Você ainda acredita que ter uma presença digital não é importante e não fará diferença para o seu negócio? Infelizmente, há muitos que pensam isso. No entanto, a resposta é curta e rápida: errado.

Pelo contrário. A falta de presença na internet pode prejudicar muito sua empresa. E não somente em relação à visibilidade, mas principalmente, pode afetar seu lucro, pois na internet você poderia estar faturando muito mais.

A verdade é que, infelizmente, a empresa que insiste em não construir uma presença online, está fadada ao fracasso. Continue a leitura do artigo e veja alguns fatos sobre o assunto!

1. A falta de presença online afeta diretamente a atração de clientes

Algumas empresas, principalmente aqueles pequenos negócios que já tem uma certa reputação e estão há muito tempo funcionando, até mesmo antes da internet ficar popular, acabam tendo dificuldade de entender o impacto negativo que a falta de presença nesse meio pode causar.

Além disso, alguns negócios não perceberam a mudança de comportamento do consumidor, que se mostra cada vez mais conectado e principalmente, desatento, principalmente pela quantidade de conteúdo que consome.

De acordo com pesquisa feita pela IAB Brasil, 74% dos consumidores brasileiros fazem pesquisas na internet antes de decidir comprar um produto ou adquirir um novo serviço. Imagina seus possíveis clientes pesquisando sobre algo que você oferece e dar de cara com o blog do seu concorrente. Isso não seria nada interessante, certo?

O fato de você não estar na internet, para muitas pessoas, é como se sua empresa não existisse, porque a maioria delas chega em diversos produtos e serviços por meio de pesquisas na internet.

Mesmo se seu negócio seja conhecido na sua cidade ou região, você deixará de atrair mais clientes do que poderia. Outro dado importante é que cerca de 74% dos brasileiros preferem fazer compras online do que ir nas lojas, de acordo com levantamento feito pela NZN Intelligence.

2. No online você atrai o cliente certo, no offline nem sempre

Algumas empresas contam com o trabalho de uma agência de marketing ou publicidade e acredita que as estratégias de divulgação offline são o bastante. Infelizmente, isso não é verdade.

O marketing offline, além de ser mais caro, é divulgado para todo mundo, seja na televisão, entrega de panfletos ou no rádio. Ou seja, a publicidade acaba atingindo um grande número de pessoas, mas nem sempre atinge as pessoas ideais e para o seu negócio.

Não há como metrificar e analisar se uma determinada propaganda em uma mídia deu certo ou não.

Já no ambiente digital, isso é perfeitamente possível. As estratégias são focadas para atingir as pessoas ideais e que realmente tem interesse no que você vende.  Assim, seu negócio poderá atrair muito mais leads qualificados, que são pessoas com maiores chances de comprar, e não apenas curiosos.

Ainda, uma estratégia de marketing de conteúdo, além de ser mais econômica que as de marketing offline e ser considerada por muitos como a mais eficaz na aquisição de clientes, da a possibilidade de metrificar e saber se a estratégia está dando certo ou não, podendo modificá-la com antecedência para que funcione.

3. O número de pessoas conectadas à internet cresce a todo momento

De acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de usuários de internet cresceu em 10 milhões em apenas 1 ano. Ou seja, a internet está cada vez mais acessível e em pouco tempo, o número de pessoas com acesso a internet cresceu significativamente. E acredite, vai crescer mais.

Esses números não podem ser ignorados e só comprova que estar na internet e ter uma presença forte é essencial.

Quanto mais pessoas na internet, maior terá que ser o investimento das empresas em deixar sua presença online melhor.

4. Seus concorrentes estão na internet

Entre as pequenas empresas, cerca de 40% delas não tem sequer um site. Logo, quem será que sai na frente e consegue mais clientes? Exatamente os 60% que tem presença na internet.

Para grande parte das pessoas, esses 40% de microempresas que estão ativas não existem para elas, pois como visto, o comportamento do consumidor mudou e hoje em dia, praticamente a maioria utiliza a internet para descobrir produtos e serviços e entender mais sobre uma marca.

E mesmo entre os 60% que estão presentes no meio digital, a concorrência ainda é enorme. Para conseguir sair na frente dos concorrentes, sua presença não deve apenas se resumir a um site e redes sociais. É importante se destacar, entregar conteúdos de valor e que sejam diferenciados para chamar a atenção e atrair mais pessoas interessadas.

5. Se relacionar com seus clientes faz você vender mais

Como o comportamento do consumidor mudou muito na internet, não adianta mais tratar as pessoas como meros “consumidores passivos”, que veem uma propaganda e compram o produto ou serviço oferecido. A internet deu o poder de pesquisar, comparar e escolher.

Por isso, vende mais quem se relaciona com os clientes, e não quem se relaciona apenas para vender. Consegue ver a diferença? Não adianta mais aparecer apenas para vender, mas sim conversar, engajar e construir reputação e autoridade antes de vender o que você oferece.

Atualmente, as empresas de maior sucesso conseguem ser ativas e conversar com os consumidores nas redes sociais e utilizam um blog para construir sua autoridade e passar na frente da concorrência.

Para isso, divulgam conteúdos de qualidade para demonstrar conhecimento, ensinar as pessoas e entregar valor e principalmente, para fazer a empresa e o site serem encontrados mais facilmente nos mecanismos de busca.

6. Brasileiros não gostam de anúncios

Se você acha que um blog com conteúdos de qualidade não é necessário e que fazer anúncios nas redes sociais, seja por meio de ads ou nas páginas da sua empresa já é o ideal, saiba que brasileiros não gostam de anúncios!

De acordo com outro levantamento feito sobre o comportamento dos brasileiros na internet, desta vez pela multinacional britânica Mintel, a grande maioria dos brasileiros ignoram totalmente qualquer tipo de propaganda. Apenas cerca de 22% dizem ter clicado em propagandas que aparecem nesses sites de relacionamento.

Em suma, não adianta fazer um post tentando vender um produto a todo momento. A maioria não vai clicar para ver e se a sua insistência for demais, poderá até espantá-los.

7. O marketing de conteúdo é a chave

Se os brasileiros estão cada vez menos tolerante a anúncios e seus concorrentes também estão na internet, o que fazer?  A resposta, de acordo com diversos especialistas em marketing, é apostar no marketing de conteúdo.

As pessoas adoram utilizar a internet para pesquisar conteúdos que respondam suas dúvidas e ensinem sobre algo. Logo, nada melhor do que entregar conteúdos de valor para ser encontrado na internet, demonstrar autoridade e ser lembrado na hora da compra!

Mas como se destacar e ter uma presença digital forte se outras empresas do mesmo segmento já utilizam essa estratégia?

Contando com a ajuda de uma empresa produtora de conteúdo que entregue um trabalho diferenciado, especializado e sem erros. Uma empresa que seja especialista em marketing de conteúdo para o seu nicho, porque ela saberá entregar um trabalho alinhado com o que você precisa.

A ABContent é uma empresa de produção de conteúdo especializada em finanças, investimentos, negócios empreendedorismo. Conhecemos o seu negócio e saberemos ajudar você nessa etapa. Conte conosco para começar a criar sua autoridade e se diferenciar dos concorrentes no meio digital!

Não espere mais! Fale já com um consultor e comece a decolar conosco!