Otimizar imagens no WordPress: descubra sua importância e como fazer

Sabe aquela foto linda, em altíssima resolução, que você mesmo tirou ou buscou de fonte segura para seu blog? Quer publicá-la? Então, nem pense em fazer o upload da imagem “crua”, com todo o peso que ela traz consigo. Otimizar imagens é fundamental para quem trabalha com blogs, inclusive no WordPress.

Certamente você já passou pela situação de tentar abrir um site e notar que determinada imagem está demorando para carregar. Portanto, sabe como isso é irritante e o motivo de muita gente deixar de visitar aquele endereço na internet.

Agora, imagina se este fosse o seu site. Claro que você não vai querer que seus usuários passem por isso, não é mesmo? É por isso que precisamos otimizar imagens no WordPress. E isso é bem mais simples de fazer do que pode parecer.

Confira aqui tudo sobre otimização de imagens e maneiras de fazer isso sem perder a qualidade. E saiba também como agradar o Google para que suas imagens fiquem bem ranqueadas.

O que é otimização de imagens?

Resumidamente, podemos definir a otimização como a redução do peso da imagem. Na prática, reduz-se o tamanho do arquivo, sem deixar que a qualidade fique a desejar. Assim, é possível conseguir uma compactação de forma a acelerar o carregamento da página.

E uma das ferramentas mais comuns para isso são os plugins WordPress para otimização de imagens. Daqui a pouco, inclusive, você verá uma lista de vários deles para testar.

Por que otimizar imagens?

De maneira geral, as imagens representam pouco mais de 20% do peso de uma página da internet. Isso significa que imagens pesadas são o “alimento” de sites lentos.

Ao otimizar imagens no WordPress, o primeiro e evidente ganho será exatamente com a rapidez no carregamento do blog. Mas não para por aí. A própria ferramenta possui maneiras de o blogueiro fazer o SEO das imagens WordPress. Ou seja, elas têm grande chance de aparecerem antes nos resultados de busca.

Então, já temos duas informações importantes sobre otimizar imagens no WordPress. Sabemos que isso diminui a chance do internauta buscar outra fonte de informação e  também que as imagens escolhidas vão atrair mais cliques. Mas não para por aí.

Obviamente, uma boa otimização de imagens reduz o tamanho dos arquivos. E isso faz com que sobre mais espaço no servidor, para o armazenamento de dados. Por consequência, exige-se o uso de menos banda larga dos usuários e os backups são criados de maneira mais rápida.

Dicas para otimizar imagens

Otimizar imagens no WordPress é fundamental para quem trabalha com a ferramenta. No entanto, geradores de conteúdo precisam conhecer também aspectos mais amplos de atividades que fazem parte do seu dia a dia.

Por isso, separamos aqui três dicas importantes sobre otimização de imagens.

Atenção ao tamanho

A primeira delas diz respeito ao tamanho da imagem propriamente dita. Como referência, uma imagem que ocupa todo o fundo de tela tem aproximadamente 2 mil pixels de largura.

Partindo daí, basta buscar a proporcionalidade no tamanho que você deseja.

Atenção ao formato

Mas não basta apenas diminuir o tamanho. É necessário também escolher o melhor formato do arquivo.

Aqui, a dica é lançar mão sempre dos populares JPEG e PNG.

Comprima

Ok, você já mudou o tamanho e escolheu o formato. Então, é hora de comprimir suas imagens.

Lembre-se que cada uma delas jamais deve pesar mais do que 1 MB.

Plugins para otimizar imagens no WordPress

Como citado acima, são vários os plugins para imagens no WordPress. Eles ajudam sobremaneira o site a se destacar.

Confira abaixo algumas ferramentas para otimizar imagens no WordPress.

Imagify

Um dos plugins queridos pelos usuários do WordPress, ele consegue comprimir a imagem sem mexer na qualidade.

Além disso, ainda faz o processo de maneira automatizada, com todas as imagens enviadas para a biblioteca. Ou seja, garante ganho de tempo ao usuário.

Smush

Um diferencial é otimizar imagens tanto antigas quanto atuais no site. Isso pode ser muito bom para quem tem o blog há algum tempo e quer melhorar a qualidade do produto.

ShortPixel

Quando se trata de otimizar imagens no WordPress, seu layout é parecido com o do Imagify. Porém, traz funções mais avançadas.

CW Image Optimizer

Este plugin armazena todas as imagens em seu próprio servidor. Isso faz com que o site seja carregado mais rapidamente, minimizando o risco de o usuário desistir de visitar aquela página.

SEO Friendly Images

Já que o SEO é tão importante, este plugin foca exatamente nisso. O serviço proporciona ferramentas que ajudam a melhorar o ranqueamento das imagens nos sites de busca.

Hammy

Este plugin permite que a imagem otimizada seja perfeitamente visível em qualquer aparelho, seja computador, notebook, tablet ou celular. A “mágica” acontece porque o programa cria versões do arquivo em diferentes tamanhos.

Optimole

Neste caso de otimização de imagens no WordPress, todo o processo acontece na nuvem. De quebra, o serviço ainda funciona de maneira automática, bastando ao usuário fazer upload dos arquivos que deseja otimizar.

EWWW

Embora seu layout não seja dos mais agradáveis, este plugin é capaz de otimizar até mesmo arquivos PDF.

TinyPNG

Simples e básico. Porém, nem por isso, deixa de ter suas qualidades.

Pode ser uma boa opção para quem não está familiarizado com a interface dos otimizadores, já que trabalha de maneira bastante intuitiva.

Já otimizou? Falta o SEO

Agora que você já sabe como otimizar suas imagens e a importância deste processo, não pode se esquecer do SEO. Afinal de contas, é muito importante que todo este trabalho seja visto, não é mesmo?

Antes de mais nada, saiba que o Google gosta de imagens nítidas. Além disso, é importante checar se ela faz parte do contexto do conteúdo daquela página.

Outro detalhe muito importante é o nome do arquivo. Então, nada de colocar “Image01.jpg”. Prefira, por exemplo “Jogador de futebol comemoração gol”.

E lembre-se também de criar o texto alternativo e o título, disponíveis no próprio WordPress.

“Pequenas” atitudes, grandes vantagens

Tanto a otimização de imagens no WordPress quanto o investimento em SEO nelas é bem mais simples de fazer do que pode parecer. E ambos os procedimentos trazem muitos benefícios.

E então, vamos colocar a mão na massa? Aproveite também para deixar seu comentário com dicas e sugestões para otimizar imagens no WordPress.

Vamos conversar?

Agende uma reunião com nossos especialistas e descubra como acelerar sua estratégia digital!

Newsletter

Assine gratuitamente e receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também: