Se você deseja chamar a atenção dos clientes e se destacar perante a concorrência, precisa saber como escrever artigos para a web. Mesmo que você não queira escrever e pensa em terceirizar o trabalho, saber como a escrita para os meios digitais funciona é fundamental para evitar compartilhar conteúdos mal redigidos.

O blog é atualmente uma das maiores ferramentas para atrair clientes e ganhar notoriedade. Por isso, os artigos devem ser feitos com muita qualidade e planejados como um investimento para o médio e longo prazo.

Apesar de parecer simples, redigir artigos para blogs não é tão simples assim. Não se trata apenas de escrever um texto e publicar. Para destacar-se, você precisa ter diversos conhecimentos para fazer um artigo de qualidade.

Quer saber mais sobre criação de artigos para a web? Então continue a leitura e descubra como fazer isso!

Aprenda sobre marketing de conteúdo

Não adianta começar um artigo para seu blog sem antes entender pelo menos o básico sobre marketing de conteúdo. Tais conhecimentos lhe ajudarão a entender a jornada de compra do cliente e como ele chega na decisão de compra na internet.

Além disso, você aprenderá sobre ferramentas importantes para fazer seu site, blog e conteúdos serem encontrados pelo seu cliente. É o caso do SEO e das palavras-chave, por exemplo.

Entenda quem realmente é a sua persona

Uma persona é uma espécie de personagem, criado por meio de dados verdadeiros e outros ficcionais e que representa o seu cliente ideal. Saber sua persona é essencial para o sucesso da sua estratégia e para atrair clientes até você.

Esse personagem lhe ajudará a criar conteúdos que tirem as dúvidas e tragam soluções para as dores do seu público-alvo. Afinal, não adianta escrever artigos afirmando que você tem a melhor corretora, banco ou assessoria de investimentos, ou o melhor curso de investimento na bolsa, por exemplo. Tenha em mente que os artigos são sobre seu cliente, e não sobre você.

Além de saber muito sobre sua persona, vale lembrar também que você precisa entender seu mercado, seu negócio, analisar a concorrência e, principalmente, saber qual o seu diferencial.

Saiba como funciona um texto para web

Escrever artigos para blog é bem diferente de um texto em outros formatos. O tempo é escasso e as pessoas geralmente ficam com diversas abas abertas no navegador. A maioria sequer lê um texto inteiro, apenas escaneia para encontrar as informações que deseja.

Um artigo para web deve ter:

  • parágrafos e frases curtas;
  • linguagem adequada a persona para deixá-la interessada;
  • título chamativo;
  • introdução que prenda a atenção do leitor, etc.

Veja agora, na prática, algumas dicas que fazem um artigo para blog ser considerado de qualidade:

1. Escolha do tema e palavra-chave adequadas

Depois de conhecer bem sua persona, você deve escolher os temas que deseja escrever e que façam sentido para atrair seus clientes. Depois disso, pesquise as palavras-chave ideais para cada artigo.

A palavra-chave é o que lhe ajudará a fazer um artigo de qualidade e que seja encontrado nos mecanismos de busca. Pesquise- a nos mecanismos de busca, veja sinônimos e palavras-chave secundárias e confira artigos sobre o mesmo tema.

Pesquise bastante sobre o assunto e leia alguns artigos que aparecem nas pesquisas para saber o que outros falam e quais assuntos são os mais buscados. Isso lhe ajudará a desenvolver seu artigo.

2.  Introdução cativante e um desenvolvimento eficiente

Como mencionado, o título precisa atrair a atenção do leitor. Contudo, isso não é o bastante. A introdução também precisa ser chamativa para fazer com que seu possível cliente sinta-se atraído pelo texto e tenha vontade de continuar a leitura.

O desenvolvimento precisa explicar tudo de maneira simples e sem enrolação. Ou seja, vá direto ao ponto e explique o que a persona deseja saber. Lembre-se de escrever com uma linguagem simples.

Escreva frases curtas, sintetize ideias e separe o artigo em intertítulos, sub-intertítulos e bullet points. Essas técnicas ajudam o leitor a encontrar mais rapidamente as informações que precisa.

Depois, faça uma boa correção para evitar erros de português e de digitação. Confira também se o artigo está com a qualidade esperada e se fala sobre o que você antes havia planejado escrever. Caso deseje, compare com artigos semelhantes de outros sites e de concorrentes para avaliar se o texto está ou não adequado.

3. Conclusão e um CTA interessante

No fim, é sempre bom concluir o artigo e depois fazer uma chamada para ação (CTA). Ela pode ser convidar o leitor para baixar um e-book, ler outro artigo do blog ou seguir nas redes sociais, por exemplo. A conclusão precisa ser curta e apenas sintetizar o artigo.

Por isso, nada de incluir ideias novas nessa parte do texto! A sua chamada para ação, que é a última parte do artigo, precisa ser curta e atraente.

De forma bem resumida, essas são as etapas para você produzir um artigo para web de qualidade. Se você perceber, este artigo é para um blog. Ao acompanhá-lo você já saberá como é o formato mais adequado para esta finalidade. Perceba que os parágrafos são curtos e a linguagem é simples, algumas das características já esperadas.

Entretanto, isso não é o bastante para ter sucesso online. Há um detalhe que separa os artigos medíocres dos artigos de qualidade. Essa regra fará toda a diferença para seu blog e seus artigos ficarem à frente da concorrência.  É preciso entregar mais.

4. Conteúdo especializado

Se essa última regra não for observada, dificilmente você atrairá a atenção dos seus possíveis clientes. E mais: não se destacará e tampouco será lembrado.

Ser generalista é apenas escrever textos rasos. Ou seja, textos superficiais, que não se aprofundam nos temas. A internet está cheia de blogs com artigos escritos dessa maneira.

Mesmo estando bem ranqueados, acabam sendo “mais do mesmo” e não atraem a atenção do leitor. Assim, o possível cliente sai do site e acaba entrando em outro, esquecendo do blog que tinha visto anteriormente.

Se você quer se destacar, seu artigo precisa ser especializado e diferenciado. Você não vai querer que seu cliente saia do seu blog e vá para outro, correndo o risco de ler o que seu concorrente escreveu, certo? Ninguém deseja isso.

Portanto, é importante pensar muito antes de escrever seus artigos ou contratar uma equipe especializada. Mostre que você realmente entende do seu ramo e que conhece seu cliente. Não seja como a maioria. Seja diferente e entregue mais.

Conclusão

Escrever um artigo para web não é simples. Existem diversas técnicas e passos que devem ser seguidos na hora da redação. Ainda, você precisa pesquisar muito sobre os temas, palavras-chave, concorrência, dentre outros pontos.

Por fim, o mais importante é que seu artigo seja especializado, aprofundado e que transmita conhecimento. Conteúdos especializados demonstram que você é uma autoridade no assunto.

Somente assim você conseguirá criar uma relação de confiança e engajar seu público. Portanto, não esqueça dessas regras, tenha artigos únicos e destaque-se perante a concorrência!

E você, já tem um blog? Então não perca mais tempo (e clientes)! Entre em contato conosco e descubra poderemos lhe ajudar na missão de entregar conteúdos especializado à sua audiência e construir a autoridade da sua empresa no ambiente online!