Marketing de Influência: será que vale a pena apostar?

Nessa nossa era digital, o marketing de influência surgiu como uma das apostas para empresas ganharem visibilidade, se conectarem com seu público-alvo e conseguir conquistar mais clientes.

As redes sociais, blogs e os canais no YouTube fizeram muitas pessoas conquistarem um grande público, passando a exercer força no modo de pensar e agir dele. Por causa disso, utilizar os chamados influencers pode ser uma boa aposta para conseguir atingir um maior público.

Mas, será que vale a pena contar com o marketing de influência para o seu negócio? Continue a leitura do artigo e aprenda mais sobre o assunto!

O que é marketing de influência?

O marketing de influência, também chamado de Influencer Marketing, é uma maneira de se comunicar com seu público de uma forma que engaje. Costuma ter um grande alcance de uma maneira orgânica, ou seja, sem que seja necessário pagar por tráfego.

Apesar dessa vantagem, é importante ter em mente que essa estratégia envolve custos. Afinal, o influencer não fará divulgação de marca nenhuma sem receber de alguma forma por isso, certo?

O objetivo da estratégia é agir por meio de figuras com as quais o público reconhece e se identifica. Dessa forma, acaba sendo mais fácil chegar até ele, chamar a atenção e convencê-lo de sua mensagem.

Na prática, funciona como ações de marketing executadas por quem tem um certo domínio na internet e nas redes sociais: os influenciadores.

Quem são os influencers?

Influenciadores são pessoas que estão presentes em redes sociais e em outros veículos no meio digital, pelo qual possam trocar informações e passar conteúdos.

Possuem um grande público engajado com o que criam e compartilham, podendo a chegar a milhões de seguidores. De uma forma ou de outra, é possível dizer que possuem alto poder de persuasão sobre seus ouvintes.

Há influenciadores de inúmeros segmentos, como: moda, empreendedorismo, finanças, saúde, negócio, marketing, humor, dentre outros.

Além disso, podem estar presente em diversas redes sociais ou em apenas algumas delas. Há quem ficou conhecido no YouTube, bem como há outros que apenas utilizam o Instagram, por exemplo.

Por que investir no marketing de influência pode ser interessante?

Há diversas vantagens em utilizar essas personalidades na sua estratégia de marketing. Confira algumas abaixo:

1. Acessibilidade

Não é preciso contratar influencers muito famosos e pagar caro para que eles divulguem sua marca. Você pode contratar um conhecido com menos seguidores, mas que seja visto como referência pela sua persona.

O pagamento pode ser feito em dinheiro, troca da divulgação por produtos ou serviços, dentre outros.

2. Chance de bons resultados

Você precisa pensar bem no influencer com o qual deseja realizar parceria. A escolha pode fazer que ela dure anos, podendo trazer resultados ao longo do tempo.

Como impulsiona a busca orgânica (pois atinge milhares dos seguidores da personalidade), os resultados podem ser excelentes logo no início.

3. Aumento da visibilidade da empresa

A empresa passa a ser conhecida por muito mais consumidores na internet. Como os seguidores do famoso confiam nele, serão mais propensos a adquirir seu produto ou serviço indicado por ele.

4. Possibilidade de alcance do público certo

Escolher um influencer que é seguido pelo sua persona fará você alcançar em cheio o público ideal. Dessa feita, suas vendas podem aumentar significativamente.

5. Enriquecimento da estratégia de conteúdo

Entregar conteúdos que ensinem no seu blog e outros para engajar nas redes sociais é importante.

Entretanto, poderá enriquecer sua estratégia fazer uma ponte entre os conteúdos e o influenciador escolhido para aumentar a conexão e o engajamento.

6. Possibilidade a entrega de conteúdos em diferentes formatos

Você pode fazer com o influencer: vídeos, posts em blogs, postagens em redes sociais, vídeos curtos, dentre outros formatos de conteúdo. São muitas as maneiras de produzir conteúdos e gerar engajamento.

Pontos de atenção

Contudo, tenha em mente que nem sempre fazer uso do marketing de influência pode ser a melhor opção para a sua empresa. Lembre-se de que sua marca ficará atrelada ao influencer. E, caso haja alguma situação envolvendo o influenciador que repercuta mal na sociedade, seu negócio poderá ser afetado.

Além disso, o custo desta estratégia pode ser alto. Portanto, fique atento e avalie o que vale ou não a pena para sua companhia.

Como aplicar o marketing de influência na prática?

Se você acredita que esta estratégia pode funcionar para o seu negócio, confira agora como utilizar o marketing de influência em 4 simples passos:

1. Defina seu objetivo

Pense no seu objetivo ao fazer o marketing com influencers. O que você gostaria: gerar leads, vender um produto novo, aumentar a visibilidade da empresa?

Tenha seu objetivo claro para depois definir um orçamento, uma estratégia junto com o influenciador, como a empresa deseja trabalhar a parceria, dentre outros aspectos.

2. Conheça seu público

Conhecer a persona é essencial desde o início de uma estratégia de marketing ou de conteúdo. Nesse caso, é preciso também entender os gostos dela, dores e quais são os influenciadores preferidos. Isso lhe ajudará a escolher a pessoa ideal.

3. Encontre o melhor influenciador

Muito cuidado nesse momento. Engana-se quem pensa que escolher o influenciador com mais seguidores fará mais pessoas entrarem em contato com sua marca.

Em certos casos, é melhor contratar um influencer com menos seguidores mas que exerce bastante domínio sobre sua persona do que aquele com milhares de seguidores. Por mais seguidores que tenha, os resultados não virão se ele não se conectar ou não ser visto como autoridade para sua persona.

Além de pesquisar ou perguntar os influenciadores que seu público mais admira, busque aqueles que tenham um público parecido com o seu.

Analise os conteúdos postados para ver linguagem, forma de comunicação, nichos que trabalha, valores, dentre outros aspectos. Busque os que utilizam canais que sua persona usa também!

A ferramenta Buzzsumo pode ser boa opção para pesquisar por pessoas de prestígio em diversos nichos.

4. Planeje uma estratégia com o influenciador

Depois de encontrar o influencer ideal, é o momento de firmar uma parceria, definir estratégias, planejar ações e uma estrutura para seguir.

Importante mencionar que, como ele é um influenciador, obviamente sabe como conversar com seu público. Logo, pode fazer sentido ouvir as ideias e respeitar a criatividade dele na hora de montar um plano de ação.

O marketing de influência, portanto, surgiu como uma grande aposta para marcas e empresas conseguirem visibilidade e divulgar seus produtos ou serviços para um maior número de pessoas.

Por isso, caso deseje utilizar influenciadores em algum momento, confira as dicas do artigo, pesquise mais a fundo sobre o assunto e faça uma estratégia vencedora com eles!

E não se esqueça: além do marketing de influência, não deixe de apostar no marketing de conteúdo para fazer seu negócio avançar de maneira orgânica ao longo do tempo!

O que achou deste artigo? Continue aprendendo práticas eficientes de marketing que podem ajudar a impulsionar sua empresa na internet! Confira agora 5 benefícios de aplicar o marketing de conteúdo nas suas estratégias de vendas!

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