Por que sua empresa precisa investir em branding?

Marcas de sucesso não nascem da noite para o dia. Desde os “brainstorms” até o lançamento e amadurecimento do conceito, muitas águas podem rolar. Neste cenário, investir em branding é essencial para a construção de um nome forte e impactante.

Quando se fala em estratégias de branding, é bem comum que você redirecione seus pensamentos a criação de uma identidade visual. Mas o branding é muito mais do que um logotipo, paleta de cores e slogan: exige planejamento e ações amplamente assertivas.

Para você saber: empresas que optam por investir em branding e apostam em uma gestão de marca mais efusiva sobrevivem com mais fôlego às crises econômicas.

Quer descobrir, de uma vez por todas, o que é branding e porque sua empresa deve utilizá-lo? Acompanhe o conteúdo e desvende o tema.

Boa leitura!

Então, você sabe o que é branding?

O conceito de branding, que também pode ser nomeado brand management ou, em português, gestão de marca, é um conjunto de estratégias cujo foco é o bom posicionamento, alinhamento de valores e transparência no propósito das ações da empresa.

A discussão principal do branding refere-se a percepção da marca por parte dos consumidores. As estratégias devem trabalhar a conexão do cliente com o produto, facilitando o processo de tomada de decisão.

Ao idealizar um planejamento de branding, o profissional deve considerar a unidade dos processos. Ou seja, se sua marca possui um tom de voz descontraído, essa característica deve ser adotada por todos os setores da empresa, no que tange a comunicação com o consumidor.

O mesmo vale para os aspectos visuais. Ao definir a sua identidade visual no planejamento de branding, todas as aplicações devem seguir o que foi previamente definido. Cores, formatos e estilo de imagens: todos as peças gráficos devem manter o padrão proposto no planejamento.

Outro ponto relevante: ao realizar um bom planejamento de branding, sua empresa adota um posicionamento geral e comum a todos os departamentos da empresa. Em outras palavras, todos os colaboradores estarão cientes sobre o método de comunicação e expressão que a empresa demonstrará junto aos seus clientes.

E não adianta: se o tom de voz não for unificado, dificilmente o negócio conquistará as metas e objetivos traçados no planejamento de branding e marketing. Consequentemente, a marca não será lembrada como deveria.

Quer bons motivos para investir em branding?

Investir em branding traz muitas vantagens para o seu negócio. Se até agor você não considerou aprofundar a gestão da sua marca, talvez seja a hora exata!

Confira agora porque investir em branding é o melhor caminho para destacar a sua marca em relação a concorrência:

Atraia olhares

Quer uma marca mais atrativa? Investir em branding é o caminho. É praxe dizer que as empresas com marcas mais consolidadas atraem os olhares de todos ao redor.

Desde os profissionais mais qualificados, que desejam trabalhar em uma empresa bem vista, aos fornecedores com mais expertise, que deseja fechar negócio com empresas que se destacam em seus segmentos.

Destaque-se da concorrência

Se a ampla concorrência é um fator preponderante para você, saiba que investir em branding é, de fato, uma necessidade.

Ao fortalecer sua marca, o consumidor encontrará nela uma referência que a destacará perante as demais empresas. No momento em que o cliente precisa tomar uma decisão e fazer sua escolha, saem na frente as marcas bem lembradas e com referências e diferenciais positivos.

Venda mais para os clientes ideais

Você sabia que a maioria dos clientes valoriza uma boa apresentação visual, principalmente quando há uma relação clara entre o que a empresa prega e o que, de fato, ela entrega?

Neste sentido, ao investir em branding é possível tingir clientes num nível mais qualificado, capazes inclusive de pagar mais por um produto ou serviço semelhante, mas que oferece uma experiência visual e social mais atrativa.

Otimize as ações de marketing

Com a responsabilidade de criar estratégias que alcançam o perfil de cliente ideal, o setor de marketing é um dos que mais aproveita os benefícios das ações de branding.

Conhecendo o perfil ideal e tendo em mãos o direcionamento correto para a comunicação da empresa com seus consumidores, é possível descartar, de forma antecipada, aqueles perfis que não são tão atraentes para a empresa e seu ciclo de vendas.

No departamento de marketing, vale apostar na máxima de que “tempo é dinheiro”. E você precisa utilizá-lo com inteligência. Ao compreender o que é branding digital e como inseri-lo no planejamento, por exemplo, o time de marketing otimiza suas ações e recebe atinge mais expressivos.

Alguns exemplos de branding famosos

Gestão e posicionamento de marca, ou simplesmente branding, é a grande expertise dos maiores gigantes do comércio global. Se você precisa de exemplos de branding famosos para lhe inspirar, confira três dos mais importantes exemplos de branding da história do marketing.

McDonald’s

Apesar de ser um dos principais exemplos de branding famosos, o McDonald’s sempre teve a sua frente uma estratégia altamente complexa. Presente em países de todo o globo, a marca não segue uma estratégia fixa em todos os mercados.

Baseando-se na premissa da agilidade no atendimento e qualidade dos produtos, a rede analisa o mercado local e traça estratégias capazes de oferecer a melhor experiência para os usuários daquela região.

Coca-Cola

Ao ouvir fala em Coca-Cola, o sentimento de amizade, afeto e felicidade vêm a sua mente? É exatamente este o posicionamento da marca.

Em todas as peças audiovisuais e gráficas a fabricante prioriza momentos felizes e que devem ser compartilhados. Desta forma, seu público é estimulado a compartilhar a  felicidade consumindo o produto!

Apple

Os produtos da Apple estão relacionados a uma experiência focada no design, elegância e exclusividade. Tal comunicação vai desde o layout de seus aparelhos e páginas da web à infraestrutura das lojas e assistências técnicas próprias.

Quem adquire um produto Apple certamente está em busca de uma experiência de alto nível, como proposto pela identidade da marca.

E então, gostou do artigo? As vantagens de investir em branding ficaram claras para você? Inicie hoje o planejamento de branding e fortaleça a imagem da sua empresa.

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