Como criar e-book: o passo a passo completo

Já se perguntou como criar um e-book perfeito para suas estratégias de marketing digital? Muitas empresas possuem essa dúvida e, ao mesmo tempo, têm o desejo de produzir bons materiais informativos.

Criar e-books interativos e com bons conteúdos não é apenas uma forma divertida e atraente para reproduzir informações sobre a sua empresa, os produtos ou serviços que ela comercializa.

Os e-books possuem alto valor estratégico e servem para auxiliar as pessoas na jornada de compra, fazendo com que reconheçam na sua empresa uma autoridade no assunto, uma instituição plenamente capaz de solucionar o problema que elas têm.

Veja abaixo como criar e-books. Apresentaremos aqui algumas ferramentas para a produção desses materiais e as melhores formas para que sua empresa tenha em mãos um material rico de alta qualidade.

O que são os e-books?

Os e-books são materiais ricos em informação e que têm alta utilidade dentro das estratégias de marketing de conteúdo.

Sua principal serventia é ampliar o conhecimento dos leitores sobre um determinado assunto, geralmente, relacionado com os produtos/serviços que a empresa (que é autora do conteúdo) oferece.

Por se tratarem de conteúdos mais aprofundados, eles costumam ser enriquecidos com uma diagramação bem feita, imagens, infográficos e outros recursos gráficos para deixar sua leitura mais agradável e dinâmica.

Como criar um e-book de sucesso?

Para isso, é fundamental seguir alguns procedimentos básicos, tais como definir o tema que será abordado e estruturar cada um dos capítulos do material. Esse processo permite analisar quais são as informações mais úteis para os clientes e como elas devem ser inseridas dentro do material.

Não se esqueça que, para que o conteúdo seja consumido, ele precisa ter uma linguagem adequada ao público-alvo e as personas definidas, além de estar inserido dentro de uma estratégia de marketing.

Se a sua empresa utiliza a metodologia do funil de vendas, por exemplo, é essencial pensar para qual etapa do funil aquelas informações se destinam. Feito isso, é necessário redigir o material. O ideal é que o texto não seja muito curto, caso contrário, não há justificativa para transformá-lo em um e-book.

Ao mesmo tempo, é preciso ter cuidados para não se prolongar demais e tornar o conteúdo monótono ou desalinhado com a etapa da jornada de compra a qual ele se destina.

Os próximos passos são:

  1. seleção das imagens;
  2. definição da plataforma utilizada para construir a estética do e-book;
  3. seleção das estratégias de distribuição do material.

As plataformas para construção do seu e-book

Para dar forma ao material, será necessário escolher qual a ferramenta a ser utilizada para fazer a diagramação. Para quem não é familiarizado com o tema, a diagramação é a arte de “espalhar” o texto pelas páginas de um material de forma a criar uma boa estética e uma leitura agradável.

Como criar um e-book no Canva?

O Canva é uma ferramenta online de diagramação de conteúdos. Ela oferece alguns templates prontos para a confecção do seu e-book, porém, se você quiser deixar tudo do seu jeito, o ideal é começar do zero.

Para isso, você terá que criar um projeto, definir a quantidade de páginas e dar vida a todos os elementos gráficos que deseja inserir. Isso inclui determinar fatores como:

  1. tipografia utilizada e tamanho das fontes;
  2. cores;
  3. locais de inserção dos recursos gráficos (como box de texto, fotos, espaçadores ou qualquer elemento estético);
  4. área reservada para texto (assim como a forma como ele será distribuído);
  5. estruturar os links;
  6. definir o formato do arquivo (PDF ou imagem).

Tudo isso parece fácil na teoria, contudo, a montagem de um e-book bem legal vai exigir domínio da ferramenta. Além, é claro, de boas noções de design.

Para quem pretende usar uma ferramenta parecida com o Canva, existe a possibilidade de utilizar o Adobe Indesign. Contudo, ele é uma ferramenta paga e ainda mais complexa que o Canva.

Como criar um e-book no PowerPoint?

Nada impede que seu e-book seja, na verdade, uma apresentação de slides. Para obter sucesso, é preciso dominar o PowerPoint que, vamos falar a verdade, não é uma das ferramentas mais simples e otimizadas para esse tipo de produto.

Contudo, com bastante conhecimento da ferramenta e bastante paciência, é possível fazer um bom e-book dentro do programa. Não se esqueça que será necessário:

  1. definir a quantidade de slides;
  2. escolher os recursos de transição de slides;
  3. distribuir bem imagens e textos pelos slides;
  4. concentrar as informações de modo a não criar uma apresentação muito longa.

Quero criar um e-book para minha empresa, mas não tenho conteúdo. O que fazer?

Se você sabe mexer nas ferramentas de diagramação, mas não tem conteúdo para o seu e-book, isso não significa que sua empresa precisa abortar a produção deste material.

Para solucionar esse problema, basta procurar uma empresa que tenha capacidade de lhe oferecer um conteúdo de qualidade e especializado para seu e-book.

Vamos refletir sobre a complexidade desse material. Ele precisa:

  1. de um bom texto;
  2. de informações alinhadas ao seu negócio;
  3. ter uma linguagem adequada ao público-alvo;
  4. ser capaz de atrair as pessoas para a leitura;
  5. ter um conteúdo otimizado para reter a atenção e fazer com que o leitor não desista da leitura.

A ABContent atua na produção de conteúdos estratégicos, com foco em finanças, investimentos, empreendedorismo e negócios. Nosso papel é se encarregar de toda a complexidade envolvida na produção de conteúdo para sua empresa, incluindo seus e-books.

Ao contar com uma empresa especializada como nós, você economiza tempo e foco naquilo que realmente importa para o seu negócio: a administração e desenvolvimento estratégico da empresa. Por isso, se você precisa de e-books e conteúdos para seu blog e site, conte conosco!

Concluindo

Materiais ricos são ricos também em trabalho. Eles geram resultado, mas exigem muito empenho e domínio para oferecer ao seu leitor o melhor conteúdo especializado. E você não quer perder tempo útil com ações que não estão diretamente conectadas com o seu core business, certo?

Por isso, deixe a produção do conteúdo de seus e-books nas mãos de quem sabe como produzir materiais que grudam na sua audiência e que vão auxiliar na geração de autoridade e captação de novos clientes e nutrição dos leads!

Quer saber mais sobre como a ABContent estrutura e-books de sucesso para seus clientes? Então, entre em contato com a nossa equipe de consultores hoje mesmo!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: