Por que uma assessoria de investimentos precisa investir em marketing de conteúdo?

O número de investidores no Brasil tem crescido nos últimos anos. Somente na B3, a bolsa de valores brasileira, eram mais de 5 milhões de pessoas físicas, até janeiro de 2022. Desse modo, existe um mercado crescente para as assessorias de investimento.

Ao mesmo tempo, é preciso superar os desafios do mercado para conseguir se destacar e prospectar mais clientes. Nesse caso, investir em marketing de conteúdo pode ser especialmente vantajoso. Então que tal descobrir quais são os benefícios da estratégia?

Neste artigo, você entenderá por que uma assessoria de investimentos deve desenvolver uma estratégia de marketing de conteúdo.

Confira!

Por que investir em marketing de conteúdo pode ser vantajoso?

O marketing de conteúdo consiste em uma estratégia que é baseada na oferta de conteúdo original, relevante e informativo para o público de interesse. Logo, o objetivo é informar — antes mesmo de oferecer ou vender uma solução.

Por meio dessa alternativa, sua assessoria pode ajudar os investidores que desejam saber como investir melhor. Assim, eles podem ser convencidos do porquê é importante contar com o apoio dos assessores.

Mas, na prática, quais são os efeitos da estratégia? A seguir, confira os principais benefícios do marketing de conteúdo para uma assessoria!

Consolidação da marca como autoridade

Um dos maiores benefícios de investir em marketing de conteúdo para a assessoria envolve o posicionamento de marca. Na prática, essa estratégia ajuda a sua empresa a se posicionar como uma autoridade, devido à oferta de informações relevantes para o público.

Ou seja, em vez de apenas tentar convencer os clientes a contratar a assessoria, seu negócio passa a apoiá-los com informação. Logo, os investidores poderão aprofundar sua educação financeira, entendendo mais sobre o mercado de investimentos e suas oportunidades.

Esse movimento ajuda a consolidar a assessoria como uma referência no mercado financeiro. Afinal, a mensagem transmitida é a de que uma das missões da empresa consiste em oferecer informação de qualidade para todos — e não apenas para os clientes.

Aumento da solidez no mercado

Investir em marketing digital e, em especial, de conteúdo também pode tornar o seu negócio mais sólido. O posicionamento como autoridade ajuda nesse sentido, mas não é o único aspecto.

Também existe a abordagem de SEO ou otimização de mecanismo de buscas. Ao adotar as boas práticas para produzir artigos para o blog, a tendência é que o site da assessoria fique em destaque nos mecanismos de busca, como o Google.

Assim, quando um investidor procurar uma informação sobre o mercado financeiro, poderá encontrar o seu negócio rapidamente. Isso ajuda, primeiramente, na evolução do brand awareness ou reconhecimento de marca.

Ainda, uma boa estratégia de SEO pode favorecer a consolidação da marca no ambiente digital. Com mais visitas e melhor interação por parte do público, o endereço virtual é visto como mais relevante — fortalecendo sua empresa e trazendo cada vez mais interessados.

Mesmo que a pessoa não se torne cliente no primeiro contato, o nome da assessoria já será conhecido pelo investidor. Então, quando ele precisar de um suporte profissional, a tendência é que se lembre mais facilmente da sua empresa.

Alcance ampliado de investidores

Uma das funções do marketing de conteúdo é alcançar, informar e ajudar quem busca o que a sua empresa oferece. Graças ao poder da tecnologia, isso independe de limites geográficos — o que pode ser positivo para a assessoria.

Afinal, com o marketing de conteúdo no ambiente digital é possível alcançar investidores de outras cidades, estados e até países. Dessa maneira, você consegue expandir sua rede de captação de oportunidades, o que aumenta o potencial de crescimento do negócio.

Redução dos custos para obter clientes

A importância de investir em marketing de conteúdo para a sua assessoria também envolve a questão financeira. Isso porque a estratégia almeja a redução dos custos para gerar leads e convertê-los em clientes, o que torna sua atuação mais rentável.

Em números, o marketing de conteúdo pode custar até 60% menos que estratégias tradicionais e pode gerar 3 vezes mais leads. Isso se dá pela consolidação de autoridade e pela possibilidade de nutrir os leads.

Além disso, o mesmo conteúdo produzido hoje pode gerar resultados ao longo de um tempo muito maior, enquanto ele for relevante e atrair oportunidades de negócio.

Diferenciação da concorrência

Com o crescimento do número de investidores no Brasil, também tem aumentado o total de profissionais e empresas do mercado financeiro. Prova disso é a elevação de 50% na quantidade de assessores de investimentos em 2021, em comparação ao ano anterior.

No caso das assessorias de investimentos, a competição tende a ser especialmente acirrada, já que é comum que haja uma disputa pelos mesmos clientes. Por isso, é preciso se destacar — e o marketing de conteúdo pode ajudar.

Como vimos, a produção de conteúdo estratégico deixa seu site em destaque nas páginas de busca. Logo, a tendência é que ocorra o aumento de visitas e de relevância do site. Com posições cada vez melhores e mais próximas do topo, há mais resultados e mais destaque da concorrência.

Além disso, a construção de autoridade e o fortalecimento do relacionamento com os investidores e futuros clientes são outros pontos que favorecem a diferenciação. Assim, você ganha em vantagem competitiva e pode ter mais sucesso ao longo do tempo.

Como implementar uma estratégia de marketing de conteúdo?

Embora investir em marketing de conteúdo traga diversos benefícios, é preciso focar na qualidade para obter todas essas vantagens. Por isso, ao implementar uma estratégia desse tipo, vale a pena contar com apoio profissional.

Afinal, você pode enfrentar muitos desafios ao precisar planejar e produzir os conteúdos sozinho. Como existem diversos detalhes em relação à estrutura, uso de palavras-chave e escolha dos temas, o ideal é buscar uma empresa de produção de conteúdo financeiro especializada.

Pense o seguinte: seus clientes buscam um assessor para contar com a expertise profissional ao entender investimentos, certo? Da mesma forma, você pode economizar tempo e evitar diversas falhas ao contar com uma equipe focada na produção do seu conteúdo.

Isso permite escalar as operações, de modo que sua assessoria possa focar no core business de atendimento ao cliente. Ao escolher nossa equipe da ABContent, você encontra profissionais especializados no mercado financeiro e que seguem as melhores práticas de SEO.

Com isso, será possível ter conteúdos estratégicos, relevantes e conceitualmente corretos. Então ficará mais fácil acelerar a obtenção de resultados do seu negócio.

Neste artigo, você descobriu por que uma assessoria de investimentos deve investir em marketing de conteúdo. Após ficar ciente dos benefícios, é essencial ter os profissionais certos para aplicar a estratégia da maneira correta.

Quer dispor de uma equipe completa para ajudar a impulsionar seu marketing de conteúdo? Fale com um de nossos consultores da ABContent!

 

 

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