Conteúdo para blog: como gerar e o que postar no site da sua empresa?

Com o volume de informações disponíveis na web, gerar conteúdo para blog se tornou um grande desafio. Existem dificuldades reais de produzir textos relevantes, que atraiam tráfego e conectem as estratégias da empresa ao público-alvo para conseguir novos leads através da internet.

Nesse cenário, é fundamental que os conteúdos sejam educacionais e de qualidade. O objetivo é trazer elementos que sejam capazes de tirar dúvidas do leitor, resolver sua dor e confiar que a empresa tem a solução que precisa — o tom didático é essencial.

Neste artigo, você saberá mais sobre a importância da produção textual para as estratégias de vendas de uma empresa e como gerar conteúdo para blog que seja útil na captação de leads.

Acompanhe e veja o que postar no seu site!

Qual a importância da produção de conteúdo?

O conteúdo é um dos recursos utilizados no marketing digital para ampliar as chances de fechamento de vendas. Assim, antes de falar da geração de conteúdo para blog, é preciso entender as ações do marketing online para conhecer os desafios de utilizar suas técnicas.

Depois que o marketing offline deu mais lugar à sua versão digital, milhares de empresas recorreram a ferramentas que pudessem ajudar nas vendas através da internet. Nesse cenário surgiram opções de textos, vídeos e áudios ou qualquer recurso para aproximar o negócio de potenciais clientes.

Com isso, o conteúdo para blog se transformou em uma estratégia central de grandes, médias e pequenas empresas. Mas nem todas conseguem alcançar posições de destaque nos buscadores ou provocar uma ação efetiva de próximo passo do lead.

Em meio às práticas de SEO e Inbound Marketing, ranqueamento e relevância, criar conteúdos incríveis, para atrair e engajar o leitor não é nada fácil. Mas vale a pena. Isso porque a importância da técnica é fazer com que o leitor sinta o desejo de tomar uma ação mais efetiva.

Dessa forma, espera-se que ele compartilhe o artigo em suas redes sociais, faça comentários, consuma outros conteúdos e entre em contato para fechar negócio com a empresa. Assim, a produção de conteúdo é uma ferramenta eficiente para atrair e converter pessoas.

Como gerar um bom conteúdo para blog?

Essa é uma pergunta que muitos empreendedores e estrategistas de marketing digital devem se fazer todos os dias. O universo online não é estático e, diariamente, surgem novas ideias e soluções. Por isso, é preciso conhecer o assunto.

Confira dicas que podem ajudar você a gerar conteúdo para blog e acertar nesse tipo de estratégia, superando seus concorrentes!

Ofereça respostas completas

Para começar, um conteúdo para blog precisa oferecer respostas, ou seja, sanar as dúvidas da sua persona. Ao chegar a um site, seja por curiosidade, seja por indicação de amigos e parentes, possivelmente o lead foi impulsionado por uma dor ou uma dúvida.

É nesse momento que o conteúdo precisa  ter argumentos esclarecedores que mostrem que ele está no lugar certo. É importante que ele veja que há soluções para os problemas — e que sua empresa entende bastante disso e pode ajudar.

Tenha clareza e objetividade

Um bom conteúdo vai direto ao ponto, ainda que seu objetivo seja de atratividade. A clareza dos três primeiros parágrafos é determinante para que o leitor tenha interesse de saber o que traz o restante do conteúdo.

Portanto, evite encher o conteúdo de trechos rebuscados e pouco informativos, priorizando uma linguagem próxima, didática e objetiva. As chances de a persona se identificar com a leitura e continuar no site são bem maiores.

Gere um conteúdo didático

Um conteúdo de qualidade também deve funcionar como um mapa do tesouro que mostra os caminhos que o leitor precisa percorrer para encontrar a solução que procura. É preciso direcionar seus pensamentos e ações, gerando um vínculo mais profundo com a marca.

Dependendo do estágio de vendas, um conteúdo com dicas ou passo a passo, pode facilitar o entendimento da persona sobre o que a sua empresa faz e o que ela tem a oferecer caso ele decida se tornar um cliente.

Tenha frequência nas postagens

A regularidade das postagens estimula a persona a voltar no blog para conferir as novidades e criar o hábito de visitar o site. É fundamental estabelecer a frequência de conteúdo, associar os temas e utilizar boas estratégias de link building para que os resultados apareçam no médio e longo prazo.

Alinhe o conteúdo ao que sua empresa oferece

Quanto mais adequado e alinhado ao que sua empresa oferece, mais fácil será o poder de convencimento de um texto. A partir de conteúdo de alta qualidade é que o negócio terá um posicionamento de referência e autoridade sobre um determinado tema.

Dessa maneira, a tendência é que, diante de tantos conteúdos mal produzidos encontrados na internet, você se torne um destaque no mercado. A visibilidade como marca comprometida em oferecer informações confiáveis é um diferencial que pode colocar sua empresa em vantagem.

Conte com uma equipe especializada

Como você pode ver, não é fácil colocar em prática uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. Por isso, contratar uma equipe especializada, que entenda do assunto e conheça o nicho em que atua, pode ser essencial.

Tenha em mente que a geração de conteúdo para o blog não deve ser feito em horas livres ou conforme a inspiração. É preciso ter estratégia e conhecimento técnico. Empresas e profissionais do mercado financeiro, por exemplo, devem estar atentas a isso.

Esse é, por exemplo, um mercado bastante nichado. Logo, precisa de profissionais que entendam sobre o que estão produzindo para oferecer ao leitor dados e informações verdadeiros. A melhor forma de saber como gerar conteúdo para blog é conhecer a fundo seu público-alvo e as necessidades dele.

Por isso, a importância de ter um time com conhecimento profundo de marketing digital e suas ferramentas. Contar com uma equipe organizada, preparada e completa é crucial para ajudar do início ao fim na produção de conteúdo.

Tenha estratégia

Publicar conteúdos de difícil compreensão, sem conhecimento prévio de SEO e sem o objetivo de ranquear nas redes sociais não ajudará sua empresa. É possível que seus textos nunca sejam encontrados ou não tenham um bom posicionamento nos buscadores.

Assim, é primordial construir uma estratégia para o marketing de conteúdo, para que você realmente tenha conteúdos de valor no seu site.

Como vimos, gerar conteúdo para blog é não medir esforços para produzir artigos que de fato tragam resultados ao longo do tempo. Se você tem dificuldades para ser assertivo, vale a pena terceirizar o serviço e buscar parcerias que otimizem seu potencial!

Deseja gerar conteúdo de relevância e autoridade para o seu site? Entre em contato conosco. A ABContent é a melhor empresa de produção de conteúdo educacional para os nichos de finanças, investimentos, negócios e empreendedorismo!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: