Como criar um bom plano de marketing para sua empresa?

Os tempos em que a relação entre os consumidores e as organizações se baseavam apenas na venda e aquisição de produtos e serviços ficaram para trás. Atualmente, os clientes estão em busca de marcas com as quais podem se conectar e cujos valores se alinham aos seus.

Pensando nisso, é importante que as empresas busquem construir um bom plano de marketing. Porém, para ser bem-sucedido, é preciso contar com precisão. Ou seja, é necessário ter um plano bem estabelecido.

Que tal saber como montá-lo e colocá-lo em prática? Veja a seguir de que forma criar um bom plano de marketing!

O que é o plano de marketing?

Ao longo dos anos, a comunicação entre uma marca e seu público ganhou espaço. No passado, ela era restringida pelas barreiras da tecnologia. Hoje, com a ajuda de ferramentas do marketing digital, é possível conversar com qualquer cliente em tempo real.

Apesar de ser uma grande vantagem para as empresas, é preciso saber usá-la. Afinal, não basta se comunicar. É necessário fazê-lo do jeito certo! Em outras palavras, as marcas devem entender o que seus consumidores estão em busca de ouvir. Além disso, é importante conferir quais são os melhores canais de comunicação.

Todos esses fatores são relevantes durante a construção de um plano de marketing. Resumidamente, o termo diz respeito às estratégias que uma organização usa para levar uma determinada mensagem aos usuários de suas soluções.

Qual a importância de um plano de marketing?

Agora que você sabe o que é plano de marketing, ou seja, um documento que organiza a comunicação entre companhias e seus públicos, é uma boa ideia compreender sua relevância. Dessa forma, você poderá investir na construção do seu, aproximando seus clientes de sua marca.

Em primeiro lugar, é interessante observar o marketing para empresas como uma estratégia de competitividade. Isso porque, atualmente, se um consumidor precisar escolher entre duas organizações, é provável que ele fique com aquela que mais se alinha a ele — independentemente de preços.

Essa é uma informação que surpreende muitos empreendedores. Contudo, um consultor de negócios do Sebrae confirma que o valor não é mais o fator principal que orienta as decisões do público. O que vale é a experiência do cliente, e ela certamente pode ser impactada por uma comunicação diferenciada e voltada às suas necessidades.

Em segundo lugar, saber como criar um plano de marketing adequado às demandas do mercado pode aprimorar sua visibilidade. Em segundos, um vídeo, uma foto ou uma mensagem institucional é capaz de se espalhar entre diversas redes sociais. Assim, mais pessoas acessarão a mensagem da sua marca.

Finalmente, é impossível falar sobre a importância de montar um plano de marketing sem abordar a tomada de decisões. Apesar de o documento impactar diretamente o público, ele também é fundamental para as empresas.

A relação é simples: ao estudar seus consumidores, alinhar a comunicação à linguagem deles e investir em trocas que certifiquem a boa experiência do cliente, a organização fica mais ciente dos caminhos que deve seguir para melhorar continuamente seus resultados em marketing. Logo, os custos, os retrabalhos e até mesmo potenciais crises podem ser reduzidos.

Quais são as dicas para criar plano de marketing?

Com todas as informações acima em mente, é hora de entender como montar o seu plano de marketing, de fato. Para isso, temos algumas dicas.

Confira!

Conheça as necessidades e dores do público

A precisão é um fator importante na comunicação entre uma marca e seus compradores. Sendo assim, é preciso que a comunicação entre eles seja simples, eficiente e enriquecedora.

De modo a falar a mesma língua que seu público, é preciso saber o que ele está buscando. Nesse momento, realizar pesquisas de mercado, de marketing, de satisfação, entre outras, pode fazer toda a diferença.

Invista, ainda, em dominar seu segmento. Um exemplo é trazendo informações que ainda não foram exploradas pelos concorrentes e que o coloquem em vantagem.

Aposte em diferentes canais

Por meio das pesquisas, é provável que você consiga identificar o principal canal em que seu público está presente. Ele pode ser uma rede social, um fórum online ou uma plataforma. Uma dica para se aproximar de mais pessoas é investir no marketing multicanal.

Como o nome indica, ele diz respeito ao uso de vários canais ao se comunicar. Além disso, é possível utilizar a estratégia omnichannel. Ela trata da integração de canais, com o objetivo de aprimorar a experiência do usuário.

Desse modo, além de aumentar sua visibilidade, você estará presente tanto no ambiente offline, por meio de ações de marketing tradicional, quanto no online. O marketing digital pode ser um grande aliado.

Como exemplo, pense em compras que o usuário pode realizar online e retirar na loja. Nesse caso, o marketing levou o cliente até o site, facilitou a compra e ainda levou o consumidor à loja. Isso abre uma vasta gama de oportunidades.

Certamente, a estratégia pode ser adaptada às especificidades de seu negócio. Com combinações que façam sentido para você, vale a pena considerar a integração de canais de comunicação.

Mostre sua autoridade

A autoridade de uma marca em relação a um assunto é um grande atrativo para os consumidores da atualidade. Afinal, existem centenas de opções disponíveis no mercado — em qualquer segmento.

Assim, para garantir que realizem uma compra segura e proveitosa, não é incomum que os clientes busquem pelos grandes nomes do nicho.

Nessa hora, muitos podem pensar que o título de autoridade está restrito aos líderes do mercado. Porém, não é verdade. Ao montar um plano de marketing de qualidade, as empresas conseguem mostrar para os usuários que sabem tudo sobre as soluções que oferecem.

Ferramentas de marketing digital, como o e-mail marketing e os blog posts podem ajudar nesse sentido.

Invista em marketing de conteúdo

Você sabia que é possível unir as três dicas acima em uma só tática? O marketing de conteúdo é uma estratégia de promoção de conteúdos personalizados às necessidades de um determinado público.

Ao usá-lo adequadamente, você não só pode chegar com maior facilidade ao seu consumidor, como também manterá a comunicação ativa e demonstrará constantemente sua autoridade. Ao alinhar essa ferramenta a um bom plano de marketing — voltado à experiência do cliente — seus resultados tendem a aumentar!

Sabendo disso, não deixe de conhecer a ABContent. Oferecemos conteúdos exclusivos e especializados para seu negócio ou blog! Entre em contato conosco e saiba mais!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: