Guest post: qual a real relevância para estratégia de conteúdo?

Você sabia que não precisa publicar, em seu site ou blog, conteúdos produzidos apenas por sua empresa? O guest post pode ser uma estratégia interessante de marketing de conteúdo para blogs. Desse modo, é possível variar os assuntos trazidos e ampliar sua base de leitores.

Mesmo quem desconhece o termo e seu significado possivelmente já acompanhou algum tipo de conteúdo guest post. Afinal, os benefícios que ele oferece para uma página web o tornam popular — e a técnica é utilizada em diversos contextos.

Ficou curioso e quer entender o que é guest post e qual é a sua importância para a estratégia de conteúdo? Continue a leitura e saiba mais!

O que é guest post?

Guest post, em tradução livre, significa “postagem de convidado”. Na prática, quer dizer que determinados conteúdos de um blog são produzidos e assinados por uma pessoa que não faz parte da sua equipe de produção. Ou seja, um convidado que recebeu convite para desenvolver uma demanda.

Muitas pessoas podem pensar que essa prática favorece a concorrência ao aumentar o alcance de outro profissional ou empresa. Você também tem esse receio?

Na verdade, parcerias como o guest post têm o intuito de ser do tipo ganha-ganha. Assim, trata-se de uma estratégia de engajamento que tende a render bons frutos para todos os envolvidos.

Qual a lógica da estratégia de guest post?

Os benefícios que o guest post podem proporcionar são justificados pela sua lógica de estratégia. Isto é, o convidado oferece novas linhas de pensamento, aumento da audiência para o blog em que o conteúdo foi publicado, manutenção da frequência de produção de conteúdo etc.

Além disso, a ideia do guest post é servir como uma troca: um convidado escreve para o seu blog e você escreve para o blog dele. Desse modo, os benefícios obtidos são compartilhados.

Quais são as vantagens do guest post para a estratégia de conteúdo?

Como você notou, a estratégia de guest post realiza uma troca de benefícios entre o convidado e a equipe do blog que efetuou o convite. E isso traz diversas vantagens.

Que tal saber mais sobre os principais benefícios?

Ampla divulgação do conteúdo gerado

Quem já se interessa e acompanha os conteúdos produzidos pelo convidado tende a ser atraído para conferir o que foi escrito no seu blog. Assim, se o material for relevante para o público, é possível que ele acompanhe as suas atualizações de postagens.

E, se você realizar o guest post no blog do parceiro, pode ter a potencialização desse benefício. Afinal, de acordo com o nível de qualidade do conteúdo escrito, os leitores do blog dele podem se interessar por outros materiais produzidos por você.

Aumento do posicionamento e reconhecimento de mercado

Se você convida autores com reconhecimento profissional no mercado, autoridade e expertise, seu blog se beneficia dessas características. Assim, a empresa pode ampliar seu posicionamento e ser mais conhecida pelo seu público-alvo.

Relacionamento com outros profissionais

O networking é importante em qualquer mercado. Por isso, vale a pena ver o guest post como uma parceria entre produtores de conteúdo. Assim, quanto mais você recebe e realiza convites, mais amplo o relacionamento se torna.

Ampliar a sua rede de contatos é especialmente importante porque cada profissional apresenta um nível de influência diante dos seus seguidores. Assim, apresentar-se para públicos diferentes pode elevar os seus resultados.

Posicionamento perante os algoritmos do Google

Para cada publicação dos convidados, é natural que eles tenham o link dos seus blogs divulgados no início ou final do post. Seja como for, o resultado dessa divulgação favorece o posicionamento de ambas as páginas diante dos algoritmos do Google.

Isso porque um dos fatores de ranqueamento desse buscador web é ter páginas que adicionem links direcionados para o seu site. Essa ação demonstra que a página é popular, reconhecida e valorizada.

Como começar uma estratégia de guest post?

Ao perceber os benefícios do guest post, o passo seguinte é aprender como começar esse tipo de estratégia. Por isso, confira práticas que podem ajudar!

Encontre portais de qualidade

Ao selecionar portais de qualidade que podem servir como convidado para o seu blog, é importante considerar alguns aspectos. Por exemplo, o desenvolvimento de temáticas associadas as necessidades e aos interesses do seu público-alvo.

Para ter uma maior noção de quais temáticas podem atrair tais pessoas, é válido buscar os formatos e as pautas abordadas por portais de referência na sua área de atuação. Outra recomendação é usar a página de buscas do Google e outras ferramentas para entender quais são os assuntos mais pesquisados.

Construa um relacionamento prévio

A depender da visão que os profissionais já tenham construído em suas respectivas áreas, publicar conteúdos no blog de outras pessoas pode influenciar positiva ou negativamente a reputação de alguém.

Afinal, a qualidade do material e do autor são avaliadas. Por isso, é importante construir um relacionamento prévio com as parcerias de interesse antes de fazer o convite. Isso pode ocorrer por e-mail, redes sociais ou diretamente nos comentários dos posts.

Ao fazer isso, ambos os envolvidos conseguem se conhecer um pouco mais. Assim, fica mais fácil decidir se o convite deve mesmo ser efetuado ou aceito.

Desenvolva um portfólio de conteúdo

O processo de decisão sobre aceitar ou não o convite para guest post é simplificado quando a empresa que fez o convite já conta com um portfólio de conteúdo. Nesse sentido, os possíveis parceiros fazem uma análise da qualidade e estilo, para decidir se o guest post pode ser interessante.

Por isso, não deixe de considerar a qualidade do material que você publica. Contar com uma empresa especializada na produção de conteúdos educacionais para o seu nicho pode ser uma estratégia assertiva.

Quais são as melhores práticas de guest post?

Após entender os passos necessários para começar uma estratégia de guest post, é válido descobrir algumas das melhores práticas dessa estratégia. Confira:

  • foque em conteúdos relevantes para a sua audiência;
  • formate o texto de acordo com o padrão do site;
  • considere utilizar uma equipe especializada para a produção do texto;
  • adicione um CTA eficiente;
  • meça seus resultados;
  • evite o excesso de links.

Então, você conseguiu entender o que é guest post e como essa estratégia de marketing de conteúdo contribui para aumentar o engajamento e a autoridade diante da sua audiência? Agora é possível colocar em prática essa estratégia e aproveitar seus benefícios!

O nosso conteúdo foi útil para você? Aproveite para conhecer outros relacionados a temática, como o funcionamento do nível de engajamento nas redes sociais!

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: