Content Marketing: 7 estratégias para você aplicar agora

Vamos começar o post de hoje com uma pequena reflexão. Dentre as empresas que você acompanha via web (seja acessando o site corporativo ou lendo uma newsletter), quantas utilizam um discurso puramente de vendas?

Pense bem: quantas delas não oferecem um conteúdo informativo sobre seus produtos e serviços ou sobre temas que, de uma forma ou de outra, pertencem ao seu universo de trabalho?

Isso ocorre porque o marketing e a publicidade mudaram muito nos últimos anos. Hoje em dia, as principais marcas apostam com força na criação de conteúdos. E quando se fala em neste tema, estamos falando de content marketing.

Quer saber mais sobre este conceito e quais são as principais estratégias envolvidas nessa metodologia de marketing? Então fique ligado nessas 7 estratégias que sua empresa deve aplicar agora mesmo!

O que é content marketing?

O content marketing, também conhecido como marketing de conteúdo, é uma metodologia que tem como finalidade gerar resultados para uma empresa por meio de uma tática bem diferente das antigas estratégias publicitárias.

Esta nova estratégia tem como fim os resultados. Porém, eles são construídos por meio da entrega de conteúdos e informações relevantes para o público-alvo de uma empresa.

Além das vendas, o content marketing mira em:

  1. gerar novos negócios;
  2. auxiliar na retenção e fidelização de clientes;
  3. ampliar o conhecimento das pessoas sobre uma marca e seus produtos e serviços;
  4. gerar autoridade para uma marca em seu nicho de mercado;
  5. reduzir custos de aquisição de clientes.

Vale ressaltar que o content marketing se relaciona diretamente com outro termo bastante conhecido, que é o inbound marketing. O I.M aborda as técnicas de conversão de pessoas em leads e a conversão e nutrição dos leads até se tornarem clientes.

Por se tratar de um processo complexo e que requer muita estratégia, é comum que o marketing de conteúdo seja a ferramenta que viabiliza as estratégias de inbound marketing.

Quais estratégias de content marketing minha empresa deve adotar?

Antes de listarmos algumas estratégias a serem adotadas, é importante mencionar que existem diversas opções à disposição da empresa. Sendo assim, nem todos os recursos estarão presentes aqui nesta lista. Contudo, é bom ficar de olho nesses 7 quesitos a seguir.

1. Crie um blog para concentrar conteúdos relevantes

Sabe por que tanto se fala em blog no universo do marketing digital? Pelo fato desse tipo de site servir como um grande portal de informações.

Ao criar um blog e produzir bons posts, a empresa oferece informações importantes para o público e, ao mesmo tempo, retém a atenção das pessoas, executa um exercício de branding “indireto” e amplia a sua autoridade perante os leitores.

Os blogs também fomentam posts de redes sociais e anúncios. É possível utilizar um bom conteúdo como forma de atração de pessoas, inclusive utilizando de recursos de publicidade para promover a leitura.

2. Aplique as regras de SEO para ranquear suas páginas

Uma das estratégias de content marketing envolve a construção de conteúdos seguindo as boas práticas de SEO. Essas regras são fundamentais para tornar os textos mais escaneáveis pelos algoritmos dos sistemas de pesquisa da web (como o Google).

Ao adotar essas práticas, seu texto ganha posições na listagem, sendo possível alcançar a primeira página e o topo da lista de resultados, que é o sonho de qualquer empresa (já que esses resultados são os mais acessados).

3. Descubra quem é seu público-alvo

Um dos fatores mais importantes para ter sucesso com estratégias de inbound marketing e marketing de conteúdo é saber quem é seu público, o famoso target de negócios.

Existem estratégias para mapear essas pessoas. E você pode promover algumas ações envolvendo a “troca” de conteúdos relevantes por informações estratégicas.

Para isso, sua empresa pode:

  1. criar landing pages com formulários de contato e atrelar o preenchimento do funcionário à disponibilização de um material rico, como um e-book;
  2. executar pesquisas de satisfação com os clientes para obter dados estratégicos;
  3. realizar uma pesquisa ampla e oferecer algum tipo de benefício para os respondentes.

Saber que é seu público não é apenas uma estratégia é uma informação essencial para o sucesso de qualquer ação de marketing.

4. Crie personas

Com base no conhecimento sobre o público é possível criar personas, que são representações dos clientes ideais.

Criar personas é algo que exige criatividade e também conhecimento sobre a audiência. Porém, não pense nessa demanda como algo adjacente. Ela é fundamental para conseguir sucesso na escolha dos temas a serem abordados e na linguagem a ser utilizada na produção de conteúdos.

5. Aproveite conteúdos antigos em um novo material!

Tem alguns posts mais velhos, mas que possuem um bom conteúdo? Então, que tal dar uma reformada neles para reaproveitar?

Isso é possível e não traz nenhum prejuízo, basta apenas verificar se as informações ainda estão atualizadas e dar a elas um novo formato. Um bom exemplo é a produção de um e-book.

Imagine que sua empresa possui ótimos posts antigos sobre um determinado tema e quer trazê-los à tona novamente. Basta juntá-los em um e-book e aproveitar o conteúdo rico para obter ainda mais informações sobre os leitores!

6. Fique de olho nos dados

Marketing é algo empírico, ou seja, boa parte de seus acertos são construídos aprendendo com os erros. E a melhor forma de analisar quais são os erros é por meio de dados.

Existem diversas métricas que são utilizadas pelos especialistas em marketing digital para mensurar o sucesso de cada estratégia. Não abra mão de conhecer essas métricas e acompanhá-las para ter bons resultados com a adoção do content marketing em sua empresa.

7. Conteúdo deve ser multiplataforma

Não foque todos os seus esforços produtivos em um único local de divulgação. Mesmo que sua empresa tenha um ótimo blog, isso não significa que o marketing deve ser focado apenas em postagens. E isso se aplica à outros formatos de produção.

O ideal é ser multiplataforma e multifoco. Uma empresa que pretende buscar bons resultados com marketing de conteúdo precisa compreender que redes sociais, site institucional, blogs, e-mail marketing e newsletters têm seu valor e protagonismo estratégico.

Isso significa diluir as informações em todos os canais, mantendo uma presença constante em cada um deles, sempre respeitando, é claro, as estratégias de abordagem e comunicação com o público.

Lembre-se, contudo, que o blog sempre será a peça-chave do seu negócio para atrair tráfego orgânico e gerar novas oportunidades de negócio. Por isso, jamais deixe de atualizá-lo frequentemente!

Essas são apenas algumas das estratégias adotadas para gerar resultados com content marketing.

Sua empresa adota mais alguma estratégia que vale a menção? Então deixe seu comentário e enriqueça ainda mais nosso debate sobre o marketing de conteúdo e seu potencial estratégico!

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