartilhem esse relato com amigos e familiares.

Como os consumidores são fortemente influenciados pela opinião das pessoas do seu círculo social, há chances de eles se tornarem seus clientes também. Por essa razão, a fidelização da sua base de clientes atual pode ser uma estratégia de atração interessante.

Além disso, ações específicas — como programas de fidelidade — podem gerar mais leads para o seu negócio. Afinal, a possibilidade de obter recompensas exclusivas por suas compras de longo prazo é um grande motivador para se tornar um cliente da sua empresa.

Com esses 7 passos simples para gerar mais vendas, agora você sabe como captar clientes em seu negócio. Portanto, não deixe de aplicar as sugestões apresentadas aqui e acompanhe os resultados dessas estratégias para o melhor funcionamento do processo!

Para explorar todo o potencial do marketing de conteúdo, entre em contato conosco da ABContent e conheça as nossas soluções em produção de conteúdo educacional!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: