Conteúdo generalista x conteúdo especializado: quais as diferenças?

A internet está cheia de informações e materiais de todos os assuntos que se possa imaginar. No entanto, muito do que encontramos são apenas conteúdos generalistas. Apesar disso, há quem apresente conteúdo de qualidade, que traz valor para o leitor, sendo muitos deles especializados.

Quem precisa de serviços de produção de conteúdo pode não saber a diferença entre os generalistas e os especializados, mas a verdade é que há distinções significativas. E tem mais: a escolha por um ou outro pode fazer enorme diferença no resultado da sua estratégia de marketing.

Quer saber mais qual a diferença entre esses dois tipos de conteúdo? Então acompanhe a leitura e  descubra qual o melhor para você conseguir atrair clientes, aumentar sua visibilidade e seu lucro de forma eficaz!

O que são conteúdos generalistas?

Um conteúdo generalista geralmente é simplificado, ou seja, explica assuntos de forma superficial. Alguns deles podem até ser rasos e triviais.

Isso não significa que conteúdos generalistas são sempre ruins! Muitos assuntos podem ser explicados de forma simples e sem o devido aprofundamento, pois servem apenas para tirar uma pequena dúvida do leitor, bastando apenas as informações que traz.

De fato, há muitos assuntos que podem ser feitos por empresas ou profissionais generalistas, até porque nem sempre o assunto requer conhecimentos específicos ou precisa adentrar em detalhes técnicos. Mas há muitas exceções e nichos que não podem ser atendidos por quem não entende sobre o que escreve.

Confira agora as vantagens e as desvantagens desse tipos de conteúdo generalista:

Vantagens do conteúdo generalista

Não há muitas vantagens nesse tipo de conteúdo. No entanto, podemos destacar alguns pontos positivos, como:

  • empresas e profissionais que escrevem de forma generalista sobre assuntos variados podem ser facilmente encontrados no mercado;
  • serve para explicar conceitos básicos e que não precisam de aprofundamento no tema;
  • pode ser útil para topo de funil (ou seja, atrair pessoas para descobrir seu blog, site oficial e, consequentemente, sua empresa).

Quem precisa de conteúdos para seu blog corporativo acaba geralmente tendo contato primeiro com empresas e profissionais que oferecem serviços de produção de conteúdo nos mais diversos nichos. No entanto, isso pode ser perigoso. Entenda o porquê no tópico a seguir.

Desvantagens do conteúdo generalista

Por outro lado, esse tipo de conteúdo tem diversas desvantagens. Como mencionado, contratar uma empresa generalista de conteúdo pode ser bastante perigoso. Isso porque, por maior e renomada que seja, jamais conseguirá entender seu mercado, seu modelo de negócio e seus problemas cotidianos de forma aprofundada.

Tenha em mente que uma empresa generalista atende diversas outras empresas dos mais variados segmentos. Logo, não tem tempo de estudar e entender o mercado de cada uma. Compreender com exatidão o negócio do cliente e como as pessoas chegam até ele é fundamental para o sucesso de uma estratégia de marketing de conteúdo.

Outras desvantagens são:

  • poucos servem para meio de funil e a maioria não é bom para o fundo de funil;
  • conteúdos feitos por generalistas podem conter erros graves e informações de fontes não confiáveis ou de concorrentes;
  • maior trabalho de correção por parte do seu negócio;
  • não conseguem fazer o site e o blog destacarem-se perante a concorrência, principalmente no longo prazo.

Além disso, empresas especializadas conseguem entender o que o cliente precisa no momento e, assim, personalizar o atendimento.

O que são conteúdos especializados?

Conteúdos especializados são aprofundados e ricos em informações. Além disso, costumam ser diferenciados e trazer informações novas e que realmente apresentem valor para o leitor.

Vantagens do conteúdo especializado

Enquanto o generalista passa informação, o especializado ensina. O conteúdo especializado tem inúmeras vantagens e pode ser a chave para seu negócio diferenciar-se entre tantas empresas que tentam atrair a atenção de possíveis clientes na internet. Algumas vantagens são:

  • os artigos são ricos em informação e oferecem o que é relevante para o leitor;
  • transmitem informações de forma aprofundada e conseguem explicar conceitos do ramo que somente quem trabalha na área entende;
  • conteúdos úteis para o topo, meio e fundo de funil;
  • demonstram que a empresa detém conhecimento.

Empresas especialistas produzem conteúdo apenas para um determinado nicho. Isso porque entendem de forma aprofundada de um determinado segmento, quais são os maiores problemas que as empresas enfrentam e como as pessoas geralmente chegam até o negócio.

Dessa forma, conseguem fazer um atendimento mais personalizado e podem definir quais os temas que seu negócio precisa ensinar aos leitores, quais interessam mais seus possíveis clientes no momento e como anda o seu ramo de atuação.

Vale informar ainda que essas empresas também acabam contando com produtores e revisores que escrevem há algum tempo sobre o assunto e, ainda mais, estudam e fazem treinamentos na área para poderem escrever e revisar os textos com qualidade e precisão.

Desvantagens do conteúdo especializado

A desvantagem que pode ser citada nesse tipo de conteúdo talvez seja a dificuldade de encontrar profissionais ou empresas que escrevem somente para o seu nicho. Dependendo da sua área, essa procura pode demorar. No entanto, ainda é aconselhável ficar com o especialista que escreve apenas para determinado nicho do que com aqueles que “topam tudo”.

Quando escolher um ou outro?

O ideal é contar sempre com o conteúdo especializado desde o início da sua estratégia de conteúdo. Caso você adquira leitores, desde o primeiro momento, caso percebam que seus conteúdos são sempre generalistas e não se aprofundam, você corre o risco de perdê-los, inclusive para a concorrência. Assim, acaba perdendo a chance de torná-los clientes.

No entanto, se você ainda tem dúvidas, pense nos conteúdos que você deseja ter, sempre levando em consideração o que seu público-alvo deseja. Por exemplo, se deseja apenas publicar conteúdos mais simples e que não precisam ser escritos por especialistas, você pode contratar um generalista.

No entanto, se o assunto demanda um conhecimento específico e se você entende que não é qualquer um que consegue escrever bem e de forma aprofundada, procure um especialista. É o caso dos conteúdos para o mercado financeiro. Por se tratar de um nicho específico, apenas serviços especializados podem lhe oferecer um conteúdo de qualidade.

Pense muito no seu negócio e no futuro dele. Qual dos dois será mais benéfico para a sua empresa? Pergunte-se isso antes de contratar os serviços de produção de conteúdo.

Conclusão

Muitos sequer sabem a diferença entre conteúdo generalista e especializado. No entanto, há diferenças consideráveis e a escolha de um ou de outro podem impactar de maneira diferente sua estratégia de aquisição de clientes e os seus resultados.

Portanto, analise as opções e faça sua escolha com consciência antes de contratar esse tipo de serviço!

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