Imagine que você está em casa, assistindo a um programa na televisão, e percebe que precisa contratar um serviço de higienização para o seu sofá. O que acontecerá depois disso? Provavelmente, uma busca rápida na internet para encontrar alguém que realize essa atividade, certo?
Esse tipo de cena acontece diversas vezes por dia na rotina de muitos brasileiros. E a explicação é óbvia: a internet mudou, de uma vez por todas, a maneira como vivemos. Com isso, ela é também um espaço privilegiado de marketing.
Afinal, as empresas que oferecem limpeza de sofás precisarão ter um perfil online se quiserem ser encontradas por você, não é mesmo? É o que muitos negócios fazem depois de entender porque produzir conteúdo é importante! Continue a leitura e descubra as vantagens desta estratégia!
Em que consiste produzir conteúdo?
A produção de conteúdos na internet é muito conhecida como marketing de conteúdo. Ela consiste em uma estratégia que visa aumentar a visibilidade de uma companhia ao gerar valor para os consumidores por meio do compartilhamento de informações relevantes.
Vamos modificar um pouco o exemplo do sofá: suponha que ainda não é preciso contratar alguém para lavar seu móvel. Aconteceu apenas de cair uma pequena quantidade de suco nele. Você rapidamente pesquisa na internet algo parecido com “como tirar mancha de suco do sofá?”.
O primeiro link que aparece no buscador é exatamente de uma empresa especializada nesse tipo de limpeza. Você lê o conteúdo, aprende algumas dicas e consegue resolver seu problema. Ótimo! Não foi preciso contratar o serviço de higienização.
Mas há alguma probabilidade de se lembrar dessa empresa quando a necessidade surgir? Certamente sim. Afinal, ela promoveu um pequeno exemplo de como trabalha e lhe mostrou que tem condições para resolver seu problema. É para isso que serve a produção de conteúdo online.
Logo, o marketing de conteúdo tem o objetivo de compartilhar informações relevantes para um público-alvo. Assim, os textos atraem as pessoas — que se transformam em leitores e, no futuro, podem se converter em clientes.
Por que é importante ter presença online?
Ao ler o exemplo que demos, você certamente conseguiu compreender alguns elementos centrais que respondem à pergunta: por que produzir conteúdo é importante? Estar presente no ambiente online é relevante para as empresas porque é nele que os consumidores também estão.
E melhor: seus potenciais clientes estão agora mesmo fazendo buscas online sobre o produto ou serviço oferecidos pelo seu negócio. E eles podem encontrar o site da sua empresa, desde que ele exista e produza conteúdos interessantes.
As pessoas estão cada vez mais acostumadas a pesquisar sobre os mais diversos assuntos em blogs, podcasts e vídeos no YouTube. Diante disso, é importante que as empresas se posicionem nesses canais para informar e se aproximar de seu público-alvo.
Uma das vantagens de fazer isso é que esse tipo de marketing respeita mais o espaço das pessoas. Ou seja, as campanhas não são intrusivas. Pelo contrário, o interesse parte do próprio consumidor, que procura pelas suas soluções.
Outro fato relevante é que a presença online costuma custar muito menos do que as campanhas de marketing tradicional. Veja mais algumas vantagens vivenciadas por quem investe na produção de conteúdo.
Destaca-se da concorrência
É fato que muitos empreendedores estão despertando para a necessidade de estarem presentes na internet. Se a sua concorrência já faz isso, você pode estar em desvantagem. E se ela ainda não faz, é uma oportunidade incrível de se destacar no mercado.
Oferecer conteúdos de qualidade e atrativos para seu público consumidor é uma maneira de distanciar seus clientes dos concorrentes. Como eles conhecerão melhor sua marca e sua qualidade no assunto, lhe darão preferência quando precisarem consumir seus produtos e serviços.
Além disso, a publicação de conteúdos atrai leitores e divulga seu negócio. Então, mesmo pessoas que não sejam potenciais clientes agora podem se tornar no futuro — ou podem indicar seu nome para amigos e familiares.
Constrói uma marca sólida
Esse benefício também tem relação com a concorrência e o espaço que sua empresa conquista no mercado. Ter uma presença online forte permite que os valores e diferenciais da sua marca se façam conhecidos por cada vez mais pessoas.
Assim, a personalidade da empresa se desenvolve de maneira mais sólida. Por isso, o objetivo do marketing de conteúdo não é apenas gerar vendas diretamente. O foco está em ajudar os leitores a resolver problemas ou aprender algo.
Naturalmente, eles se lembrarão da sua empresa por mais tempo. Afinal, temos uma grande tendência a contratar serviços de quem nós já conhecemos — e se essa pessoa nos ajudou em algum momento, a ligação é ainda mais próxima.
Transforma-se em referência no mercado
Em cada setor do mercado existem empresas que se destacam como referências. Antigamente, isso acontecia muito pela força do empreendimento — seja devido a seu tamanho, ao volume de divulgações que fazia etc.
Hoje em dia, a adoção de referências está relacionada também à produção de conteúdo. Quando precisa escolher uma assessoria de investimentos para investir, por exemplo, é natural que você dê preferência ao escritório tenha publicações relevantes em um blog educacional e redes sociais com um grande número de seguidores.
Nessa situação corriqueira estão presentes pelo menos dois gatilhos mentais muito úteis ao marketing: a existência de informações relevantes demonstra autoridade e o número de seguidores desperta o gatinho da prova social.
Assim, o marketing digital é uma estratégia indispensável para quem deseja se tornar referência em qualquer mercado.
Fica mais visível aos clientes
Por fim, produzir conteúdo é importante porque aumenta muito sua visibilidade. Quanto mais textos de qualidade você publicar, mais pessoas terão acessos a eles e mais esses conteúdos circularão em diversos grupos.
Imagine produzir um post tão interessante sobre determinado assunto, que seus leitores escolham de forma independente mandar o conteúdo para amigos ou compartilhar nas redes sociais? Sua empresa estará se tornando visíveis para diversas novas pessoas.
Esse compartilhamento autônomo geralmente não acontece quando se trata apenas de uma publicidade, mas é bem comum quando falamos de conteúdos com informações que geram valor para um público.
Percebe por que produzir conteúdo é importante? Investir no marketing online lhe permite aproveitar o melhor da tecnologia — e com custos significativamente menores. Entretanto, é preciso saber utilizar essa estratégia da melhor forma.
Não basta escrever bons conteúdos, você precisa também aprender a otimizá-los e conquistar boas posições nos mecanismos de busca. Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudá-lo nisso!