Como fazer uma live no Instagram?

Você já pensou em fazer uma live no Instagram? Utilizar essa ferramenta pode ajudar muito qualquer negócio, independente se você é um profissional autônomo ou uma  empresa de pequeno, médio ou grande porte.

As lives nessa rede social podem ser usadas sempre que você achar que deve atrair mais pessoas e interagir com os usuários. Inclusive, há profissionais que realizam lives toda semana ou com uma certa frequência.

Quer saber por que lives podem ser excelentes para sua empresa? Então continue a leitura do artigo e veja também como você pode fazê-las para atrair pessoas para o seu negócio!

O que são as lives no Instagram?

Você sabe o que é uma live no Instagram? Trata-se de um recurso do Instagram Stories que permite a gravação e transmissão de vídeos ao vivo.

As lives foram liberadas pela rede social em 2016 e foi visto como uma grande oportunidade para empresas, profissionais e personalidades, de modo geral, alcançarem sua audiência de uma maneira diferente e mais ativa.

A facilidade da ferramenta é que chamou a atenção. Basta ter um celular com conexão a internet e você pode fazer gravações ao vivo em qualquer lugar, seja de um escritório, na rua ou até, na praia, se desejar.

Ou seja, você pode aparecer em tempo real para milhares de pessoas ao mesmo tempo de forma rápida e simples, assim como programas ao vivo de televisão.

As lives do Instagram também são conhecidas como “live streaming” ou simplesmente “transmissões ao vivo”. Essas transmissões ao vivo existem em outras redes sociais, como Facebook, YouTube e o Periscope.

Como o Instagram é a rede que mais cresce, as lives dessa rede social costumam agradar muitos e ser uma maneira interessante de levar conteúdos para as pessoas.

Por que fazer lives no Instagram?

Há diversos motivos para se fazer uma live nessa rede social, principalmente se você tiver um negócio. Primeiro de tudo, as lives são uma boa chance de engajar com seu público e conversar diretamente com eles.

As transmissões ao vivo são consideradas ótimas para entregar conteúdos de valor e falar sobre um assunto de grande interesse do seu público sobre o seu nicho.

Além disso, é uma boa forma de você construir sua autoridade, mostrando que entende do seu nicho e sabe ajudar as pessoas com seu conhecimento.

Utilizar essa ferramenta pode ajudar você a gerar mais leads, conseguir novos seguidores e atrair mais interessados, podendo até conseguir pessoas qualificadas para comprar seus serviços no mesmo momento da live. Por fim, o custo para fazer uma live é baixo e você pode utilizar apenas o que tem, que é o celular e a internet.

Passo a passo para fazer uma live na prática

Não há nada de dificuldades, pois a ferramenta é simples e bem intuitiva. Mesmo assim, confira o passo a passo de como fazer uma transmissão ao vivo nesta rede social.

Passo 1

Vá até os Stories do Instagram, que fica no canto superior esquerdo da tela quando você abre a rede social. Outra forma de fazer isso é arrastando a tela para a direita no seu feed.

Passo 2

Com o Stories aberto, você verá na parte inferior da tela, na direita, vários recursos para usar. A opção “Ao vivo: se encontra no canto inferior esquerdo. Clique nele.

Passo 3

Depois acione a opção “Transmitir ao vivo”.

Passo 4

Depois que você terminar sua live, basta clicar em “Encerrar” no canto superior esquerdo. Quando você terminar, o aplicativo mostrará quantas pessoas acompanharam sua transmissão ao vivo.

Depois de encerrar, você receberá 3 opções do que fazer com o vídeo feito ao vivo:

  • salvá-lo na memória do celular;
  • excluí-lo;
  • compartilhá-lo nos Stories por 24 horas.

6 Dicas para fazer uma live no Instagram

Agora que você viu as vantagens de utilizar as transmissões ao vivo e viu o passo a passo para fazê-la na prática, veja agora alguns requisitos e dicas que você precisa se atentar ao realizá-la!

1. Divulgue antecipadamente a live

Para garantir que seus seguidores assistam a sua live, você precisa divulgar o dia e o horário da sua transmissão para que todos saibam com antecedência e consigam se programar para assisti-la!

2. Faça um roteiro do que deseja falar

Não vai ser nada organizado você começar uma live sem ter um roteiro do que você deseja abordar, certo? Considere sua transmissão ao vivo como uma palestra ou uma aula e faça um roteiro anotando os temas que deseja ensinar. Dessa forma, você não se perde e faz uma live mais organizada e completa.

3. Treine seu roteiro antes

É sempre bom dar uma lida nos pontos que você deseja falar no live streaming para não correr o risco de se perder. Assim, você também tem como garantir que a live seja feita com o máximo qualidade possível e deixe você mais confiante.

4. Prepare seu ambiente

Antes de começar a sua live, você precisa garantir que esteja em um bom ambiente, que seja calmo, com boa iluminação, sem barulhos e interrupções.  Não esqueça de checar se a imagem, a conexão com a internet e o áudio estão em bom estado para que todos possam lhe ver e ouvir perfeitamente.

5. Interaja com as pessoas

As lives do Instagram dispoem de um chat, no qual as pessoas podem lhe mandar mensagens ao mesmo tempo em que você grava. Utilize esses chats para interagir com as pessoas, conversar, responder dúvidas e dar boas vindas ao que entraram na sua transmissão.

6. Mantenha as pessoas interessadas na sua live

Você precisa interagir, parecer animado e com vontade de ajudar e ensinar. Utilize gatilhos, como o da urgência e da escassez para fazer as pessoas ficarem interessadas no que você tem a oferecer, seja uma “consultoria”, uma aula, um e-book ou outro tipo de bônus. Utilize-se de loops e do gatilho da curiosidade para fazer seus telespectadores assistirem você até o fim, mas lembre-se de entregar o que prometeu.

Conclusão

Como visto, fazer uma live no Instagram pode ajudar muito na visibilidade do seu negócio de finanças. Portanto, não deixe de fazer as transmissões para aumentar sua credibilidade e engajar com seus seguidores, atrair mais leads e principalmente, engajar, criar conexão e confiança com seu público!

E já que você leu sobre lives no Instagram, aproveite e veja como criar um e-book e oferecer como isca nas suas transmissões ao vivo!

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