O comércio eletrônico é cada vez mais relevante no mercado, especialmente, após as transformações digitais que obrigaram muitos negócios a se adaptarem. Nesse contexto, outras mudanças surgiram — incluindo a relação entre marketing de conteúdo e vendas.

Quando bem aplicada, a metodologia da produção e divulgação de materiais traz resultados positivos e expressivos para a receita da empresa. Por essa razão, é essencial compreender a importância da relação entre marketing de conteúdo e vendas.

Quer entender como funciona essa conexão? Acompanhe a leitura!

O que é o marketing de conteúdo e como funciona?

Para iniciar, é importante saber o conceito de marketing de conteúdo e como ele funciona. Essa estratégia utiliza a criação de conteúdo de valor para atrair, engajar e ampliar a rede de potenciais clientes. Os materiais podem ser blogposts, e-books, newsletter, e-mail marketing, etc.

Nesse sentido, os conteúdos são produzidos sem foco em vendas, mas com objetivo de levar benefícios para os leitores. Por exemplo, eles podem ajudar a resolver um problema, ensinar um tema ou esclarecer dúvidas.

O aumento das vendas é consequência dessa prática. E a concepção por trás da estratégia é simples. Ao disponibilizar materiais úteis ao público, você gera uma percepção positiva para a sua marca, ganhando autoridade e credibilidade.

Mesmo que o cliente não esteja pronto para fechar o negócio, ele vê a sua empresa como referência no assunto. Assim, quando o consumidor se convencer de que a solução oferecida por você é o que ele precisa, não hesitará em buscar a sua marca para fechar um negócio.

Isso porque as pessoas tendem a comprar ou negociar com marcas nas quais confiam. Ademais, com a popularização das redes sociais, a produção de conteúdo para esse formato ajuda a expandir o alcance do negócio e atrair mais pessoas.

Outro ponto relevante é que as mídias sociais permitem um relacionamento mais próximo e humanizado entre empresa e consumidor. Desse modo, a organização tem a oportunidade de engajar o seu público tornando os potenciais clientes em verdadeiros embaixadores da marca.

Quais são as vantagens do marketing de conteúdo?

Após saber o que é e como funciona o marketing de conteúdo, é importante conhecer as vantagens dessa estratégia para o departamento comercial — ou seja, para as vendas — e a empresa como um todo.

Confira!

Atração de leads

Como você viu, o marketing de conteúdo é capaz de atrair leads, que são pessoas com potencial de compra do seu produto ou serviço. Para isso, são utilizadas diversas técnicas, como otimização de busca nos conteúdos e oferta de material gratuito.

Por exemplo, você pode lançar um e-book gratuito e solicitar o e-mail do leitor para download do material. Depois, é possível captar essa informação e pedir autorização para manter contato com ele.

Avanço dos leads no processo de compra

Os conteúdos produzidos seguem o funil de vendas. Assim, existem materiais de atração, conversão e decisão. Dessa maneira, uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida e executada conduz o lead pela sua jornada de compra.

Relacionamento com o cliente

Os consumidores não buscam apenas obter produtos e serviços, mas sim experiências de compra. Uma das formas de oferecer o que eles procuram é construir um relacionamento mais próximo.

Então, quando a marca oferece conteúdos de qualidade e pensados diretamente para o consumidor, essa aproximação acontece de forma natural. Inclusive, ela continua depois da venda — fidelizando o cliente.

Por que o marketing de conteúdo é tão importante para as vendas?

Como você aprendeu, o marketing de conteúdo não atua diretamente vendendo um produto ou serviço. Ele atrai clientes em potencial e encaminha para a jornada de consideração, até a venda.

Durante esse processo, os consumidores são educados para entender que o produto ou serviço da marca é a solução que eles precisam. Com essa consciência, os leads são qualificados — ou seja, tornam-se prontos para adquirir a solução da empresa.

Logo, eles são repassados para o time comercial que realiza o trabalho de conversão de vendas. Desse modo, a empresa ganha com produtividade, já que o lead chega aquecido para o departamento de vendas. É possível otimizar o processo e aumentar o faturamento do negócio.

Como aplicar técnicas de marketing de conteúdo?

Entendendo a importância do marketing de conteúdo para as vendas, é o momento de descobrir como aplicar técnicas que potencializam a estratégia do departamento comercial.

Veja as melhores dicas a seguir!

Promova integração entre as áreas

A integração do departamento de marketing e de vendas é essencial para que as estratégias gerem resultados. Isso porque as métricas de um setor servem como termômetro para a atuação do outro.

Por exemplo, se o departamento de vendas precisa refazer a tarefa de educação sobre leads que vieram do blog, isso pode indicar que os conteúdos oferecidos pela marca estão muito rasos. É o caso de uma estratégia muito focada em atração de leads, mas sem qualificação.

Agora, se os leads chegam praticamente prontos para comprar, isso significa que existe um trabalho consistente de marketing de conteúdo. Ou seja, a empresa confirma que está produzindo materiais que geram valor para os consumidores.

Aplique técnicas de otimização de busca

A otimização de busca, também conhecida pela sigla SEO, é um conjunto de técnicas para aumentar a visibilidade da página para os motores de busca. O seu objetivo é ranquear o site para aparecer nas primeiras posições dos resultados das pesquisas.

Com isso, é possível elevar o número de visitantes e, consequentemente, de geração de leads para o setor de vendas. Por essa razão, é importante produzir conteúdos a partir das técnicas de SEO.

Conte com uma equipe profissional

Para que a estratégia de marketing de conteúdo dê resultados positivos, é imprescindível que o material produzido seja de alta qualidade e alinhado com a otimização de busca. Caso contrário, fica difícil conquistar mais vendas com a metodologia.

Por esse motivo, é interessante contar com uma equipe profissional para a produção do conteúdo da sua marca. Desse modo, você garante que o material entregue pela sua empresa será encontrado e agregará valor para os seus potenciais clientes.

Neste post, você entendeu como o marketing de conteúdo se relaciona com as vendas e qual é a importância dessa estratégia para o seu negócio. Para que a sua marca tenha mais relevância no mercado, não deixe de seguir as dicas que você acabou de conhecer!

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