Como preparar sua empresa para um cenário pós-crise?

Preparar sua empresa para o pós-crise é essencial para superar, com maior facilidade, as dificuldades que enfrentou durante os momentos de instabilidade econômica. Afinal, depois de uma situação adversa, nada melhor que encontrar o caminho de volta ao crescimento, certo?

Tomar atitudes durante uma crise para suportar os desafios do momento é importante, mas saber o que fazer após esse período de fragilidade financeira é o que fará seu negócio se levantar com eficiência e força. Ou amargurar prejuízos por anos.

Acompanhe a leitura do artigo e veja o que você pode fazer para preparar seu empreendimento para o período de pós-crise!

Pense em estratégias para ser visto

Depois de um período de crise, é normal ver a economia se reerguendo, mesmo que lentamente. Ainda que demore para a economia se recuperar totalmente, é possível observar mudanças como: aumento da oferta de emprego e do consumo, dentre outros.

Pelo fato de haver mais pessoas procurando por algo para consumir, você precisa garantir que a sua marca esteja presente em locais estratégicos caso queira ser lembrada.

A presença nas redes sociais – que é obrigatória até em momentos econômicos conturbados – deve ser muito maior nesses primeiros momentos do pós-crise. Afinal, as pessoas costumam voltar a consumir com mais intensidade, tal como antes.

Outras formas de fazer sua empresa aparecer é participar de projetos, ajudar a patrocinar eventos ou festas regionais na cidade e lançar desafios para engajar a população, caso o seu negócio seja local.

O momento é de aparecer. E se você apostou em estratégias para aumentar sua visibilidade e ficar próximo do seu público-alvo durante a crise, ser percebido poderá ficar muito mais fácil e mais efetivo. E, por consequência, a sua demanda de novos clientes pode ser incrementada.

Busque inspiração na história

Sempre existiram crises ao longo da história, e o último século foi um exemplo claro disso. No século XXI, a história muito provavelmente não será diferente. As crises são cíclicas e surgirão outras.

Há grandes empresários que conseguiram sobreviver a diversas delas. Analisar os acontecimentos, as decisões que tomaram e o que fizeram para fazer seus negócios voltarem a crescer com maior força depois pode ajudar você a pensar em quais soluções aplicar na sua empresa.

Veja estratégias que foram implementadas para alavancar essas empresas e observe, nos tempos atuais, o que você pode utilizar para alavancar a sua companhia.

Dessa forma, é possível raciocinar e tomar melhores decisões sobre o que fazer no pós-crise.E  preparar seu empreendimento para esses primeiros momentos de retomada.

Fique de olho no mercado

Avaliar o que seus concorrentes e outras empresas do mesmo segmento estão fazendo para suportar a crise e os planos delas para o pós-crise deve ser essencial para você ter noção do que deve fazer.

Assim, considere sempre manter-se informado sobre tudo o que ocorre no seu mercado, seja visualizando as ações tomadas pelos concorrentes ou estudando as mudanças de comportamento dos consumidores dos serviços ou produtos que seu empreendimento oferece.

Considere projetos para o longo prazo

Se o momento atual é de crise, muito provavelmente as lideranças estão pensando em soluções a curto-prazo para tentar salvar a companhia de um período economicamente conturbado.

Pensar somente em soluções momentâneas é o maior erro de muitos negócios, que depois não entendem porque não conseguem crescer como outras no início de recuperação da economia.

Por mais que o período seja de cautela, é ideal se planejar para o longo prazo, buscando soluções que ajudem a empresa a se destacar agora e no futuro.

Exemplos de projetos que podem ser úteis para o longo prazo são: ampliação do portfólio de produtos ou serviços da empresa, criação de um serviço para outro público-alvo, compra de equipamento tecnológico para melhorar o desempenho da empresa, contratação de serviços estratégicos que ajudem a escalar os lucros, dentre outros.

Analise lacunas no mercado

O lado interessante das crises econômicas é que elas fazem surgir inovações e acabam criando novas necessidades, seja de serviços ou de produtos. Reflita sobre os tipos de lacunas surgiram nesse período e que tenham a ver com o seu segmento.

Você pode utilizar essas fragilidades no mercado para criar um produto ou um serviço novo, que seja útil para sua persona ou outro público-alvo.

Invista em negócios que gerem renda passiva

Essa dica você pode aplicar em qualquer momento, seja em períodos de crise ou de economia fortalecida. Já pensou em investir em produtos que possam gerar renda passiva para a sua empresa?

Os infoprodutos, ou produtos digitais, costumam ser bem aceitos pelas pessoas e pode gerar uma boa receita no final. Os mais comuns, e que geralmente mais vendem, são os e-books e os cursos online.

Mas esses dois não são os únicos formatos de produtos digitais que existem. Pense em um assunto de grande interesse dos seus clientes e do público que segue seus conteúdos e elabore um material completo e que seja realmente valioso, cobrando uma quantia rentável por ele.

Mesmo que o valor seja baixo, no final do mês o lucro com esses infoprodutos podem ser consideráveis. Se preferir, ofereça o material como bônus aos clientes. Isso também enriquece o relacionamento e pode lhe trazer mais negócios.

Fortaleça sua presença digital

A presença digital da sua empresa precisa ser trabalhada constantemente, seja durante a pior das crises ou no melhor dos cenários econômicos.

Caso você não saiba, durante as crises as pessoas não param de comprar produtos e serviços, mas passam a consumir ainda mais conteúdos online e a pesquisar muito mais antes de chegar na decisão de compra.

Nesse momento, sua empresa precisa se destacar e entregar conteúdos de qualidade, diferenciados e que sejam de valor. E, para enfrentar o cenário pós-crise, com seus concorrentes se recuperando (muitos deles até já contavam com serviço de produção de conteúdo), o ideal seria intensificar ainda mais essa presença. Afinal, seu negócio precisa aparecer!

Usufruir de um serviço de produção de conteúdo especializado no seu nicho durante a crise ajudará o seu negócio ser encontrado na internet e, principalmente, lembrado pelos consumidores. Se aliar com um acréscimo no início do pós-crise, as chances do seu negócio se destacar perante os concorrentes ficam maiores ainda.

Por isso, aposte na entrega de conteúdos no período da crise e planeje intensificá-lo no início do pós-crise para que a sua empresa esteja preparada para enfrentar e se posicionar com força nesses momentos de recuperação econômica!

Preparar o seu empreendimento para enfrentar o pós-crise é tão ou mais importante do que apenas pensar no que fazer durante ela. Siga as dicas deste artigo e pense em estratégias que podem fazer sua empresa se recuperar de forma rápida e eficiente logo nos primeiros momentos de crescimento econômico.

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