Orçamento de marketing digital: 4 dicas de como definir o seu!

Os investimentos em marketing são comuns nas empresas. Afinal, a área é responsável por nortear a maior parte da comunicação de um negócio, aproximando clientes e companhias. Pensando nisso, você sabe como definir um orçamento de marketing digital?

Com o crescimento do uso da internet, cada vez mais pessoas estão conectadas ao universo digital. Por isso, é imprescindível estar presente nas redes sociais, plataformas e canais certos. Nessa hora, é preciso organizar o financeiro do negócio.

Confira 4 dicas para delimitar seu orçamento de marketing digital!

O que é um orçamento de marketing?

Um orçamento de marketing é um conjunto de estratégias documentadas. Ele visa a alinhar o montante disponível em sua empresa ao investimento a ser feito em marketing. Também é possível defini-lo como o resultado do planejamento de gastos com marketing.

Cada empresa conta com um orçamento diferente. Afinal, nem todas as organizações têm as mesmas necessidades em termos de divulgação e promoção de serviços. Portanto, cada equipe precisa considerar aspectos únicos para definir um orçamento preciso.

Como funciona um orçamento de marketing digital?

Um planejamento orçamentário deve considerar o tipo de negócio, o nível de maturidade, as necessidades corporativas e o montante disponível para traçar objetivos. Assim, percebe-se que traçar metas é fundamental para a criação de um plano de ação estratégico.

No marketing digital, isso é feito em relação às ações online que serão colocadas em prática para chegar até o público. Sendo assim, um orçamento voltado para esse fim separará montantes específicos para atividades como:

  • contratar profissionais como designers de site, especialistas em SEO, estrategistas e diretores de arte;
  • desenvolver estratégias de marketing de conteúdo, que visam o desenvolvimento de conteúdos relevantes para as personas;
  • alimentar redes sociais;
  • produzir peças audiovisuais a serem postadas no site ou blog etc.

É necessário definir prioridades para determinar cada um dos valores direcionados a essas ações. Além disso, é essencial conhecer o mercado, o público e as tendências atuais. Sem isso, o orçamento de marketing digital pode até estar alinhado ao seu caixa, mas não trará os melhores resultados.

Qual é a importância de um bom orçamento de marketing digital?

Apesar de ser uma atividade importante, nem todos os gestores dão o devido valor à definição precisa de um orçamento de marketing digital. Dessa forma, podem não contribuir para que os recursos da empresa sejam bem empregados.

Isso pode gerar desperdícios. Também pode envolver a imagem da marca em ações que não dão retorno ou que podem até mesmo gerar resultados negativos. Isso porque, como vimos, a definição adequada do plano orçamentário de marketing depende de uma organização prévia.

É preciso saber onde, quando e de que modo o dinheiro será aplicado na estratégia de marketing digital. Em cima dessas informações, direciona-se o valor adequado. Entende como o potencial de resultados de uma ação também está ligada a delimitação de um orçamento de qualidade?

Sendo assim, é importante investir nessa prática. Ela ajuda a regular gastos, evitar direcionar recursos para projetos sem perspectiva e, especialmente, otimiza o sucesso da estratégia.

Uma métrica famosa nesse cenário é o ROI (Return on Investment). Ele ajuda a empresa a entender qual o lucro obtido após um investimento em marketing, por exemplo.

4 Dicas para definir um orçamento de marketing digital

Agora que você sabe o que é um orçamento de marketing digital e qual sua importância, é chegado o momento de aprender a definir o seu.

Confira 4 dicas!

1.      Entenda o cenário atual da empresa

O primeiro passo para delimitar o plano orçamentário de um negócio é realizar um diagnóstico. Ou seja, entender quais ações já estão sendo tomadas em relação ao marketing digital da empresa, quanto elas custam e quais resultados têm trazido.

Isso é importante para que você saiba se vai continuar adotando algumas estratégias ou se recomeçará o planejamento. Uma boa estratégia é acompanhar o desempenho do funil de vendas.

Além disso, o benchmarking também pode ser interessante. Ele diz respeito à análise da concorrência, compreendendo como organizações semelhantes à sua executam suas estratégias de marketing digital.

É importante, ainda, saber quais mídias pagas e quais ações orgânicas estão sendo executadas na companhia. Para otimizar gastos, muitas vezes as empresas optam por estratégias orgânicas, que podem custar medos do que os Ads.

2.      Determine os principais objetivos para o período

Após entender o exato cenário em que sua companhia se encontra, é hora de delimitar os objetivos de marketing digital a serem atingidos. A ideia nos próximos 12 meses é aumentar a visibilidade da marca? Posicionar o negócio como líder de mercado? Angariar parcerias?

Pode parecer que a meta geral de qualquer empresa sempre é “lucrar mais”. Porém, cada uma das estratégias acima pede por um posicionamento digital diferente.

Sendo assim, é muito importante clarificar as metas de marketing — especialmente para a equipe. Nesse momento, a lei do 70/20/10 pode ser útil.

Ela implica em direcionar 70% do orçamento a canais que já trouxeram resultados positivos, 20% a canais que aparentam ser promissores e 10% às ações de maior risco, mas que prometem resultados grandiosos. Estratégias virais são exemplos disso.

3.      Documente e formule o cronograma de ações

Com os objetivos e cada parte do montante disponível separado, é hora de documentar. Ou seja, de criar o orçamento de marketing digital na prática. Você pode usar ferramentas automatizadas, que agilizam o trabalho e organizam as ideias.

Com esse documento em mãos, será possível reunir a equipe e formular um cronograma de ações. Ele deve indicar claramente os prazos para que cada meta seja batida. Além disso, será responsável por nortear os profissionais de marketing.

4.      Monitore a eficiência do orçamento

Diferentemente do que muitos pensam, a etapa final da definição orçamentária não é sua documentação. Mas, sim, o monitoramento de seu sucesso.

Ao utilizar métricas como o ROI, valor total de vendas, total de leads gerados e outras, você poderá entender o quão satisfatória foi a montagem do orçamento. Assim, estará preparado para conquistar resultados ainda melhores nas próximas definições.

Como você viu, o orçamento de marketing digital é fundamental para qualquer negócio. Dessa maneira, invista em organizar o de sua empresa, certificando-se de que seus recursos sejam sempre empregados de modo a gerar retornos otimizados.

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