Frequência de postagem: por que é tão importante?

Atualmente, uma das melhores formas de divulgar um produto, serviço ou conteúdo é através das redes sociais. Plataformas como Instagram, Facebook e LinkedIn são capazes de aproximar uma empresa ao seu público – gerando, assim, mais reconhecimento e autoridade a marca.

No entanto, ao contrário do que muitos pensam, não basta publicar conteúdos apenas algumas vezes por mês. É importante se atentar também à qualidade das publicações, além da frequência de postagens, que não deve ser a mesma para todas as redes sociais.

Afinal, cada plataforma tem suas características e demanda um conteúdo personalizado. Não basta programar qualquer conteúdo e em qualquer quantidade para mostrar presença nas redes sociais: é necessário oferecer um conteúdo de qualidade, que chame a atenção do público e gere maior destaque e interação em suas publicações.

Continue a leitura e entenda melhor a importância de manter a frequência de postagens em seus perfis. Descubra também qual a frequência ideal para as principais redes sociais do momento. Confira!

Por que manter uma frequência de postagem é tão importante?

Manter uma frequência de postagem gera  maior autoridade à marca, assim como aumenta o alcance da divulgação dos seus serviços ou produtos.

Para entender melhor, coloque-se no papel do usuário e imagine a seguinte situação: você acaba de entrar em um perfil que gosta muito, mas percebe que a última publicação foi há dois meses. O que você sente em relação à marca?

Agora, imagine o contrário: você entra em um perfil do Instagram que gosta bastante e viu que ele fez uma publicação no dia anterior, e que acaba de compartilhar algo super legal nos Stories do Instagram.

Qual das duas opções lhe passa mais segurança e credibilidade? Responder a essas perguntas lhe fará perceber o grande diferencial de uma boa frequência de publicações (e aqui nem foi levado em consideração a qualidade dos conteúdos, que é essencial para empresas que desejam ter sucesso na internet).

Além disso, se você posta com frequência e o seu público vê e interage com suas publicações, as redes sociais deverão distribuir ainda mais os seus conteúdos no feed desses usuários.

Você poderá ser, inclusive, recomendado para outros usuários que nem sequer lhe acompanham (as redes valorizam usuários ativos e que postam conteúdos de qualidade).

Crie um planejamento para suas postagens

Para que você consiga manter a frequência das publicações, além de desenvolver um conteúdo de qualidade, é necessário se planejar.

Entenda como seu público reage nas redes sociais e quais assuntos geram mais interação. Em seguida, planeje suas publicações semanais e, quem sabe, até mensais, bimestrais ou trimestrais. Dessa maneira, você não ficará desfalcado e terá sempre algo pronto para publicar.

Além disso, para entender a frequência e os horários ideais para publicar no seu perfil, além de levar em conta a rede social em questão (você verá a frequência ideal para cada uma logo abaixo), é importante analisar os dados que a própria plataforma lhe oferece.

O Instagram e o Facebook, por exemplo, demonstram gratuitamente quais são os horários com mais interações em sua conta, além de métricas sobre seu engajamento ao longo dos dias.

Depois de entender melhor em quais momentos você obteve mais retorno por parte do seu público, ficará muito mais fácil conseguir desenvolver um planejamento que ‘repita’ esses dias da semana e horário de maior engajamento. Com isso, suas publicações serão cada vez mais alcançadas por um maior número de usuários.

Frequência de postagem ideal para as principais redes

Mas, afinal, qual a frequência de postagem ideal para cada rede? Descubra a seguir!

Instagram

Como dito anteriormente, a quantidade de posts nas redes sociais varia.

Se você deseja saber quantas vezes postar no Instagram saiba que, nesta rede social, um conteúdo por dia já é o suficiente. No entanto, é possível realizar até três publicações, desde que elas sejam relevantes. Um número superior a esse pode fazer com que as pessoas deixem de ter interesse.

Como o foco do Instagram está nas imagens, é imprescindível que elas estejam em alta qualidade e demonstrem de maneira coerente o que seu texto está querendo dizer.

Além das publicações diárias no feed, o Instagram ainda permite que os usuário façam “Stories”, que são postagens disponíveis por apenas 24h. Nesses casos, vale abusar da imaginação, fazendo vídeos, fotos, utilizar gifs, stickers, enquetes e outras opções oferecidas pela plataforma.

Mas, lembre-se: é muito importante ter bom senso e não abusar da paciência de seus seguidores. Afinal, você deseja reter usuários, e não encher os stories com conteúdos que seu público não se interessa.

Facebook

Agora que entendeu quantas publicações fazer por dia no Instagram, chegou a vez do Facebook. Você sabe quantas publicações por dia no Facebook é o ideal?

A recomendação é postar de uma a duas vezes ao dia, a depender da quantidade de curtidas da página.

Segundo a HubSpot, o ideal é que você poste apenas uma vez por dia caso tenha menos que 10.000 seguidores em sua página. Isso porque, após realizar a primeira postagem, na próxima, o seu alcance é reduzido, e o número de cliques cai em cerca de 60%.

Caso você possua mais de 10.000 curtidas, poderá postar de uma a duas vezes ao dia. Entretanto, em ambos os casos o alcance das postagens cai cada vez mais conforme você aumenta o número de postagens, por mais que sejam conteúdos relevantes.

Por isso, grandes marcas optam por publicar apenas uma vez ao dia no Facebook.

LinkedIn

No Linkedin o ideal é que o foco esteja na qualidade das publicações, não na quantidade.

Por se tratar de uma rede de contatos profissionais, é importante desenvolver conteúdos que estejam relacionados com o mercado e que façam sentido para quem está lendo. Dessa maneira, muitos profissionais irão se conectar com sua marca e acompanhar suas publicações.

Lembre-se que, atualmente, networking é muito importante para uma marca!

Se quiser estar mais presente nessa rede, você pode publicar em todos os dias úteis (totalizando 5 dias). Caso contrário poste, pelo menos, uma vez por semana (você pode compartilhar artigos do seu blog ou escrever no próprio LinkedIn Pulse, por exemplo).

Youtube

O Youtube costuma se diferenciar ainda mais das outras redes por se tratar de uma plataforma de vídeos (e vídeos geralmente demandam mais tempo para serem desenvolvidos). Por conta disso, a frequência de postagem costuma ser mais espaçada por parte dos usuários.

O ideal é manter ao menos uma postagem por semana de maneira fixa. Estabeleça e informe ao público o dia e até mesmo horário que seus vídeos serão publicados.

Dessa maneira, as pessoas poderão acompanhar seus conteúdos de forma frequente e terão o hábito de visitar sua página no dia e horário definido por você.

Twitter

A dinâmica do Twitter também é bastante diferente, pois, nesse caso, o número de postagens tende a ser bem maior.

A média ideal para postagens nesta rede é de 3 a 5 publicações por dia. E, para tornar seus resultados ainda melhores, é válido investir em hashtags (#), retweetar menções interessantes e interagir com os seus seguidores. Além disso, é importante acompanhar os ‘trending topics’ e entender quais assuntos estão em alta. Assim, seu conteúdo poderá ganhar ainda mais destaque.

Gostou do artigo? Você costuma seguir essas frequências de postagens e consegue bons resultados? Conte aqui nos comentários!

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